Card image
Competições
Räikkönen lidera primeiro treino livre na Bélgica

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/08/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:52
  • Por: Leonardo Marson
Räikkönen bateu Hamilton por 0s053. (Foto: Getty Images)

Kimi Räikkönen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (25) em Spa-Francorchamps, o finlandês da Ferrari marcou 1min45s502 com os pneus ultramacios na parte final da atividade, garantindo o melhor tempo.

LEIA MAIS:
Hamilton: “Vettel não quer ser meu companheiro”
Ambientado a Mercedes, Bottas espera melhora a partir de Spa
Feliz com renovação, Räikkönen pede permanência de Vettel
Massa é liberado pelos médicos para correr em Spa

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que acabou superado em 53 milésimos por Räikkönen. O inglês usou os pneus macios em sua Mercedes na melhor volta. Sebastian Vettel marcou o terceiro tempo com a Ferrari, sendo seguido por Max Verstappen e Daniel Ricciardo, que fecharam o grupo dos cinco primeiros com a Red Bull.

A sexta colocação ficou com Valtteri Bottas com a Mercedes, enquanto Carlos Sainz levou sua Toro Rosso ao sétimo melhor tempo, batendo Esteban Ocon, francês da Force India. Daniil Kvyat, companheiro de Sainz, encerrou a atividade com o nono melhor tempo, enquanto Stoffel Vandoorne levou a McLaren ao décimo lugar na folha de tempos.

Felipe Massa pouco fez na primeira sessão de treinos livres. Logo em sua primeira tentativa de volta rápida, o brasileiro perdeu o controle de sua Williams na curva dez do circuito belga, acertando a barreira de pneus. O acidente danificou a suspensão dianteira esquerda do carro e provocou a única bandeira vermelha da atividade.

A partir das 9h, pelo horário de Brasília, acontece o segundo treino livre do dia em Spa. O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 acontece no domingo (27), a partir das 9h.

Confira como foi o treino livre

A atividade foi iniciada pontualmente às 5h, pelo horário de Brasília, com as primeiras voltas de instalação. Lewis Hamilton utilizou o Halo em sua Mercedes por apenas um giro, enquanto Fernando Alonso reclamou de uma queda de potência no motor Honda de sua McLaren, e viu a equipe chama-lo de volta aos boxes.

Após alguns minutos sem pilotos na pista, Esteban Ocon marcou sua primeira volta rápida, marcando 1min48s962 com os pneus supermacios. Pouco depois, Felipe Massa bateu contra a barreira de pneus da curva 10, danificando a suspensão dianteira esquerda. A direção de prova acionou a bandeira vermelha.

A atividade foi retomada e os pilotos rapidamente foram à pista. Ocon melhorou seu tempo, mas logo foi superado por Sergio Pérez, seu companheiro de Force India. Depois, Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo chegaram a pontear o treinamento, mas Lewis Hamilton assumiu a liderança da atividade ao marcar 1min47s410.

Ricciardo voltou para a primeira colocação do treinamento quando restavam 55 minutos para o final da sessão, marcando 1min46s838 com os pneus ultramacios. Na sequência, Valtteri Bottas avançou ao segundo lugar com a Mercedes, sendo superado pelo também finlandês Kimi Räikkönen instantes depois.

O australiano da Red Bull melhorou ainda mais seu tempo, e cravou 1min46s656. Com 48 minutos para o encerramento da sessão, Hamilton recuperou a primeira colocação da folha de tempos ao registrar 1min46s439, utilizando os compostos supermacios em sua Mercedes. A marca do inglês já supera o melhor tempo do ano passado.

A atividade chegou a metade sem que o alemão Pascal Wehrlein marcasse tempo. Além do piloto da Sauber, Felipe Massa, que bateu no início da sessão, também não registrou nenhuma volta rápida. Na sequência, os pilotos foram aos boxes e ficaram por lá por alguns minutos, até que Esteban Ocon voltasse à pista com os pneus macios.

Ricciardo saiu para a pista com os pneus ultramacios mais uma vez, e melhorou seu tempo, apesar de manter o segundo tempo. Na sequência, Valtteri Bottas marcou 1min46s424, garantindo o melhor tempo com os pneus macios. O finlandês, depois, chegou a raspar sua Mercedes na barreira de pneus, mas conseguiu retornar aos boxes.

Hamilton, também com os macios, voltou a ponta da folha de tempos com a marca de 1min45s555. Restando 20 minutos para o final da sessão, Max Verstappen apareceu e avançou para o segundo lugar da classificação, sete décimos atrás do inglês da Mercedes. Sebastian Vettel voltou à pista com os ultramacios e marcou o segundo tempo.

Restando menos de dez minutos para o final da atividade, Räikkönen voltou à pista, desta vez com os pneus ultramacios, e marcou o melhor tempo com 1min45s502. A sessão seguiu assim até o final, e o finlandês da Ferrari marcou o melhor tempo.

Foto: Getty Images

Deixe seu Comentário

Comentários