Card image
Formula 1
Sainz derruba Verstappen e fatura pole position na Inglaterra

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/07/2022
  • Atualizado: 03/07/2022 às 6:02
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma classificação realizada na chuva na manhã deste sábado (2) no circuito de Silverstone, o espanhol da Ferrari surpreendeu ao marcar 1min40s983, quebrando o favoritismo de Max Verstappen para garantir sua primeira posição de honra da carreira.

Carlos Sainz
Carlos Sainz largará da pole position pela primeira vez na carreira. (Foto: Ferrari)

A segunda posição ficou com Verstappen, piloto que dominou as duas primeiras rodadas da classificação, antes de ser superado em 0s072 por Sainz. Charles Leclerc, da Ferrari, partirá da terceira posição, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco primeiros ainda conta com Lewis Hamilton, da Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris, com um carro da McLaren, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Fernando Alonso, sétimo com o carro da Alpine. George Russell, com a Mercedes, garantiu o oitavo lugar no grid, enquanto GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, partirá da nona posição. Nicholas Latifi, da Williams, parte em décimo.

LEIA MAIS:

Verstappen voa e lidera terceiro treino da F1 na Inglaterra
Com pista seca, Sainz lidera segundo treino livre da F1 em Silverstone
Bottas lidera treino marcado por pista molhada em Silverstone
Confira a programação e onde assistir ao GP da Inglaterra de F1

O Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 será disputado neste domingo (3), a partir das 11h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A primeira rodada da classificação começou com chuva em Silverstone, e temperatura em 16°C, com umidade do ar em 73%. Após alguns instantes para que as equipes instalassem os pneus intermediários nos carros, os pilotos partiram para a pista. Logo nos primeiros minutos, Alexander Albon registrou 1min49s914 com a Williams, sendo o primeiro a ter volta aferida.

Os tempos começaram a despencar, já que a chuva perdeu força em Silverstone. Charles Leclerc se colocou na ponta, mas logo foi superado por Max Verstappen, que marcou 1min45s743. Os dois se alternaram na liderança até que o líder do campeonato marcasse 1min40s129. Com a pista melhorando cada vez mais, Carlos Sainz avançou para terceiro, seguido por George Russell e Lando Norris.

Restando três minutos para o final, Verstappen baixou seu tempo para 1min39s975, enquanto, pouco depois, Nicholas Latifi se colocou na décima posição. Nos instantes finais, Leclerc voltou para a ponta da sessão, mas viu o holandês cravar 1min39s129 para fechar o Q1 da classificação com o melhor tempo.

Verstappen foi seguido por Leclerc, Russell, Sainz e Hamilton. Já os eliminados foram Alexander Albon, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, Mick Schumacher e Lance Stroll.

Q2
A segunda rodada da classificação foi aberta com os pilotos novamente enfrentando chuva. O primeiro a registrar tempo foi Alonso, que logo foi superado por Sergio Pérez, que fez 1min42s513. Logo na sequência, Max Verstappen tomou a ponta da folha de classificação ao marcar, com os intermediários 1min41s486.

GuanYu Zhou avançou para o terceiro lugar, mas logo foi superado por Lando Norris, que pulou para o segundo posto. Pouco depois, Verstappen marcou 1min40s655. Hamilton, por sua vez, se colocou em segundo com a Mercedes, quatro décimos atrás do líder do Mundial. Quem se colocou na décima posição foi Latifi, com a Williams.

A chuva aumentou e os pilotos não conseguiram melhorar seus tempos. Melhor para Verstappen, foi o mais veloz, seguido por Hamilton e Leclerc. Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon foram os eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com nove dos dez pilotos partindo para a pista, exceção feita por Latifi. Verstappen, por sua vez, rodou com o carro da Red Bull, enquanto Zhou avançou para a ponta com 1min49s454. Pouco depois, Alonso tomou a ponta com 1min46s227, a bordo de sua Alpine.

A Ferrari viu Leclerc tomar a liderança com 1min44s844, enquanto Verstappen avançou para a segunda posição, apenas 0s043 atrás do monegasco. Sainz, que liderou por instantes, despencou para sexto, sendo superado por Alonso, Pérez e Hamilton. O líder do campeonato, porém, tomou a liderança com 1min42s996 quando restavam quatro minutos para o final da sessão.

Hamilton pulou para a segunda posição, apenas 0s254 atrás de Verstappen, enquanto Russell e Norris se colocaram em terceiro e quarto. Pouco depois, o heptacampeão do mundo melhorou ainda mais seu tempo, mas ainda ficou 0s027 atrás do atual campeão do mundo.

Alonso avançou para o terceiro lugar com a Alpine, enquanto Leclerc tomou a dianteira com 1min41s298, tempo que foi batido na sequência por Verstappen, que fez 1min41s055. Nos instantes finais da sessão, Sainz anotou 1min40s983, e viu o holandês falhar na tentativa de melhora de volta, garantindo sua primeira pole position na F1.

Comentários