Max Verstappen conquistou neste sábado (29) a pole position para o Grande Prêmio da Cidade do México, 20ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma classificação das mais disputadas no Autódromo Hermanos Rodriguez, o piloto da Red Bull registrou 1min17s775 na parte final da classificação, garantindo a posição de honra na capital mexicana.
A segunda posição no grid ficou com George Russell, piloto da Mercedes que foi superado em 0s304 por Verstappen. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes do grid, partirá da terceira posição, dividindo a segunda fila com Sergio Pérez, piloto da casa e que corre com a outra Red Bull do grid. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Carlos Sainz, da Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Valtteri Bottas teve grande atuação e se colocou no sexto lugar do grid com uma Alfa Romeo. Charles Leclerc, da Ferrari, vai largar da sétima posição, enquanto Lando Norris partirá em oitavo com a McLaren. Fernando Alonso, com a Alpine, larga em nono, enquanto Esteban Ocon, seu companheiro de equipe, fecha a lista dos dez melhores.
LEIA MAIS:
Por eleições, Band exibe GP do México de F1 em VT. BandSports mostra a prova ao vivo
O Grande Prêmio da Cidade do México de Fórmula 1 será disputado neste domingo (30), a partir das 17h, com transmissão do BandSports.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação no México foi iniciada com temperatura em 24°C e umidade do ar em 36%. Já o asfalto estava em 49°C. Logo que os boxes foram abertos, Kevin Magnussen e Mick Schumacher, ambos pilotos da Haas, foram os primeiros a partir para a pista. E foi o alemão o primeiro a marcar volta rápida, com um alto 1min32s819.
Após Nicholas Latifi e Alexander Albon superarem o melhor tempo, Schumacher marcou 1min21s024 para retomar a ponta. O tailandês da Williams até retomou a ponta, mas logo Yuki Tsunoda avançou para a ponta, sendo batido por Sergio Pérez, que tomou a liderança com 1min20s408, agitando as arquibancadas no Hermanos Rodríguez.
Charles Leclerc se colocou na ponta com oito minutos de treino, trazendo os tempos para baixo de 1min20s. O monegasco, porém, foi superado por Max Verstappen pouco depois, vendo o holandês marcar 1min19s222, enquanto Lewis Hamilton avançou para o terceiro lugar, caindo um posto após Valtteri Bottas tomar o terceiro posto com a Alfa Romeo.
O treino entrou nos cinco minutos finais com Pérez de volta à pista, saltando do décimo para o sexto lugar. Schumacher chegou a se colocar em sexto, mas teve a volta excluída por não respeitar os limites de pista nas curvas dois e nove. Pierre Gasly, por sua vez, avançou somente ao 12º lugar após melhorar seu tempo.
Hamilton ainda teve tempo de marcar 1min19s169 para tomar a primeira posição no encerramento do Q1, sendo seguido por Verstappen e Leclerc. Mick Schumacher, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Alexander Albon e Nicholas Latifi foram eliminados.
Q2
O Q2 começou com os pilotos se mantendo nos boxes por alguns instantes. O primeiro a partir para a pista foi Hamilton, que marcou 1min18s552 em seu giro, sendo apenas 0s013 mais rápido em relação a Russell, que completou volta pouco depois. Bottas mostrou força e apareceu em terceiro, ficando à frente de Verstappen, quarto com 0s382 de déficit em relação ao heptacampeão.
A Ferrari mandou seus pilotos à pista quando restavam pouco mais de oito minutos para o final do Q2 e viu Leclerc marcar o quinto tempo, enquanto Sainz se colocou em sétimo. Pérez, por sua vez, aparecia somente na 12ª colocação, fora da zona de classificação para a rodada decisiva da definição das posições de largada no Hermanos Rodríguez.
Com um jogo de pneus novos, Pérez avançou para o terceiro lugar, apenas 0s063 distante do tempo de Hamilton. O treinamento chegou nos instantes finais com Sainz se colocando em segundo, 0s008 atrás da melhor marca. Hamilton fechou o Q2 na liderança, seguido por Sainz e Russell.
Os eliminados da disputa pela pole position foram Daniel Ricciardo, GuanYu Zhou, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Kevin Magnussen.
Q3
A rodada final da classificação começou com os dez pilotos partindo para a pista buscando seus tempos. Pérez marcou 1min18s153, enquanto os pilotos da Ferrari não conseguiram superar o mexicano. Verstappen marcou 1min17s947, se colocando na ponta e sendo seguido por Russell. Hamilton teve sua volta excluída por exceder os limites de pista.
Após alguns instantes nos boxes, os pilotos partiram para a pista para as últimas voltas. Pérez melhorou seu tempo, mas não avançou na classificação, enquanto Verstappen marcou 1min17s775 para faturar a pole position, sendo seguido por Russell e Hamilton.
Deixe seu Comentário