Lance Stroll conquistou neste sábado (14) a pole position para o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Em uma classificação tumultuada no circuito de Istambul, com interrupção por conta de chuva e pista molhada ao longo de toda a sessão, o canadense da Racing Point cravou 1min47s765, usando pneus intermediários, para faturar a posição de honra pela primeira vez na carreira.
A segunda posição no grid ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que liderou os três treinos livres, mas que acabou batido em 0s290 por Stroll. Sergio Pérez, com a outra Racing Point, partirá em terceiro, dividindo a segunda fila com Alexander Albon, companheiro de Verstappen. Daniel Ricciardo, da Renault, parte em quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Em seu primeiro “match point” na temporada, Lewis Hamilton partirá somente em sexto com a Mercedes. Esteban Ocon ficou com a sétima posição com a Renault, e dividirá a quarta fila com Kimi Räikkönen, oitavo com a Alfa Romeo. Valtteri Bottas, da Mercedes, e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, completam o grupo dos dez melhores.
LEIA MAIS:
Verstappen lidera treino marcado por chuva e rodadas na Turquia
Verstappen comanda segundo treino para o GP da Turquia de F1
Verstappen puxa 1-2 da Red Bull no TL1 na Turquia
São Paulo renova contrato com a F1 e GP do Brasil fica em Interlagos
Veja a programação para o GP da Turquia e onde assistir na TV
O Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 será disputado neste domingo (15), a partir das 7h10, com transmissão da TV Globo, do GE.Globo e da rádio Band News FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação começou com a chuva ainda caindo em Istambul. A temperatura seguia a mesma do terceiro treino livre, 12°C, enquanto o asfalto estava em 13°C. Os pilotos partiram à pista com os pneus de chuva, exceção feita a Max Verstappen e Alexander Albon, que usavam os intermediários. Os dois, porém, rodaram logo na volta de aquecimento.
O primeiro a registrar tempo foi Lando Norris, que marcou 2min07s947, sendo superado na sequência por Sergio Pérez. Esteban Ocon tomou a liderança, mas logo Valtteri Bottas cravou 2min07s001 para tomar a ponta. O francês da Renault retomou a primeira posição minutos depois, marcando 2min06s115. Bottas até melhorou o tempo, mas teve a volta excluída.
Hamilton, em quarto, disse à Mercedes que “chovia loucamente” na pista. Albon, agora com pneus de chuva, avançou para a oitava posição, enquanto Daniil Kvyat rodou. Restando 6min56s para o final do Q1, a direção de prova interrompeu o treinamento por conta das condições de chuva. Ocon liderava, seguido por Bottas, Stroll, Hamilton e Pérez.
Após uma interrupção de 50 minutos, a chuva parou e o treino foi retomado. Kimi Räikkönen rodou na pista, e quase foi atingido por Charles Leclerc. Romain Grosjean parou na brita após uma rodada, causando a segunda bandeira vermelha da sessão quando restavam 3min30s para o encerramento da primeira fase da prova.
A sessão foi retomada minutos depois para a finalização do Q1, e Verstappen melhorou o tempo para 1min57s485. Albon, Räikkönen, Vettel e Leclerc fecharam a lista dos cinco primeiros. Bottas foi o nono e Hamilton o 14º. Os eliminados foram Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, George Russell, Romain Grosjean e Nicholas Latifi.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a pista ainda bastante molhada em Istambul. Lando Norris partiu para a pista com pneus intermediários, e marcou 2min00s633, mas a volta foi excluída por não respeitar os limites de pista. Albon marcou o melhor tempo, mas foi batido por Verstappen, que fez 1min57s125.
Pérez avançou para a segunda posição, mas acabou superado por Räikkönen. Bottas se colocou em sexto, enquanto Hamilton vinha em oitavo. Albon tomou a ponta, mas viu Stroll se colocar na frente na sequência, agora com 1min55s730. Na sequência, foi a vez de Verstappen se colocar na frente, agora com 1min53s486. Hamilton avançou para quarto, 1s611 atrás do holandês.
Restando três minutos para o final, Bottas avançou para o segundo lugar, sendo seguido por Hamilton. Verstappen, por sua vez, melhorou seu tempo para 1min52s036. O holandês seguiu melhorando seu tempo na pista molhada na Turquia, e com dois minutos para o término da sessão, cravou 1min50s293, enquanto Räikkönen subiu para o terceiro lugar.
Albon subiu para o segundo lugar, distante 1s989 de Verstappen. Hamilton subiu para terceiro. A sessão terminou com a eliminação de Lando Norris, Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Pierre Gasly.
Q3
O último segmento da classificação começou com todos os pilotos partindo à pista. Verstappen foi o primeiro a registrar tempo, marcando 1min52s326. Albon se colocou em segundo, mas foi superado por Bottas, que vinha 4s141 atrás do holandês. Hamilton apareceu em quarto. Pouco depois, Stroll avançou para segundo.
Pérez tomou a liderança ao marcar 1min52s037 usando os pneus intermediários. Räikkönen, com os compostos de chuva extrema, pulou para terceiro. Pérez melhorou seu tempo para 1min49s321. Stroll pulou para segundo, mas foi batido por Verstappen na sequência.
Stroll cravou 1min47s765 com o cronometro zerado, enquanto Pérez foi aos boxes. Verstappen avançou para segundo. Assim, o canadense conquistou a primeira pole position da carreira.
Deixe seu Comentário