Lewis Hamilton conquistou o sétimo título mundial da carreira na Fórmula 1 neste domingo (15), ao vencer o Grande Prêmio da Turquia, disputado em Istambul. Em uma corrida disputada com pista molhada, mas sem chuva, o inglês da Mercedes se aproveitou da secagem do asfalto para avançar e tomar a liderança da prova, vencendo pela décima vez no ano.
Hamilton largou em sexto, mas pulou para a terceira posição nos metros iniciais, além de ver Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe e único que ainda tinha chances de superá-lo no campeonato, rodar na largada. Mesmo cometendo erros, o inglês viu a pista secar e fez apenas um pit stop, colocando pneus intermediários no lugar dos de chuva. A liderança veio na 37ª das 58 voltas, ao superar Sergio Pérez, e não foi mais perdida.
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A segunda posição ficou com Pérez, que conquistou seu primeiro pódio na temporada. O piloto da Racing Point foi seguido por Sebastian Vettel, terceiro com a Ferrari após superar Charles Leclerc na última volta, releagando o companheiro de equipe ao quarto lugar. Carlos Sainz, da McLaren, foi o quinto.
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Max Verstappen, que chegou a brigar pelas primeiras posições, foi o sexto, sendo seguido pelo companheiro de Red Bull, Alexander Albon. Lando Norris fez boa corrida de recuperação e terminou em oitavo. Lance Stroll, que largou da pole position e se manteve na liderança até a volta 36, foi o nono com a Racing Point, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, fechou o top-10
A Fórmula 1 dá sequência a temporada 2020 no dia 29 de novembro com a realização do Grande Prêmio do Bahrein, no circuito de Sakhir.
Confira como foi a corrida
A largada com pista molhada teve Lance Stroll se manter na liderança nos metros iniciais, sendo seguido por Sergio Pérez, que se aproveitou de péssima largada de Max Verstappen para assumir o segundo posto Lewis Hamilton avançou para a terceira posição, enquanto Sebastian Vettel subiu para quarto, logo à frente de Verstappen.
Após um toque de Daniel Ricciardo, Esteban Ocon e Valtteri Bottas rodaram na primeira curva, despencando na classificação. Pouco depois, foi a vez de Hamilton escapara da pista, sendo superado por Vettel, Verstappen e Alexander Albon, caindo para sexto. Na segunda volta, Ocon foi aos boxes para trocar os pneus. Na frenre, Stroll disparou cinco segundos sobre Pérez.
Vindo de trás, Bottas apareceu na quarta volta na 16ª colocação, após passar por Romain Grosjean. Na frente, Stroll avisou a Racing Point que a pista estava secando. Verstappen seguia pressionando Vettel em disputa pela terceira posição, ao passo que Hamilton reclamava do funcionamento dos freios da Mercedes.
Charles Leclerc foi aos boxes na sétima volta, e viu a Ferrari colocar em seu carro pneus intermediários. Quem fez a mesma coisa na volta seguinte foi Bottas. Na frente, Pérez começou a descontar a vantagem em relação a Stroll, enquanto Vettel foi aos boxes para colocar os pneus de faixa verde na nona volta, em ação repetida por Hamilton, Kimi Räikkönen e Kevin Magnussen.
Stroll foi aos boxes na décima volta, também colocando pneus intermediários, cedendo a liderança para Pérez, que fez seu pit stop no giro seguinte. Verstappen, com os pneus de chuva extrema, assumiu a liderança da corrida, mas viu Hamilton ser três segundos mais rápido usando os pneus de faixa verde na 11ª volta. Assim, o holandês foi aos boxes no giro 12.
Albon se viu líder, mas era o único piloto com pneus de faixa azul, e via Stroll se aproximar. Assim, o tailandês também foi aos boxes na volta 13, no mesmo momento em que Hamilton abriu ataque sobre Vettel, em briga valendo a quarta posição. No mesmo giro, Antonio Giovinazzi teve problemas com a Alfa Romeo, abandonando a disputa. O Safety Car Virtual foi acionado.
A bandeira verde foi acionada novamente na volta 15 com Hamilton atacando Vettel, mas escapou da pista e acabou superado por Albon, caindo para sexto. Na frente, Verstappen se aproximou de Pérez para disputar a segunda posição, enquanto Stroll mantinha uma vantagem de nove segundos na liderança da corrida.
