Card image
Fórmula 1
Verstappen derrota Hamilton e garante pole position do GP da França

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/06/2021
  • Atualizado: 19/06/2021 às 11:24
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (19) a pole position para o Grande Prêmio da França, sétima etapa da temporada da Fórmula 1. Na classificação realizada nesta manhã no circuito de Paul Ricard, o piloto da Red Bull e líder do campeonato marcou 1min29s990, garantindo a posição de honra pela quinta vez na carreira.

Max Verstappen
Verstappen alcançou a quinta pole position da carreira na F1. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que foi 0s258 mais lento em relação a Verstappen. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, largará da terceira colocação, dividindo a segunda fila com Sergio Pérez, da Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Carlos Sainz, espanhol da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Pierre Gasly, com a AlphaTauri, ficou com a sexta posição no grid para este domingo, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, e Lando Norris, da McLaren, formarão a quarta fila, com o monegasco à frente do inglês. Fernando Alonso, da Alpine, partirá da nona posição, enquanto Daniel Ricciardo, da McLaren, completa a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Verstappen voa e lidera terceiro treino livre da F1 na França
Verstappen supera Bottas e lidera segundo treino em Paul Ricard
Bottas comanda 1-2 da Mercedes no primeiro treino da F1 na França
Confira a programação e onde ver na TV o GP da França de F1
Alpine renova contrato de Esteban Ocon por três temporadas

A atividade contou com duas bandeiras vermelhas, ambas ocorridas ainda na primeira rodada. Na primeira, Yuki Tsunoda bateu na primeira curva e não conseguiu deixar o local, causando uma interrupção. Depois, no final do Q1, foi a vez de Mick Schumacher, da Haas, acertar a barreira de proteção, causando o final da rodada.

O Grande Prêmio da França de Fórmula 1 será disputado neste domingo (20), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A sessão classificatória da Fórmula 1 em Paul Ricard começou com temperatura em 28°C em Le Castellet, e asfalto em 45°C. Logo que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes para suas voltas de instalação. Porém, quando restavam pouco mais de 14 minutos para o fim da fase de classificação, a bandeira vermelha foi acionada após uma batida de Yuki Tsunoda.

O Q1 foi retomado após o carro do japonês ser retirado da pista, e os pilotos voltaram ao circuito para marcar seus tempos. Charles Leclerc foi o primeiro a registrar tempo, marcando 1min33s187 com a Ferrari, marca que logo foi batida por Carlos Sainz, seu companheiro de equipe. Com dez minutos para o final da sessão, Pierre Gasly colocou a AlphaTauri na frente com 1min31s898.

A Mercedes foi à pista e viu Valtteri Bottas marcar o melhor tempo, sendo seguido por Lewis Hamilton. Pouco depois, Max Verstappen avançou para a liderança ao cravar 1min31s001 com a Red Bull, sendo seguido por Sergio Pérez. A esta altura, quem surpreendia era Mick Schumacher, que estava entre os 15 melhores com a Haas.

Lando Norris colocou a McLaren na quinta posição quando restavam cinco minutos para o final da primeira rodada da classificação, enquanto Hamilton pulou para o segundo lugar. Com 22 segundos para o final, Mick Schumacher bateu, provocando a segunda bandeira vermelha, causando o final da primeira fase.

Verstappen foi o mais rápido, sendo seguido por Hamilton e Pérez. Nicholas Latifi, Kimi Räikkönen, Nikita Mazepin, Lance Stroll foram eliminados, além de Tsunoda, que bateu no início da sessão.

Q2

A segunda rodada da classificação começou com Gasly se colocando na ponta, mas logo sendo superado por Sainz. Com pneus médios, Bottas se colocou em segundo, e Hamilton, em quarto. Na sequência, Verstappen assumiu a liderança da atividade com 1min31s080, marca que foi superada por Pérez, que tomou a ponta com 1min30s971.

Norris teve seu tempo excluído por passar por fora da pista com a McLaren. Pouco depois, o inglês avançou para a sétima posição. Hamilton, em uma segunda volta, tomou a ponta com 1min30s959. Os pilotos retornaram aos boxes para realizarem ajustes nos carros e se prepararem para o final da segunda rodada da classificação.

A sessão chegou aos instantes finais com Ocon, Vettel, Giovinazzi e Russell entre os eliminados, além de Schumacher. Na frente, Bottas tomou a liderança com 1min30s735. Hamilton foi o segundo, seguido por Pérez, com os pneus macios, Verstappen e Sainz completaram o grupo dos cinco melhores da segunda rodada.

Os eliminados foram Ocon, Vettel, Giovinazzi, Russell e Schumacher.

Q3

A rodada final começou com os pilotos deixando os boxes um pouco depois de a pista ser liberada. Daniel Ricciardo foi o primeiro a marcar tempo, sendo batido por Sainz. Verstappen tomou a liderança com 1min30s325, sendo seguido por Pérez e Bottas. Hamilton, na sequência, marcou o segundo tempo, quase quatro décimos atrás do holandês da Red Bull.

Após uma rápida passada nos boxes, os pilotos voltaram à pista para a última tentativa de volta rápida. Gasly avançou para o quarto lugar. Verstappen melhorou para 1min29s990, com Hamilton ficando com o segundo lugar, seguido por Bottas e Pérez. Sainz, Gasly, Leclerc, Norris, Alonso e Ricciardo fecham o top-10.

Deixe seu Comentário

Comentários