Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein, etapa de abertura da temporada da Fórmula 1. Em uma classificação das mais equilibradas no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir, o monegasco da Ferrari foi o melhor do Q3 deste sábado (19), marcando em seu melhor giro 1min30s558, faturando a posição de honra.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou 0s123 atrás de Leclerc. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, partirá da terceira posição, dividindo a segunda fila com Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen. Lewis Hamilton, com a Mercedes, completa o grupo dos cinco melhores.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Valtteri Bottas colocou a Alfa Romeo na sexta posição do grid de largada, enquanto Kevin Magnussen, mesmo sofrendo com problemas hidráulicos com a Haas, foi o sétimo. Fernando Alonso, com a Alpine, partirá em oitavo, sendo seguido por George Russell, com a outra Mercedes do grid. Pierre Gasly, da AlphaTauri, completou o grupo dos dez melhores.
LEIA MAIS:
Verstappen lidera último treino livre para o GP do Bahrein
Verstappen supera Leclerc e lidera segundo treino no Bahrein
Gasly coloca AlphaTauri na frente no TL1 no Bahrein
Vettel testa positivo para Covid-19, e Hulkenberg o substitui no Bahrein
Novos cascos: confira os capacetes da temporada 2022 da F1
O Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 será disputado neste domingo (20), a partir de meio-dia, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A primeira classificação do ano começou com temperatura em 19°C em Sakhir, com umidade do ar em 58%. O asfalto estava em 26°C. Logo que os boxes foram abertos, alguns pilotos partiram para a pista. Yuki Tsunoda foi o primeiro a registrar volta, cravando 1min33s581, sendo superado por Pierre Gasly, seu companheiro de equipe, segundos depois. Ambos usaram pneus macios.
Lando Norris se colocou entre as duas AlphaTauri ao marcar o segundo tempo, 0s097 atrás do tempo de Gasly. Então, a Red Bull mandou seus pilotos à pista e marcou 1min31s909, tomando a ponta da sessão, enquanto Sergio Pérez marcou o segundo tempo, 0s474 atrás do campeão do mundo. Kevin Magnussen, com a Haas, pulou para o segundo lugar.
Valtteri Bottas avançou para o segundo lugar com a Alfa Romeo, apenas 0s010 atrás de Verstappen. Então, a Ferrari liberou seus pilotos à pista, e viu Charles Leclerc tomar a liderança com 1min31s471, enquanto Carlos Sainz, 0s096 mais lento, pulou para segundo. A Mercedes, por sua vez, viu Lewis Hamilton marcar o quinto tempo, e George Russell, o oitavo.
Restando três minutos para o encerramento do Q1, Russell voltou à pista e subiu para a quinta posição, ainda 0s798 atrás do tempo obtido por Leclerc. Já a McLaren, com seus dois carros ameaçados de ficarem de fora do Q2, voltou à pista com Ricciardo e Norris, e viu o inglês subir para sexto, enquanto o australiano caiu para 16º. Magnussen avançou para quinto com a Haas. A sessão terminou com Leclerc na ponta, seguido por Sainz e Verstappen. Tsunoda, Hulkenberg, Ricciardo, Stroll e Latifi foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com Albon indo à pista logo que os boxes foram abertos. O tailandês da Williams, porém, retornou aos boxes sem registrar tempo. O primeiro a completar volta foi Magnussen, que logo foi superado por Verstappen, que marcou 1min30s757, usando novamente os compostos macios.
A Mercedes mandou seus pilotos à pista e viu Hamilton marcar o quinto tempo, ficando imediatamente atrás de Russell. Já Leclerc apareceu em segundo, distante 0s599 do tempo de Verstappen, ficando à frente de Pérez. Restando quatro minutos para o encerramento da sessão, Albon retornou à pista, mas subiu apenas para a 13ª posição.
Nos instantes finais, muitos pilotos partiram para a pista visando baixar os tempos. Sainz avançou para a segunda colocação, 0s030 atrás de Verstappen, enquanto Hamilton e Russell mantiveram as quinta e sexta posições. Já Gasly conseguiu a nona posição para se garantir na rodada decisiva da classificação no Bahrein.
Verstappen foi o mais rápido, sendo seguido por Sainz e Leclerc. Ocon, Schumacher, Norris, Albon e Zhou foram eliminados.
Q3
A fase decisiva da classificação foi iniciada com os pilotos optando por ficarem nos boxes por um minuto. A Mercedes foi a primeira a partir para a pista com seus dois carros. Magnussen, por sua vez, teve um problema hidráulico com sua Haas e, em um primeiro momento, não partiu para a pista. Russell foi o primeiro a completar volta, sendo superado por Hamilton na sequência.
Leclerc marcou 1min30s731, tomando a liderança. O monegasco, porém, foi superado por Sainz em 0s044 logo na sequência, enquanto Verstappen ficou apenas com o terceiro lugar, sendo seguido por Pérez. Magnussen, Alonso e Bottas entraram nos cinco minutos finais ainda sem registrar tempos.
Após alguns minutos nos boxes, os pilotos voltaram a pista. Hamilton e Russell não melhoraram seus tempos, enquanto Leclerc tomou a ponta com 1min30s558. Verstappen avançou para a segunda posição. Sainz ficou com o terceiro tempo. Pérez e Hamilton fecharam o top-5 do grid.
Deixe seu Comentário