Card image
Fórmula 1
Verstappen acerta estratégia e vence GP da Itália de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/09/2022
  • Atualizado: 11/09/2022 às 11:24
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (11) o Grande Prêmio da Itália, 16ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da sétima posição no Autódromo Nacional de Monza, mas rapidamente escalou o pelotão. Mais do que isso, o holandês viu a estratégia de apenas uma parada nos boxes funcionar, garantindo a 31ª vitória na carreira, se igualando neste quesito a Nigel Mansell.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que apostou em uma estratégia de duas paradas após largar da pole position, sem conseguir se aproximar de Verstappen. O pódio foi completado por George Russell, piloto da Mercedes. Carlos Sainz, que largou da 18ª posição, terminou em quarto com a Ferrari, sendo seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Sergio Pérez, da Red Bull, completou a prova na sexta posição, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. Pierre Gasly, da AlphaTauri, cruzou a linha de chegada na oitava posição, enquanto Nyck de Vries, que fez sua estreia na Fórmula 1 neste domingo, ficou com a nona posição com a Williams. GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, foi o décimo.

LEIA MAIS:

Drugovich se iguala a grandes nomes do automobilismo do País
Drugovich abandona, mas fatura título da F2 na Itália. Vips vence

A corrida foi encerrada com o Safety Car na pista, após Daniel Ricciardo estacionar o carro na pista com problemas em sua McLaren. O serviço para retirada do carro demorou demais e a prova terminou sob bandeira amarela.

A Fórmula 1 para por três semanas e retoma a temporada no dia 2 de outubro para a disputa do Grande Prêmio de Singapura, corrida que será disputada no circuito de Marina Bay.

Confira como foi a corrida

A corrida em Monza começou com Charles Leclerc mantendo a primeira colocação apesar do ataque de George Russell. Daniel Ricciardo avançou para a terceira posição, sendo seguido por Pierre Gasly e por Max Verstappen. Lando Norris, que largou do terceiro posto, despencou para o sétimo lugar, enquanto Valtteri Bottas caiu para o último lugar.

Verstappen rapidamente começou a ganhar posições. Ainda no primeiro giro, o holandês passou por Gasly para tomar o quarto posto. No giro seguinte, o líder do campeonato deixou para trás Ricciardo, tomando o terceiro lugar. Mais atrás, Carlos Sainz passou por Sergio Pérez, tomando o 15º lugar. Os dois largaram de trás por conta de punições.

Na quinta volta da prova, Verstappen se jogou para cima de Russell para tomar o segundo lugar. Sainz, a partir daí, passou a dar show em Monza, superando no sexto giro Sebastian Vettel e Lance Stroll para entrar na zona de pontos pela primeira vez. Pérez, um pouco mais atrás, superou Esteban Ocon para tomar o 13º posto.

Enquanto o espanhol da Ferrari passou por Zhou para tomar a nona posição, Pérez foi aos boxes na oitava volta para colocar pneus duros, e viu uma das rodas soltar uma fumaça, sem causar problemas. Na nona volta, Sainz passou por Nyck de Vries para tomar o oitavo lugar, passando por Alonso, na volta 10, e por Norris, na volta 11.

O Safety Car Virtual foi acionado no 11º giro após Sebastian Vettel sofrer com problemas de motor. A Ferrari aproveitou para fazer o pit stop de Leclerc, que recebeu pneus médios na 13ª volta. Verstappen assumiu a liderança, sendo seguido por Russell. A relargada veio pouco depois com Sainz passando por Ricciardo para tomar a quarta posição.

Mais atrás, Lewis Hamilton passou por Lance Stroll para assumir a 11ª colocação na volta 17, enquanto Kevin Magnussen foi punido em cinco segundos por levar vantagem após uma saída de pista. Norris superou Alonso para assumir a sétima posição no 18º giro, enquanto Gasly, Zhou e Stroll fizeram suas paradas nos boxes na volta seguinte.

Ricciardo, De Vries, Ocon e Tsunoda fizeram seus pit stops na volta 20, enquanto Russell recebeu da Mercedes pneus duros no 24º giro, no mesmo momento em que Pérez passou por Schumacher para tomar a oitava colocação. Na volta 25, Magnussen foi aos boxes e cumpriu sua punição. Verstappen trocou pneus na volta 26, ganhando compostos médios.

Leclerc retomou a liderança da prova após a parada do holandês, que retornou com dez segundos de atraso. Na volta 27, Hamilton passou por Alonso para tomar o sexto lugar. Na volta 31, Sainz foi aos boxes e ganhou pneus macios da Ferrari, enquanto Alonso se dirigiu aos pits para abandonar a corrida na passagem seguinte.

Se valendo de pneus mais novos, Sainz passou por Pérez para tomar a quinta posição. Na volta 34, Leclerc e Hamilton fizeram suas paradas, e ambos ganharam um jogo de pneus macios. Verstappen voltou à liderança da corrida, 20 segundos à frente do monegasco da Ferrari. Norris foi mais um que parou nos boxes, mas viu a McLaren demorar em sua troca de pneus.

Hamilton aproveitou o retorno de Norris à pista para superar não só o inglês, mas também Pierre Gasly. Ainda no giro 37, o heptacampeão superou Ricciardo para avançar ao sexto lugar, enquanto o australiano também foi ultrapassado por Norris, caindo para o oitavo lugar.

Stroll foi aos boxes e abandonou a disputa na volta 41. Na volta seguinte, Schumacher e Latifi trocaram ultrapassagens, com o alemão tomando o 14º lugar. Na frente, Verstappen via Leclerc se aproximar apenas timidamente, tendo uma vantagem de 17,7 segundos na abertura da 43ª volta. No mesmo giro, Pérez foi aos boxes e recebeu pneus macios.

Sainz passou a se aproximar rapidamente de Russell, o terceiro colocado, enquanto De Vries, mais atrás, buscava aproximação sobre Gasly, em disputa valendo a décima posição. Na volta 47, Daniel Ricciardo abandonou a prova com problemas em sua McLaren, e a direção de prova acionou o Safety Car para retirar o carro do australiano.

Após as paradas, o serviço para retirada do carro da pista demorou muito, e a corrida foi encerrada em bandeira amarela. Melhor para Verstappen, que ficou com a vitória.

Deixe seu Comentário

Comentários