Card image
Fórmula 1
Leclerc bate, mas fatura a pole para o GP de Mônaco de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/05/2021
  • Atualizado: 22/05/2021 às 12:09
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc conquistou neste sábado (22) a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco, quinta etapa da temporada da Fórmula 1. Na fase final da classificação disputada no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, o piloto da Ferrari marcou 1min10s346, garantindo a posição de honra pela primeira vez desde o GP do México de 2019.

Charles Leclerc
Leclerc conquistou de forma inusitada a oitava pole position da carreira. (Foto: F1)

Apesar da pole, Leclerc bateu nos instantes finais da classificação, nos S da Piscina, impedindo os outros pilotos de tentarem melhorar seus tempos. Max Verstappen completará a primeira fila com a Red Bull, ficando 0s230 atrás do monegasco. Valtteri Bottas, da Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Carlos Sainz, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

A terceira fila contará com Lando Norris, quinto com a McLaren, e Pierre Gasly, da AlphaTauri. Lewis Hamilton teve um desempenho dos mais discretos e largará somente da sétima posição com a outra Mercedes. Sebastian Vettel colocou a Aston Martin na oitava posição. O grupo dos dez melhores ainda contou com Sergio Pérez, da Red Bull, e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo.

LEIA MAIS:

Verstappen bate Sainz e lidera terceiro treino em Mônaco
Leclerc puxa 1-2 da Ferrari no segundo treino da F1 em Mônaco
Pérez lidera primeiro treino para o GP de Mônaco de Fórmula 1
Confira a programação e onde assistir na TV o GP de Mônaco de F1

O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 será disputado neste domingo (23), a partir das 10h. A corrida contará com transmissão ao vivo da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A primeira rodada da classificação começou pontualmente às 10h, com 18°C de temperatura em Monte Carlo, e asfalto em 35°C. Logo que os boxes foram abertos, os 19 pilotos foram à pista. O 20º seria Mick Schumacher, mas o piloto da Haas bateu ainda no terceiro treino livre e não teve o carro pronto para a definição das posições de largada.

O primeiro a registrar tempo foi George Russell, que marcou 1min17s580 com a Williams. A partir daí, os tempos despencaram e a liderança passou a trocar de mãos. Nikita Mazepin, Yuki Tsunoda, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi apareceram na ponta da classificação, até que Lando Norris marcou 1min12s676 com a McLaren.

Giovinazzi chegou a recuperar a ponta, mas logo foi batido por Valtteri Bottas, que cravou 1min11s794, sendo o primeiro a andar abaixo de 1min12s. Verstappen superou o finlandês da Mercedes, mas viu Carlos Sainz cravar 1min11s341 com a Ferrari, já andando com os pneus macios, quando restavam dez minutos para o final da sessão.

Räikkönen passou reto na St. Devote, mas voltou à pista sem problemas. Norris e Verstappen se colocaram na frente, porém, Bottas cravou 1min10s938, quebrando a barreira do 1min11s pela primeira vez no final de semana. Charles Leclerc, com a Ferrari, pulou para a segunda posição, deixando o holandês da Red Bull em terceiro.

A sessão chegou ao final com Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin como eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou os pilotos partindo à pista imediatamente. O primeiro a marcar volta foi Pierre Gasly, com um altíssimo 1min28s410. Leclerc tomou a ponta, sendo superado na sequência por Räikkönen, Stroll e Vettel, que marcou 1min11s759, se colocando na primeira colocação pela primeira vez na sessão.

Verstappen avançou para a primeira colocação, mas viu Leclerc e Sainz o superarem, com o espanhol tomando a ponta da folha de tempos com 1min10s806. Norris pulou para a segunda posição, mas caiu um posto após o vice-líder do campeonato tomar a liderança ao marcar 1min10s650 com a Red Bull.

Gasly pulou para a nona posição quando restavam dois minutos para o final do segundo segmento. Hamilton, por sua vez, não conseguia avançar da sexta posição. Ainda houve tempo para que Leclerc cravasse 1min10s597 para ser o mais rápido do Q2. Os eliminados foram Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Kimi Räikkönen e George Russell.

Q3
A fase final da classificação começou com os dez pilotos partindo para a pista imediatamente. Gasly, novamente, foi o primeiro a marcar tempo, cravando 1min11s796, sendo batido por Verstappen, que fez 1min10s576. Bottas se colocou em segundo, apenas 0s060 atrás do holandês. Leclerc, porém, tomou a frente com 1min10s346, enquanto Sainz ficou com o terceiro tempo.

Hamilton ficou com o sexto tempo, enquanto Bottas ficou com a terceira posição. Norris, pouco depois, tomou o quinto tempo. Restando seis minutos para o final da sessão, os pilotos começaram a se dirigir aos boxes para realizarem os últimos ajustes e colocarem pneus macios novos para a os instantes finais da classificação.

Restando pouco mais de três minutos para o final, os pilotos partiram para suas voltas rápidas. Pérez sofreu com o trânsito em uma das suas tentativas. Leclerc bateu nos S da Piscina, provocando a bandeira vermelha e encerrando a sessão. Ainda assim, o monegasco garantiu a pole position, a primeira dele e da Ferrari desde o GP do México de 2019.

Deixe seu Comentário

Comentários