A liderança de Lewis Hamilton, no Mundial de Pilotos da Fórmula 1, e da Mercedes, no Mundial de Construtores, são incontestáveis. O desempenho de piloto e equipe, sobretudo nas primeiras corridas da atual temporada, foram dos mais positivos. Mas, após a parada de verão, a principal categoria do automobilismo mundial tem visto o domínio da Ferrari – e de Charles Leclerc. E isso pode ser provado por números.
Considerando apenas as quatro corridas que aconteceram após o período de férias (Bélgica, Itália, Singapura e Rússia), Leclerc é o piloto que lidera o maior número de quesitos desde então. O monegasco, inclusive, é quem soma mais pontos neste período, com 83 pontos, contra 72 de Hamilton.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
O restante do top-6 nesta estatística aponta outro dado curioso: a Red Bull, como terceira força, e Alexander Albon com mais pontos em relação a Max Verstappen. Valtteri Bottas, com 61, é o terceiro com mais pontos nas últimas quatro corridas. Sebastian Vettel, com 38, é o quarto, seguido por Albon, com 36, e Verstappen, com 31.
LEIA MAIS:
Médico nega uso de células-tronco em tratamento de Schumacher
GP da Rússia rende boa audiência para a TV Globo
Binotto defende jogo de equipe da Ferrari e elogia Vettel
Hamilton exalta Mercedes após vitória na Rússia
Desde o retorno da temporada da Fórmula 1, Leclerc monopolizou todas as poles positions, e foi o único piloto que esteve no pódio nas últimas quatro corridas. Hamilton e Bottas apareceram no pódio em três oportunidades, enquanto Vettel e Verstappen obtiveram um top-3 cada.
Leclerc e a Ferrari dominam a quantidade de voltas lideradas no período, com o monegasco tendo cruzado 102 voltas na primeira posição, enquanto Vettel marcou 60 giros na ponta das corridas. Hamilton esteve na liderança por 37 voltas, enquanto Bottas ponteou oito giros. A lista ainda conta com Antonio Giovinazzi, líder por quatro voltas com a Alfa Romeo.
A única estatística que não é liderada por Leclerc nas últimas quatro corridas é, curiosamente, a de voltas mais rápidas, quesito que, neste ano, rende um ponto aos pilotos que terminarem entre os dez primeiros e tiverem o melhor giro. Hamilton tem duas melhores voltas, ante uma de Vettel e uma de Kevin Magnussen, da Haas.
Confira abaixo todas as estatísticas da F1 considerando as últimas quatro provas:
Pontuação nas últimas quatro corridas (top-6):
1º – Charles Leclerc – 83 pontos
2º – Lewis Hamilton – 72
3º – Valtteri Bottas – 61
4º – Sebastian Vettel – 38
5º – Alexander Albon – 36
6º – Max Verstappen – 31
Poles position nas últimas quatro corridas:
1º – Charles Leclerc – 4
Vitórias nas últimas quatro corridas:
1º – Charles Leclerc – 2
2º – Sebastian Vettel – 1
2º – Lewis Hamilton – 1
Pódios nas últimas quatro corridas:
1º – Charles Leclerc – 4
2º – Lewis Hamilton – 3
2º – Valtteri Bottas – 3
4º – Sebastian Vettel – 1
4º – Max Verstappen – 1
Voltas na liderança nas últimas quatro corridas:
1º – Charles Leclerc – 102 voltas
2º – Sebastian Vettel – 60
3º – Lewis Hamilton – 37
4º – Valtteri Bottas – 8
5º – Antonio Giovinazzi – 4
Voltas mais rápidas nas últimas quatro corridas:
1º – Lewis Hamilton – 2
2º – Sebastian Vettel – 1
2º – Kevin Magnussen – 1
Deixe seu Comentário