Card image
Fórmula 1
Sainz acerta grande volta no Q3 e fatura pole position em Austin

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/10/2022
  • Atualizado: 22/10/2022 às 20:13
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz conquistou a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 19ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada na noite deste sábado (22) no Circuito das Américas, o piloto da Ferrari registrou na melhor das suas voltas 1min34s356, garantindo a posição de honra pela terceira vez no ano.

Carlos Sainz
Sainz faturou a terceira pole da carreira. (Foto: Scuderia Ferrari)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que se beneficiou de uma punição contra Charles Leclerc para se garantir na primeira fila, apenas 0s092 distante do tempo de Sainz. Lewis Hamilton colocou a Mercedes na terceira colocação, enquanto George Russell, seu companheiro de equipe, parte em quarto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lance Stroll vai largar da quinta posição com a Aston Martin, dividindo a terceira fila com Lando Norris, da McLaren. Valtteri Bottas colocou a Alfa Romeo na sétima posição, enquanto Sergio Pérez, piloto da Red Bull que sofreu uma punição de cinco posições, larga em oitavo com a Red Bull. Alexander Albon, da Williams, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, fecham o top-10.

LEIA MAIS:
Verstappen supera Leclerc e lidera TL3 da F1 nos EUA
Williams anuncia mais TLs para Sargeant e prevê vaga em 2023

Leclerc, segundo mais rápido na pista, partirá da 11ª colocação por conta de outro piloto punido, Fernando Alonso. O espanhol da Alpine foi o nono na pista, mas partirá do 14º lugar. O outro piloto punido no grid foi GuanYu Zhou, piloto da Alfa Romeo que marcou o 14º tempo, mas que partirá da 19ª e penúltima posição.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 será disputado neste domingo (23), a partir das 16h, com transmissão da Band.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação da Fórmula 1 no Circuito das Américas começou com temperatura ambiente em 30°C e pista em 37°C. Logo que os boxes foram abertos, alguns pilotos partiram para a pista, com Mick Schumacher sendo o primeiro a marcar tempo, cravando 1min37s816. GuanYu Zhou se colocou em segundo, distante 0s071 do tempo do alemão da Haas.

Os principais pilotos da temporada partiram para a pista e Charles Leclerc tomou a liderança com 1min35s795, batendo Max Verstappen, que havia feito um tempo 0s069 mais lento que o monegasco pouco antes. Lewis Hamilton avançou para terceiro, deixando Sergio Pérez no quarto posto. George Russell, por sua vez, apareceu em quinto com a outra Mercedes.

Entre os pilotos das principais equipes, Carlos Sainz foi o último a marcar uma volta rápida, e tomou a ponta com 1min35s297. A sessão chegou aos cinco minutos finais com todos os pilotos nos boxes e com Yuki Tsunoda, Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen e GuanYu Zhou entre os eliminados para o Q2.

Os pilotos partiram para a pista para tentar melhorar os tempos, o que mexeu muito com a classificação no pelotão final. Desta forma, Sainz terminou com o melhor tempo, sendo seguido por Leclerc e Verstappen. Os eliminados foram Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Mick Schumacher e Nicholas Latifi.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a registrar tempo foi Alexander Albon, que marcou 1min37s124. Pierre Gasly, por sua vez, travou os pneus e reclamou com a AlphaTauri via rádio. Valtteri Bottas logo tomou a ponta com 1min36s748.

A primeira posição passou a ser revezada pelos pilotos. Primeiro, Russell tomou a ponta da classificação, sendo superado na sequência por Verstappen. Então, Leclerc marcou 1min35s246, tomando a liderança da sessão. Pérez aparecia em quinto, enquanto Hamilton ocupava o sexto posto. Entre os eliminados restando cinco minutos para o final apareciam Albon, Tsunoda, Stroll, Gasly e Vettel.

Os pilotos deixaram os boxes quando restavam pouco mais de dois minutos para o encerramento da sessão. Fernando Alonso avançou para o sétimo lugar, enquanto Leclerc terminou como piloto mais veloz, sendo seguido por Verstappen e Sainz. Albon, Vettel, Gasly, Zhou e Tsunoda. O chinês da Alfa Romeo teve sua volta deletada.

Q3
A rodada final da classificação teve início com os pilotos da Mercedes sendo os primeiros a deixarem os boxes. Russell, porém, abortou a volta, e permitiu que Bottas fosse o primeiro a fechar volta, sendo superado por Norris e Alonso, até que Verstappen marcasse 1min35s044. Pouco depois, Leclerc tomou a liderança com 1min34s624, sendo seguido por Sainz e Hamilton.

Após rápida passagem pelos boxes, os pilotos voltaram à pista para a última volta da sessão. Os pilotos da Red Bull optaram por fazer uma segunda volta de aquecimento, e todos os principais competidores abriram suas voltas com menos de 30 segundos para o final do treino. Leclerc chegou a melhorar o tempo, mas Sainz marcou 1min34s356 para ficar com a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários