Lewis Hamilton venceu neste domingo (9) o Grande Prêmio da Espanha, quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O inglês da Mercedes, que caiu para a segunda posição na largada ao ser superado por Max Verstappen, apostou em uma estratégia de duas paradas na corrida disputada no Circuito de Barcelona, e recuperou a liderança na 60ª das 66 voltas, vencendo pela terceira vez no ano, e pela 98ª vez na carreira.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, que permaneceu na pista com pneus médios desgastados até ser ultrapassado por Hamilton, só aí parando para colocar pneus macios no final da corrida. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, foi o terceiro, completando o pódio. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o quarto colocado, sendo seguido por Sergio Pérez, da Red Bull.
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Daniel Ricciardo, com a McLaren, completou a corrida com a sexta colocação, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo com a outra Ferrari do grid. Lando Norris, companheiro de equipe do australiano, terminou em oitavo, ficando à frente de Esteban Ocon, da Alpine. A zona de pontos foi completada por Pierre Gasly, que mesmo punido durante a prova, levou a AlphaTauri ao décimo lugar.
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A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada no dia 23 de maio, com o Grande Prêmio de Mônaco, corrida marcada para o circuito de Monte Carlo.
Confira como foi a corrida
A largada teve Max Verstappen tomando a liderança da corrida logo nos metros iniciais, em uma manobra arrojada sobre Lewis Hamilton, que caiu para segundo. Charles Leclerc avançou para terceiro ao deixar Valtteri Bottas para trás. Daniel Ricciardo pulou para o quinto lugar, enquanto Sergio Pérez ganhou a sexta colocação.
Verstappen logo abriu uma vantagem de 1s5 em relação a Hamilton, Leclerc passou a abrir vantagem sobre Bottas, chegando a 1s2 na volta 6. Pérez, por sua vez, passou a se aproximar de Ricciardo, em disputa valendo o quinto lugar. No fim do pelotão, George Russell passou a atacar Mick Schumacher em disputa valendo a 17ª colocação. A ultrapassagem veio na volta 8.
Yuki Tsunoda abandonou a corrida ao ficar estacionado na curva 10 do circuito, provocando a entrada do Safety Car. Antonio Giovinazzi foi aos boxes e viu a Alfa Romeo se atrapalhar completamente, perdendo muito tempo. Na volta seguinte, a Williams trouxe Russell e Nicholas Latifi aos boxes. Todos receberam em seus carros pneus médios.
A relargada veio na volta 11, com Verstappen mantendo a liderança da corrida, seguido por Hamilton e Leclerc. Alonso, por sua vez, escapou da pista e despencou para a 11ª colocação. Na volta seguinte, a direção de prova puniu com cinco segundos Pierre Gasly, que largou com o carro um pouco para frente do colchete que demarcava sua posição.
No pelotão de trás, Latifi, se valendo dos pneus novos, passou por Schumacher para tomar a 16ª colocação. Alonso, em 11º, passou a segurar um pelotão que tinha Sebastian Vettel e Pierre Gasly. Verstappen, na liderança, mantinha a diferença em relação a Hamilton na casa de um segundo, enquanto Leclerc, o terceiro, não era atacado por Bottas.
Gasly foi aos boxes na volta 19, pagou a punição e colocou pneus médios, enquanto Verstappen passou a abrir diferença sobre Hamilton, alcançando 1s5 na volta 21. No giro seguinte, Alonso e Vettel foram aos boxes, com o espanhol da Alpine saindo ainda à frente do alemão da Aston Martin. No giro 23, Sainz foi para os boxes, também recebendo pneus médios.
Bottas, em quarto, fez sua parada na volta 24, colocando pneus médios, o que foi seguido por Ocon e Norris na mesma volta. No giro seguinte, Verstappen foi aos boxes e recebeu pneus médios, mas viu a Red Bull demorar 4s2 em sua parada. Hamilton assumiu a liderança, mas não foi para os boxes na volta seguinte, o que foi feito por Ricciardo.
A Mercedes reclamou, via rádio, de Nikita Mazepin, que não teria respeitado as bandeiras azuis enquanto Hamilton se aproximava dele. Na volta 28, Pérez foi chamado aos boxes pela Red Bull para receber pneus macios. Hamilton e Leclerc pararam no 29º giro, com os dois ganhando os pneus de faixas amarelas. Bottas passou pelo monegasco, tomando o terceiro lugar.
Alonso, vindo de trás, reclamou de problemas de motor. Apesar disso, o espanhol superou Giovinazzi, que foi aos boxes durante o período de bandeira amarela. Hamilton, com pneus quatro voltas mais novos em relação a Verstappen, começou a descontar a diferença em relação ao holandês, derrubando-a de cinco segundos para 2,5 na volta 32.
Pérez passou a atacar Ricciardo pela quinta colocação, enquanto Hamilton cortou a distância para Verstappen para apenas um segundo na abertura da volta 34. Três giros depois, Norris passou por Räikkönen, que ainda não havia parado, tomando o oitavo lugar. O finlandês da Alfa Romeo foi aos boxes na volta 39.
Pérez passou a atacar Ricciardo na volta 40, com o australiano defendendo a posição em um primeiro momento. Na passagem seguinte, o mexicano escapou da pista, se distanciando um pouco do piloto da McLaren. Na volta 43, Hamilton foi aos boxes pela segunda vez, colocando um novo jogo de pneus de faixa amarela. Verstappen não fez a parada na volta seguinte.
O mexicano da Red Bull finalmente passou por Ricciardo na volta 47, tomando a quinta colocação. Na passagem seguinte, o australiano e Sainz fizeram seus segundos pitstops. Outro que fez a parada foi Gasly, que demorou 6s7 estacionado nos boxes. O espanhol da Ferrari, na volta 50, passou por Norris, tomando a oitava posição.
Hamilton seguiu descontando rapidamente a vantagem de Verstappen, trazendo-a para 11s5 na volta 51. O inglês vinha em terceiro, mas tinha Bottas, seu companheiro de equipe, à frente. A ultrapassagem do heptacampeão sobre o companheiro de equipe veio na volta 52, passando a ter apenas o holandês da Red Bull a sua frente.
Sainz seguiu avançando, e pulou para sétimo ao passar por Ocon, enquanto Bottas foi para os boxes na volta 54, colocando pneus macios. Hamilton seguia cortando rapidamente a vantagem de Verstappen, que despencou para menos de cinco segundos restando dez voltas para o final. Na volta seguinte, Bottas passou por Leclerc, tomando a terceira posição.
Pérez entrou nos boxes na volta 58, ganhando pneus macios. Leclerc foi outro que parou, na volta 59. Na abertura da volta 60, Hamilton passou por Verstappen para tomar a liderança da corrida. Na volta seguinte, o holandês foi aos boxes para uma parada para colocar pneus macios. Alonso passou por Stroll, que passou a ser escalado pelos adversários.
A corrida chegou ao final com Hamilton vencendo pela terceira vez no ano, sendo seguidos por Verstappen e Bottas.
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