Carlos Sainz foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (26) no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto da Ferrari anotou, no início da segunda metade dos 60 minutos de pista liberada, a marca de 1min46s538, usando pneus macios.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, que com a outra Ferrari terminou 0s069 atrás do tempo de Sainz. Max Verstappen, atual líder do campeonato, foi o terceiro com a Red Bull, sendo seguido por George Russell, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Lance Stroll, piloto da Aston Martin.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Alexander Albon, da Williams, ficou com o sexto melhor tempo, enquanto Daniel Ricciardo, da McLaren, foi o sétimo. Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na oitava posição, ficando à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes. O grupo dos dez melhores ainda contou com a presença de Sergio Pérez, mexicano da Red Bull.
LEIA MAIS:
Audi anuncia entrada na F1 como fornecedora de motores a partir de 2026
Norris diz não estar surpreso com situação de Ricciardo
Ricciardo nega interesse de correr em outra categoria fora da F1
Leclerc ainda não desistiu de campeonato da F1
Vettel acredita que McLaren falhou com Ricciardo
A atividade no circuito belga teve poucos incidentes, mas contou com o acionamento da bandeira vermelha quando restavam 22 minutos para o final. A Haas de Kevin Magnussen apresentou problemas e obrigou o dinamarquês a ficar parado na pista, obrigando a direção de prova a interromper o treinamento em Spa. Depois, a chuva chegou e impediu que os tempos baixassem.
A partir do meio-dia será realizada a segunda sessão de treinos livres em Spa-Francorchamps. O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 tem largada marcada para 10h de domingo (28), com transmissão da Band.
Confira como foi o treino
A primeira sessão de treinos livres no circuito de Spa-Francorchamps foi iniciada às 9h, pelo horário de Brasília, com clima frio: 17°C de temperatura ambiente e 92% de umidade do ar. O asfalto estava em 21°C. Logo que a pista foi liberada, todos os pilotos partiram para a pista, mas ainda para voltas de instalação no longo traçado belga.
O primeiro tempo da sessão foi aferido apenas após oito minutos de sessão com Carlos Sainz, que marcou 1min51s622, tempo que logo foi batido por Lando Norris, que tomou a ponta com 1min49s712 a bordo da McLaren. Com dez minutos de sessão, Liam Lawson, que substituiu Pierre Gasly na atividade, foi para a pista, marcando o oitavo tempo.
Com 12 minutos de sessão, Max Verstappen tomou a liderança do treino ao marcar 1min47s456, já usando os pneus macios em sua Red Bull. Pouco depois, Charles Leclerc, com a Ferrari, pulou para o quarto lugar. Aos 16 minutos, foi a vez de Sergio Pérez ir para a pista e se colocar em segundo, 1s680 distante do companheiro de equipe, mas usando pneus duros.
O líder do campeonato seguiu melhorando seus tempos de volta, e marcou 1min46s755, novamente com os macios, enquanto Sainz avançou para o segundo lugar, usando os compostos duros. O espanhol logo foi superado por Leclerc, seu companheiro de equipe. Já GuanYu Zhou reclamava que o capacete não estava preso o suficiente em sua cabeça.
Pérez, também com os compostos duros, voltou ao segundo lugar no complemento do primeiro terço da sessão, enquanto George Russell aparecia em quinto, uma posição à frente de Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes. Com 24 minutos de treino, o heptacampeão do mundo voltou à pista com compostos médios, tomando a segunda posição.
A atividade chegou à segunda metade com os pilotos partindo para a pista com os compostos macios. Isso permitiu a Alexander Albon alcançar o segundo lugar com a Williams, ainda 1s357 atrás de Verstappen. Pouco depois, Sainz tomou a ponta da tabela de tempos com 1min46s538. Na sequência, Leclerc avançou para o segundo lugar, 0s069 atrás do companheiro de Ferrari.
A primeira bandeira vermelha do final de semana foi acionada com 22 minutos para o final da sessão, com Kevin Magnussen ficando parado na pista. O treinamento foi retomado apenas 13 minutos depois, com a enorme maioria dos pilotos partindo para a pista, exceções feitas a Ocon, Bottas e, claro, Magnussen.
A chuva chegou ao circuito em Spa-Francorchamps no miolo do traçado, o que impediu que os tempos baixassem. Assim, Sainz terminou na liderança, seguido por Leclerc e Verstappen.
Deixe seu Comentário