Lewis Hamilton conquistou nesta sexta-feira (12) a pole position para a Sprint Qualifying do Grande Prêmio de São Paulo, 19ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes dominou as três fases da atividade realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, marcando na última delas 1min07s934, garantindo a posição de honra.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s438 mais lento em relação a Hamilton. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, ficou com a terceira posição, e dividira a segunda fila com Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Pierre Gasly, piloto da AlphaTauri.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Carlos Sainz colocou a Ferrari na sexta posição do grid, enquanto Charles Leclerc, seu companheiro de equipe, dividirá a quarta fila com Lando Norris, da McLaren. Daniel Ricciardo ficou com a nona posição com a McLaren, enquanto Fernando Alonso, com a Alpine, completa a lista dos dez melhores no grid da “mini-corrida”.
LEIA MAIS:
Hamilton lidera primeiro treino livre para o GP de São Paulo em Interlagos
Mercedes troca motor de Hamilton, que perde cinco posições no grid
Veja as frenagens na F1 e em campeonatos nacionais em Interlagos
Confira a programação e onde ver na TV ao GP de São Paulo de F1
Prefeito de São Paulo celebra impacto econômico da F1 na cidade
Governo anuncia esquema de policiamento para o GP de São Paulo
A programação da Fórmula 1 em Interlagos segue neste sábado (13), com a segunda sessão de treinos livres, marcada para 12h, e a Sprint Qualifying, às 16h30. O treino livre será exibido pelo BandSports, enquanto a “mini-corrida” será transmitida pela Band e pelo BandSports às 16h30. O Grande Prêmio de São Paulo tem largada marcada para 14h de domingo, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação em Interlagos começou com clima mais frio em relação ao treino livre. A temperatura apontava 15°C, com 79% de umidade do ar. O asfalto estava a 25°C. Logo que a pista foi liberada, os pilotos partiram para suas voltas rápidas. Charles Leclerc foi o primeiro a registrar volta com 1min10s780, marca que logo foi superada por Carlos Sainz, seu companheiro de Ferrari.
Pierre Gasly se colocou na frente com a AlphaTauri, sendo superado primeiro por Lance Stroll, e depois por Lando Norris. Pouco depois, foi a vez de Max Verstappen marcar 1min09s329 com a Red Bull, tomando a liderança da sessão. Já Sergio Pérez pulou para a terceira posição, ficando atrás do inglês da McLaren.
A Mercedes mandou seus pilotos à pista e viu Lewis Hamilton marcar 1min08s824, tomando a liderança da sessão, enquanto Valtteri Bottas se colocou em terceiro. Pouco depois, a AlphaTauri viu Pierre Gasly avançar para o terceiro lugar, sendo seguido por Yuki Tsunoda. Na sequência, Sainz pulou para segundo, enquanto Leclerc teve a volta excluída por passar por fora d alinha branca na descida do Lago.
Hamilton melhorou seu tempo para 1min08s733. Lando Norris, com a McLaren, avançou da oitava para a sétima posição quando restavam pouco mais de três minutos para o final da atividade. Leclerc, por sua vez, partiu para mais uma volta rápida e, respeitando os limites de pista, subiu para a terceira posição, quatro décimos atrás do inglês da Mercedes.
George Russell avançou para o 14º lugar, caindo uma posição ao ver Sebastian Vettel marcar o nono tempo. Já Antonio Giovinazzi pulou para o sexto lugar. A sessão foi encerrada com Hamilton na liderança, seguido por Bottas e Sainz. Lance Stroll, Nicholas Latifi, George Russell, Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos esperando alguns minutos para visitar a pista. A Mercedes foi a primeira a mandar seus pilotos à pista quando restavam pouco mais de 11 minutos para o final do Q2. Hamilton marcou 1min08s659, mas teve a volta excluída por sair da pista na descida do Lago. Bottas se colocou na frente, mas foi superado por Gasly, com 1min08s903.
Verstappen tomou a liderança da sessão ao marcar 1min08s567. Pouco depois, Hamilton partiu para uma nova volta e tomou a ponta, marcando 1min08s386. Bottas aparecia em terceiro, seguido por Gasly e Leclerc. Os pilotos, então, foram aos boxes e receberam ajustes nos carros e pneus novos para uma última tentativa de volta rápida.
Esteban Ocon avançou para a décima posição no fechamento do Q2, mas viu Norris avançar para a sétima posição. Hamilton melhorou seu tempo para 1min08s068, liderando o Q2, sendo seguido por Bottas e Verstappen. Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi foram os eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos esperando alguns instantes para deixar os boxes. Quando saíram para a pista, Sainz foi o primeiro a registrar tempo, cravando 1min08s986. Pouco depois, Hamilton avançou para a liderança com 1min08s107, enquanto Vestappen ficou com o segundo lugar, distante 0s265. Bottas apareceu em terceiro, seguido por Pérez e Gasly.
Os pilotos retornaram aos boxes e fizeram um último ajuste antes da volta rápida. Quando foram à pista, Verstappen cometeu um erro no terceiro setor, e ficou com o tempo que já tinha, enquanto Hamilton melhorou para 1min07s934, garantindo a posição de honra. O holandês largará em segundo, seguido por Bottas.
Deixe seu Comentário