Max Verstappen venceu neste domingo (28) o Grande Prêmio da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da 14ª posição no circuito de Spa-Francorchamps, mas com um ritmo muito forte, tomou a liderança da prova definitivamente na 18ª das 44 voltas, superando Carlos Sainz para vencer.
A segunda posição ficou com Sergio Pérez, que completou o 1-2 da Red Bull sem conseguir acompanhar o ritmo de Verstappen em momento algum. Carlos Sainz, que largou da pole position, foi o terceiro com a Ferrari, sendo seguido por George Russell, quarto colocado com a Mercedes. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Fernando Alonso, piloto da Alpine que se beneficiou de uma punição contra Charles Leclerc, da Ferrari, na última volta, por excesso de velocidade nos boxes.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Com a punição, Leclerc caiu para o sexto lugar ao final das 44 voltas da prova, e foi seguido por Esteban Ocon, seu companheiro de equipe. Sebastian Vettel colocou a Aston Martin na oitava posição, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o nono. O grupo dos dez melhores ainda contou com Alexander Albon, piloto da Williams que conteve o ataque de Lance Stroll para pontuar.
LEIA MAIS:
Sainz se beneficia de punição contra Verstappen e fatura pole na Bélgica
A corrida contou com uma entrada do Safety Car ocorrida ainda na primeira volta. Após um incidente entre Lewis Hamilton e Alonso, que acabou com o inglês fora da prova, Nicholas Latifi rodou e Valtteri Bottas, que tentou desviar do canadense da Williams, acabou preso na brita com sua Alfa Romeo, forçando a direção de prova a acionar a bandeira amarela.
A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada já no próximo final de semana, com o Grande Prêmio da Holanda, marcado para o circuito de Zandvoort.
Confira como foi a corrida
A corrida em Spa-Francorchamps começou com Carlos Sainz mantendo a primeira posição, enquanto Fernando Alonso pulou para segundo, seguido por Lewis Hamilton e George Russell. Sergio Pérez despencou para quinto nos metros iniciais. O mexicano, porém, tomou o quarto lugar e viu o heptacampeão tocar com o espanhol da Alpine, retomando o segundo lugar.
Hamilton abandonou com problemas em sua Mercedes, enquanto Nicholas Latifi rodou, e Valtteri Bottas parou na brita tentando desviar do canadense. O Safety Car foi acionado com Sainz na liderança, seguido por Pérez e Russell. Max Verstappen vinha na oitava posição, seguido por Charles Leclerc, que optou por ir aos boxes e colocar pneus médios na quarta volta.
A relargada veio na quinta volta com Sainz mantendo a primeira colocação, enquanto Pérez se viu atacado por Russell, que foi pressionado também por Alonso. No mesmo giro, Verstappen começou seu show: passou por Alexander Albon e Daniel Ricciardo para tomar o sexto posto. No giro seguinte, o atual campeão superou Sebastian Vettel.
Verstappen seguiu avançando, e passou por Alonso na sétima volta, tomando o quinto posto. No giro seguinte, veio a ultrapassagem sobre Russell, colocando o holandês no top-3 da prova. Leclerc, por sua vez, passou por Tsunoda para tomar o 14º lugar. Na frente, Sainz reclamava do desgaste dos pneus macios em sua Ferrari.
A rodada de paradas nos boxes começou na volta 11, quando Alexander Albon fez sua troca de pneus com a Williams. Sainz trocou os macios pelos médios, mas voltou atrás de Ricciardo, perdendo algum tempo até superar o australiano da McLaren. Na volta 14, Russell foi aos boxes, ganhando um jogo de pneus médios, enquanto Leclerc entrou no top-5 ao superar Lance Stroll.
Pérez foi chamado aos boxes pela Red Bull na volta 15, ganhando um novo jogo de pneus médios. O mexicano precisou se defender de um ataque de Leclerc na volta à pista. Verstappen fez sua troca de pneus no giro seguinte, também recebendo compostos de pneus amarelos, enquanto Russell superou o monegasco da Ferrari, tomando o quarto lugar.
Vindo em bom ritmo, Vettel passou por Albon para tomar a oitava posição. Enquanto isso, Verstappen cortou rapidamente a distância para Sainz, tomando a liderança da corrida na 18ª volta. Tsunoda, que largou com pneus duros, fez a parada nos boxes no giro 19 Duas voltas depois, Pérez passou pelo espanhol da Ferrari para tomar o segundo lugar.
Verstappen seguia em ritmo muito forte, e disparou dez segundos em relação a Pérez na volta 25, enquanto Sainz visitou os boxes na volta 26, passando a usar os pneus duros. Na mesma volta, a Ferrari também parou Leclerc, que recebeu pneus médios. Pérez parou nos boxes pela segunda vez no giro 28, com os pneus duros, enquanto Leclerc passou por Ocon para tomar a sexta posição.
Russell fez sua segunda parada nos boxes na volta 30, ganhando pneus duros, enquanto Verstappen parou no giro seguinte, ganhando um jogo de compostos médios. Leclerc entrou no top-5 ao ultrapassar Vettel na volta 31. Depois, Ocon e Ricciardo trocaram pneus no giro 33, o que foi repetido pelo alemão da Aston Martin no giro seguinte.
Na volta 35, Vettel passou Gasly para tomar a sétima posição. Mas o alemão se viu sem o uso da asa móvel por conta da ultrapassagem, e acabou superado por Ocon, que também passou pelo francês da AlphaTauri. Russell buscava se aproximar de Sainz, mas via o espanhol se manter dois segundos à frente. Mais atrás, Albon era pressionado por Stroll, mas o canadense não conseguia buscar a ultrapassagem valendo a décima posição.
Na penúltima volta da prova, Leclerc foi aos boxes para colocar pneus macios, tentando a melhor volta, mas acabou superado por Alonso, que tomou a quinta posição. O monegasco recuperou a posição na última volta, se valendo dos pneus mais mais novos. Na frente, Verstappen seguiu para vencer, seguido por Pérez e Sainz. Após a corrida, Leclerc foi punido em cinco segundos por excesso de velocidade nos boxes, caindo para sexto.
Deixe seu Comentário