O tailandês da Red Bull passou por Vettel para tomar a quarta posição, e o alemão voltou a ser pressionado pelo inglês da Mercedes. Já Bottas fez péssima volta e despencou para a 15ª colocação. Verstappen partiu para o ataque sobre Pérez, mas rodou, despencando para a sexta posição. Na sequência, o holandês foi aos boxes.
Albon, agora em terceiro, seguia tirando a diferença para os líderes, descontando na casa de três segundos por volta em relação a Stroll. Na sequência, Bottas rodou, caindo para a 17ª colocação. No mesmo momento, a direção de prova passou a investigar Verstappen por cruzar a linha branca de saída dos boxes, o que é proibido.
Albon passou a atacar Pérez a partir da 24ª volta, enquanto os dois seguiam se aproximando de Stroll, que tinha apenas 3,7 de frente para o companheiro de Racing Point. Mais atrás, Lando Norris passou George Russell para assumir a 11ª colocação. Pouco depois, o piloto da McLaren passou a atacar Magnussen, décimo com a Haas, conseguindo a ultrapassagem na volta 28.
Na volta 30, a direção de prova liberou o uso da asa móvel em Istambul. Na volta seguinte, Leclerc foi aos boxes para a segunda parada, colocando novos pneus intermediários. Na volta 33, foi a vez de Sainz passar por Ricciardo para assumir a sexta colocação da prova. O australiano, então, foi aos boxes para a sua segunda parada, colocando também os pneus de faixa verde.
Vettel e Sainz fizeram suas segundas paradas na volta 34, enquanto Albon rodou, caindo para a quarta posição, sendo superado por Hamilton. Na passagem seguinte, o tailandês parou nos boxes mais uma vez. Pérez chegou de vez em Stroll, cortando a diferença para menos de um segundo na volta 36 na Turquia. Pouco depois, Magnussen abandonou a prova na saída dos boxes.
Stroll foi aos boxes na volta 37 para colocar pneus intermediários novos. Pérez assumiu a liderança, mas viu Hamilton se aproximar rapidamente, conseguindo a ultrapassagem pouco depois. Na volta 39, o inglês disparou 4,5 segundos para o mexicano. Mais atrás, Nicholas Latifi rodou, quase parando na brita, voltando à pista na sequência.
Mais atrás, Vettel passou a batalhar com Stroll, conseguindo a manobra para tomar a quarta posição. O canadense foi superado também por Leclerc, caindo para sexto. Na volta seguinte, o monegasco passou pelo companheiro de equipe para tomar a quarta posição, enquanto o piloto da Racing Point foi superado também por Albon, caindo para sétimo.
Bottas rodou mais uma vez, assim como aconteceu com Russell e Grosjean. Sainz, por sua vez, passou Stroll para tomar a sétima posição. Na frente, Hamilton seguia abrindo vantagem, colocando 14 segundos para Pérez. Latifi abandonou a prova na volta seguinte, enquanto a chuva voltou a cair no circuito de Istambul.
Leclerc passou por Verstappen para tomar a terceira posição, enquanto o holandês foi aos boxes mais uma vez, colocando pneus intermediários mais uma vez. Sainz passou por Albon para entrar no grupo dos cinco primeiros pela primeira vez na corrida. Na 46ª volta, Hamilton colocou uma volta de vantagem para Bottas. O finlandês foi aos boxes novamente na volta 48.
Grosjean escapou da pista na volta 49, enquanto Ricciardo, que tentou passar por Norris, rodou. Outro que escapou da pista foi Leclerc. Verstappen se aproximou de Albon, mas rodou na volta 52 pouco depois de, em incidente separado, Kimi Räikkönen também perder o controle do carro. O holandês se recuperou e passou por Albon na volta 53, tomando o sexto lugar.
Restando três voltas para o final, Norris se aproximou de Stroll, conseguindo a ultrapassagem. Hamilton, com 25 segundos de frente, optou por não ir aos boxes, e seguiu para vencer a prova, garantindo o título. Pérez e Vettel, que se aproveitou de erros do mexicano e de Leclerc na volta final, completaram o pódio.
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