Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Em uma classificação das mais tensas no circuito de Jedá, neste sábado (4), o piloto da Mercedes marcou 1min27s511 em seu último giro, e viu Max Verstappen, que tinha duas parciais melhores que as suas, bater no terceiro setor.
A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que acabou superado em 0s111 por seu companheiro de Mercedes. Verstappen teve que se contentar com a terceira colocação com a Red Bull, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Sergio Pérez, com a outra Red Bull.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Pierre Gasly, com uma AlphaTauri, se colocou em sexto no grid, enquanto Lando Norris, da McLaren, dividirá a quarta fila em Jedá com Yuki Tsunoda, companheiro de equipe do francês. Esteban Ocon cravou o nono tempo com a Alpine, enquanto Antonio Giovinazzi colocou a Alfa Romeo na décima posição do grid.
LEIA MAIS:
Verstappen bate Hamilton e lidera terceiro treino na Arábia Saudita
Hamilton lidera 1-2 da Mercedes no TL2 da F1 em Jedá
Hamilton bate Verstappen e lidera TL1 na Arábia Saudita
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Arábia Saudita
O Grande Prêmio da Arábia Saudita será disputado neste domingo (5), a partir das 14h30, com transmissão da Band e da BandNews FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação no circuito de Jedá começou às 14h, pelo horário de Brasília, com temperatura em 28°C e asfalto em 31°C. Logo que os boxes foram liberados, os pilotos partiram para suas voltas rápidas. Como sempre, houve uma alternância entre os líderes no início da sessão. George Russell foi o primeiro a marcar tempo, com 1min30s964, com a Williams.
Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Esteban Ocon e Lando Norris se colocaram na frente, até que Max Verstappen marcasse 1min28s659. Lewis Hamilton foi para a pista, mas cometeu um erro na primeira curva, abortando o giro. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, avançou para o segundo lugar, distante 0s380 do tempo do companheiro de equipe.
Hamilton tomou a liderança da sessão com 1min28s466, quando restavam dez minutos para o final do Q1, enquanto Yuki Tsunoda pulou para terceiro, logo à frente de Pierre Gasly, seu companheiro de AlphaTauri, e de Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. Norris avançou para segundo, mas foi batido por Valtteri Bottas pouco depois.
Carlos Sainz colocou a Ferrari na frente ao marcar 1min28s330, quando restavam oito minutos para o final da sessão. Pouco depois, Verstappen voltou à liderança do Q1, agora com 1min28s285, marca que logo foi superada por Bottas, que anotou 1min28s057. Com quatro minutos para o encerramento da sessão, Mick Schumacher figurava na 15ª posição, entre os classificados.
Pérez apareceu na liderança da sessão quando restavam dois minutos para o final, com 1min28s021, enquanto Verstappen acabou com problemas de trânsito em seu giro rápido. Bottas, por sua vez, teve uma falha de motor. Ricciardo avançou para terceiro, enquanto o mexicano liderou o Q1. Latifi, Vettel, Stroll, Schumacher e Mazepin foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a maioria dos pilotos partindo para a pista com pneus médios. Pérez foi o primeiro a completar uma volta, com a marca de 1min28s861, sendo superado em 0s908 por Verstappen na sequência. Leclerc, com a Ferrari, se colocou entre os dois na sequência. Então, a Mercedes mandou seus dois pilotos à pista.
Hamilton se colocou na terceira posição, 0s762 atrás de Verstappen, enquanto Bottas teve um giro melhor, pulando para segundo, 0s277 distante do holandês. Pouco depois, Pérez avançou para o segundo lugar. Sainz, por sua vez, rodou com a Ferrari, mas conseguiu evitar a colisão. O inglês da Mercedes, pouco depois, pulou para o segundo lugar, 0s115 distante do melhor tempo.
Pérez voltou a pontear a classificação quando restavam quatro minutos para o encerramento da atividade, com 1min27s946. Giovinazzi pulou para a sétima posição com a Alfa Romeo, caindo dois postos com as melhoras de Tsunoda e Norris, quinto e sétimo, respectivamente. O inglês da McLaren ainda reclamou de ser atrapalhado pelo mexicano da Red Bull.
A atividade chegou aos minutos finais com Sainz tentando – e errando – em uma nova tentativa de volta rápida. Hamilton avançou para a ponta com 1min27s712, para liderar o Q2, sendo seguido por Pérez e Verstappen. Ricciardo, Räikkönen, Alonso, Russell e Sainz foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com Hamilton partindo para a pista logo que os boxes foram abertos, o que foi seguido por Bottas, Gasly, Leclerc e Tsunoda. Em sua primeira volta rápida, porém, o inglês escapou da pista, enquanto seu companheiro de Mercedes marcou 1min28s143. Hamilton avançou para a ponta, mas foi batido por Verstappen, que fez 1min27s653. Pérez pulou para terceiro.
Com cinco minutos para o final, Bottas subiu para o segundo lugar, ainda 0s321 distante do tempo do líder, enquanto Gasly subiu para o quarto lugar. Após uma rápida passada pelos boxes, os pilotos partiram para suas últimas voltas rápidas. Hamilton tomou a pole position com 1min27s511, enquanto Bottas subiu para segundo. Verstappen, por sua vez, fez as duas melhores parciais, mas bateu no terceiro setor, ficando com o terceiro tempo. Melhor para Hamilton, o pole.
Deixe seu Comentário