Sergio Pérez venceu neste domingo (29) o tumultuado Grande Prêmio de Mônaco, sétima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull se colocou na liderança da prova após a Red Bull acertar no momento da parada nos boxes para trocar os pneus intermediários pelos de pista seca, superando Carlos Sainz e Charles Leclerc. É a terceira vitória do mexicano na F1.
A segunda posição ficou com Carlos Sainz, que pressionou Pérez por toda a parte final da corrida, sem conseguir a ultrapassagem. O espanhol da Ferrari foi seguido por Max Verstappen, terceiro com a outra Red Bull. Charles Leclerc, que largou da pole position, ficou apenas com o quarto lugar com a outra Ferrari, enquanto George Russell, da Mercedes, completou o top-5.
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Lando Norris, da McLaren, fechou a corrida com a sexta posição, sendo seguido por Fernando Alonso, sétimo com a Alpine. Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Russell na Mercedes, foi o oitavo, enquanto Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, completaram a lista dos dez melhores.
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A corrida teve um atraso de 1h05min por conta da chuva que atingiu o circuito de Monte Carlo minutos antes da volta de classificação. Depois, um acidente com Mick Schumacher causou uma nova interrupção, esta de 18 minutos para a reconstrução da barreira de proteção.
A Fórmula 1 terá sequência no dia 12 de junho, com a realização do Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku.
Confira como foi a corrida
A corrida teve um grande atraso por conta da chuva, que atingiu o circuito de Monte Carlo momentos antes da volta de apresentação. Os pilotos chegaram a dar duas voltas antes de a direção de prova obrigar os competidores a retornarem para os boxes. Após 1h05min, os pilotos voltaram à pista, ainda com o Safety Car puxando o pelotão.
Mesmo sob regime de bandeira amarela, Nicholas Latifi bateu no grampo, danificando a asa dianteira. Outro que teve problemas foi Lance Stroll, que se dirigiu aos boxes. A bandeira verde foi acionada apenas na abertura da terceira das agora 77 voltas, com Charles Leclerc mantendo a liderança, seguido por Sainz e Pérez.
Ainda na abertura da terceira volta, Pierre Gasly foi aos boxes para colocar pneus intermediários. Duas voltas depois, o francês quase bateu, enquanto Mick Schumacher foi mais um a visitar os boxes para colocar pneus de faixa verde. Vindo na quarta posição, Max Verstappen se aproximou de Sergio Pérez, o terceiro colocado.
Gasly começou a andar mais rápido com os intermediários na sexta volta, e Yuki Tsunoda e Sebastian Vettel optaram por fazer a parada nos boxes. Leclerc, o líder, disparou três segundos de frente para Sainz, o segundo colocado. Já George Russell passou reto na chicane após o túnel, mas seguiu na sexta posição, logo atrás de Lando Norris.
Alexander Albon passou reto na St. Devote, caindo para a 16ª colocação da prova. Já Gasly passou por GuanYu Zhou na 12ª volta, tomando o 13º lugar. Um giro depois, o francês partiu para o ataque sobre Daniel Ricciardo, conseguindo a ultrapassagem no 14º giro. Duas voltas depois, Lewis Hamilton foi aos boxes e colocou pneus intermediários.
O primeiro entre os líderes a visitar os boxes foi Pérez, que colocou os intermediários na volta 17, o que foi seguido pela McLaren com Norris na volta seguinte. Hamilton e Ocon se tocaram, mas seguiram na corrida, enquanto Leclerc e Verstappen pararam nos boxes para a troca de pneus no giro 18, ganhando um jogo de intermediários. Pérez avançou para o segundo lugar.
Hamilton seguiu atacando Ocon, enquanto Verstappen fez a volta mais rápida na volta 20. Na volta 22, Sainz foi aos boxes colocando pneus slicks duros, o que foi repetido na mesma volta no carro de Leclerc. Na volta seguinte, foi a vez de a Red Bull fazer a mesma coisa com seus dois pilotos, e viu Pérez manter a diferença, seguido por Sainz e Verstappen. Leclerc vinha em quarto.
Russell, em quinto, fez a melhor volta da prova no 23º giro, mas aparecia mais de dez segundos atrás de Leclerc. O monegasco, por sua vez, passou a atacar Verstappen pela terceira posição. Já Kevin Magnussen abandonou a corrida com problemas em sua Haas. Na volta 27, o Safety Car Virtual foi acionado por conta de um acidente com Mick Schumacher nos S da Piscina. Momentos depois, o Safety Car real foi para a pista.
Após algumas voltas em regime de bandeira amarela, a direção de prova acionou a bandeira vermelha, paralisando a corrida na 30ª volta. Após 18 minutos de interrupção, a corrida foi retomada com o Safety Car liderando o pelotão. A bandeira verde foi acionada na volta 33, com Pérez se mantendo na frente, seguido por Sainz, Verstappen, Leclerc e Russell.
Esteban Ocon foi punido em cinco segundos por conta do toque em Hamilton. Pouco depois, a transmissão passou a colocar o tempo restante para a prova, já que a corrida não alcançará as 77 voltas dentro das duas horas regulamentares. Com 31 minutos para o final da corrida, a direção de prova permitiu o uso da asa móvel.
Pérez abriu vantagem sobre Sainz, alcançando os 2s1 de frente sobre Sainz. Verstappen vinha em terceiro, seguido por Leclerc e Russell. Com 20 minutos para o encerramento da corrida, Hamilton passou a pressionar Alonso pelo sétimo lugar. Na frente, o espanhol da Ferrari passou reto na chicane, e viu o atual campeão do mundo se aproximar.
Latifi passou por Zhou, tomando a 16ª colocação com a Williams, enquanto Norris foi para os boxes na volta 51, colocando pneus médios. Já Pérez viu Sainz se aproximar, chegando de vez na volta 54. O espanhol seguia próximo restando cinco minutos para o final, momento em que o mexicano da Red Bull se aproximou de retardatários.
Pérez conseguiu se defender e saiu com a vitória após duas horas de corrida, sendo seguido por Sainz e Verstappen.
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