Charles Leclerc conquistou neste sábado (5) a pole position para o Grande Prêmio do Azerbaijão, sexta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Ferrari registrou na sua única volta na fase final da classificação, realizada no circuito de Baku, 1min41s218, faturando a nona posição de honra na carreira, e a segunda seguida.
A segunda posição no grid ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que apareceu na classificação, ficando 0s232 atrás de Leclerc. Max Verstappen, líder do campeonato e piloto da Red Bull, partirá em terceiro, sendo seguido por Pierre Gasly, quarto com o carro da AlphaTauri. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Carlos Sainz, com a outra Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Lando Norris foi o melhor piloto da McLaren na sessão, e largará em sexto. A quarta fila do grid de largada no circuito montado nas ruas da capital azeri será formada por Sergio Pérez, da Red Bull, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri. Fernando Alonso colocou a Alpine na nona posição, enquanto Valtteri Bottas completou o grupo dos dez primeiros com a Mercedes.
LEIA MAIS:
Gasly surpreende e lidera TL3 em Baku; Verstappen bate
Pérez puxa 1-2 da Red Bull no segundo treino no Azerbaijão
Verstappen lidera primeiro treino da F1 no Azerbaijão
A sessão foi das mais acidentadas, contando com nada menos do que quatro bandeiras vermelhas. Logo no início do Q1, Lance Stroll acertou o muro na curva 15, causando a primeira paralisação. Depois, ainda na rodada inicial, foi a vez de Antonio Giovinazzi parar na barreira de pneus no mesmo ponto. Já no Q2, foi a vez de Daniel Ricciardo acertar o muro também na curva 15. Por fim, Yuki Tsunoda bateu no mesmo local, encerrando a classificação.
O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 será disputado no domingo (5), a partir das 9h. A Band e a rádio BandNews FM transmitem a corrida ao vivo.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão classificatória na capital azeri começou com temperatura ambiente em 26°C, e asfalto em 48°C, um pouco mais frio em relação ao terceiro treino livre. Logo que o treino foi iniciado, 19 dos 20 pilotos foram à pista, exceção feita a George Russell, que ainda via a Williams trabalhar em seu carro após o problema no terceiro treino livre.
O primeiro a registrar tempo foi Charles Leclerc, que marcou 1min42s532. Segundos depois, Lance Stroll acertou o muro na curva 15, causando uma bandeira vermelha quando restavam 14min01s para o encerramento da primeira rodada da classificação. O piloto da Aston Martin largará da última colocação em Baku.
Após um trabalho demorado para retirada da Aston Martin de Stroll, a sessão foi retomada com a Williams mandando Russell à pista. Carlos Sainz se colocou na liderança, mas logo foi superado por Max Verstappen, que marcou 1min41s760. Sergio Pérez avançou para o segundo posto, enquanto Antonio Giovinazzi parou no muro na curva 15 com a Alfa Romeo, causando nova paralisação.
A sessão foi retomada após alguns minutos com os pilotos partindo para suas voltas. Restando cinco minutos para o final do Q1, Lewis Hamilton avançou para a quarta posição, enquanto Valtteri Bottas se colocou em oitavo. Pouco depois, o heptacampeão do mundo marcou 1min41s545, tomando a liderança da sessão.
Hamilton terminou com o melhor tempo, seguido por Verstappen e Pérez. Os eliminados foram Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, além dos acidentados Lance Stroll e Antonio Giovinazzi.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com 11 dos 15 pilotos saindo à pista, exceções feitas a Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, George Russell e Kimi Räikkönen. A primeira volta do Q2 foi dada por Sebastian Vettel, que logo foi superado por Sainz e, depois, por Pérez, que cravou 1min41s630. Leclerc avançou para a segunda posição.
Esteban Ocon raspou o muro com a Alpine, mas seguiu no treino. Hamilton, por sua vez, se colocou em segundo, 0s004 atrás de Pérez, que foi superado por Verstappen quando restavam sete minutos para o final da sessão. O holandês marcou 1min41s625. A sessão chegou aos dois minutos finais com os cinco primeiros separados por 0s034.
Restando 1min29s para o final, Daniel Ricciardo acertou o muro, mais uma vez na curva 15, provocando o final da sessão. Verstappen foi o mais rápido, seguido por Pérez e Hamilton. Os eliminados foram Sebastian Vettel, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Kimi Räikkönen e George Russell.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos deixando os boxes logo que a pista foi liberada. O primeiro a marcar tempo foi Leclerc, que marcou 1min41s218, sendo seguido por Verstappen, que se colocou 0s345 atrás. Sainz apareceu em terceiro. Com seis minutos para o final, Hamilton avançou para o segundo lugar, ainda dois décimos atrás do monegasco.
Gasly e Tsunoda partiram para suas voltas quando todos os outros pilotos foram aos boxes, e viu o francês marcar o quarto tempo. Os competidores partiram para a última volta rápida, mas Yuki Tsunoda e Carlos Sainz bateram na curva 15, em incidentes separados, forçando a quarta bandeira vermelha. Melhor para Leclerc, que ficou com a pole position.
Deixe seu Comentário