O Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1. Gabriel Bortoleto foi anunciado como piloto da Sauber para a temporada 2025 da principal categoria do automobilismo mundial. Desta forma, o brasileiro que lidera o campeonato da Fórmula 2 se tornará o primeiro piloto do País a se tornar titular desde 2017, último ano de Felipe Massa na Williams.
Bortoleto, que integra a academia de pilotos da McLaren, passou a ter seu nome especulado na Fórmula 1 no mês de setembro, já pela Sauber, em meio a boa campanha na F2. Porém, no meio tempo, a possibilidade de o time suíço manter Valtteri Bottas por mais um ano. No final, o time já vendido a Audi optou por contar com o brasileiro.
Na história da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto será o 32º piloto brasileiro a disputar um Grande Prêmio, e o quarto pela equipe Sauber, que encerrará sua trajetória com este nome no ano que vem. Antes do atual líder da Fórmula 2, o time baseado em Hinwil teve como pilotos Pedro Paulo Diniz, Felipe Massa e Felipe Nasr, todos com pontos conquistados em suas trajetórias com a equipe.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen escala pelotão, supera Ocon e vence caótico GP de São Paulo
Além do jejum de pilotos titulares, Bortoleto quebrará outro hiato, o de brasileiros correndo em um GP. O último piloto do País a alinhar para uma corrida foi Pietro Fittipaldi, que disputou os GPs de Sakhir e de Abu Dhabi pela Haas, no lugar de Romain Grosjean. Na ocasião, o brasileiro era o principal reserva da equipe americana.
A missão de Bortoleto, que terá Nico Hulkenberg como companheiro de equipe, não será das mais fáceis. A Sauber é a única equipe que ainda não pontuou na atual temporada da Fórmula 1. O time, que neste ano tem como pilotos Valtteri Bottas e GuanYu Zhou, tem como melhor resultado o 11º lugar obtido pelo chinês no Bahrein, na etapa que abriu a temporada.
Antes de voltar de vez suas atenções para a Fórmula 1, Bortoleto tem as últimas duas etapas da temporada da Fórmula 2 para disputar. A rodada do Catar é a próxima, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Já a decisão do campeonato ocorre na semana seguinte, entre 7 e 8 de dezembro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Deixe seu Comentário