Card image
Fórmula 1
TOYOTA GAZOO Racing define parceria de naming right com a Haas F1 Team para 2026

3 Minutos de leitura

    Fórmula 1
  • Publicado: 04/12/2025
  • Atualizado: 04/12/2025 às 9:41
  • Por: Leonardo Marson

Em uma iniciativa que significa um fortalecimento ainda maior do relacionamento entre duas marcas, a Haas F1 Team passa a se chamar oficialmente TGR Haas F1 Team para a temporada de 2026 da Fórmula 1, com a TOYOTA GAZOO Racing (TGR), divisão de automobilismo, pesquisa e desenvolvimento da Toyota Motor Corporation, assumindo o naming right da equipe americana de Fórmula 1.

Haas
Foto: divulgação/Haas F1 Team

A Toyota possui uma história rica e tradicional no automobilismo, que remonta a mais de 60 anos, enquanto seus esforços atuais, por meio da TOYOTA GAZOO Racing, incluem participações de destaque e vitórias em campeonatos como o WRC e o WEC.

Após firmar uma parceria técnica plurianual em outubro de 2024, o novo acordo de naming right reforça os objetivos centrais da relação entre a Haas F1 Team e a TGR – com foco em “pessoas, produto, conduta”, que inclui o desenvolvimento de recursos humanos essenciais, como pilotos, engenheiros e mecânicos, para construir uma indústria e uma cultura sustentáveis no automobilismo.

Um dos elementos-chaves entre as duas empresas foi visivelmente demonstrado na execução do primeiro programa TPC (Testing of Previous Car) completo da equipe ao longo da temporada de 2025 – um programa que, a partir de 2026, será oficialmente conhecido como “TGR Haas Driver Development Program”.

O TPC deste ano durou 14 dias, utilizando o Haas VF-23, passando por circuitos como Silverstone, Paul Ricard, Fuji, Ímola e Mugello – com os pilotos japoneses Ryō Hirakawa, Ritomo Miyata, Sho Tsuboi e Kamui Kobayashi aproveitando as atividades através de suas parcerias com a TGR. A empresa que apoia as aspirações de pilotos talentosos por meio de oportunidades na Fórmula 1.

“Naturalmente, é um privilégio ampliar nossa parceria com a TGR por meio deste novo acordo”, afirmou Ayao Komatsu, diretor da equipe Haas F1. “Nosso relacionamento até o momento tem sido tudo o que esperávamos. Isso ficou evidente através do sucesso do nosso TPC nesta temporada, mas há muito mais acontecendo nos bastidores, incluindo o desenvolvimento e a instalação do simulador em nossas instalações em Banbury para 2026. O desenvolvimento de pessoal, com todos trabalhando em colaboração entre a Haas F1 Team e a TGR, nos beneficiou muito e isso é algo que só vai aumentar à medida que nossa parceria amadurecer. Estamos entusiasmados em continuar a crescer com o nosso programa de pilotos, e tem sido encorajador ver o desenvolvimento do talento que a TGR nos traz nesse processo”, segue Komatsu.

“Durante nossos desafios na temporada de 2025, testemunhei os jovens pilotos e engenheiros da TGR começarem a acreditar no seu próprio potencial e a definir objetivos ainda mais ambiciosos”, comentou Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation. “Ver essa transformação me emocionou profundamente. E hoje, posso dizer com confiança que a Toyota finalmente começou a se mover. Gostaria de expressar minha sincera gratidão a Gene Haas e Ayao Komatsu por estarem ao lado de nossos jovens membros, acreditando em seu potencial e encarando o futuro com a mesma paixão e perspectiva.

“Ao dar mais um passo adiante em nossa parceria com a Haas no próximo ano, o mantra da TGR, “pessoas, produto, conduta” – vai acelerar de uma forma que nunca vimos antes. Chegou a hora da próxima geração dar seus primeiros passos rumo ao cenário mundial. Juntamente com Gene Haas, Ayao e todos da TGR Haas F1 Team, construiremos uma cultura e uma equipe para o futuro. A Toyota está agora realmente em movimento”, completa Toyoda.

A TGR Haas F1 Team revelará oficialmente o visual da pintura do VF-26 online na sexta-feira, 23 de janeiro, antes de seguir para o Circuito da Catalunha, na Espanha, para testes privados de Fórmula 1 de 26 a 30 de janeiro – com cada equipe tendo direito a três dias de pista, seguidos por mais dois testes oficiais em fevereiro no Circuito Internacional do Bahrein.

Deixe seu Comentário

Comentários