Card image
Fórmula 1
Hamilton supera Verstappen e vence o GP de São Paulo de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/11/2021
  • Atualizado: 14/11/2021 às 17:07
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton venceu neste domingo (14) o Grande Prêmio de São Paulo, 19ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes largou da décima posição, mas escalou o pelotão rapidamente e passou a desafiar Max Verstappen, que tomou a liderança nos metros iniciais. A ultrapassagem veio na volta 59, e garantiu ao inglês a terceira vitória na carreira no Autódromo de Interlagos.

Lewis Hamilton
Hamilton celebra com a bandeira brasileira a vitória em Interlagos. (Foto: F1)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, que liderou a maior parte da prova, mas não conseguiu se defender de Hamilton. O piloto da Red Bull foi seguido por Valtteri Bottas, terceiro com a Mercedes, enquanto Sergio Pérez, companheiro do holandês, foi o quarto. O grupo dos cinco melhores foi completado por Charles Leclerc, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Carlos Sainz, com a outra Ferrari, terminou a prova com a sexta posição, enquanto Pierre Gasly cruzou a linha de chegada na sétima posição com a AlphaTauri. Fernando Alonso ficou com a oitava posição, enquanto Esteban Ocon, seu companheiro de equipe Alpine, foi o nono. Lando Norris, da McLaren, completou o top-10.

LEIA MAIS:

Bottas vira líder na largada e vence Sprint Qualifying em Interlagos
Hamilton voa no Q3 e larga na frente na Sprint Qualifying em Interlagos
Hamilton lidera primeiro treino livre para o GP de São Paulo em Interlagos
Confira a programação e onde ver na TV ao GP de São Paulo de F1

A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2021 já no próximo domingo (21), com a realização do Grande Prêmio do Catar, marcado para o circuito de Losail.

Confira como foi a corrida

O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 começou com temperatura em 23°C, e asfalto em 53°C. A largada teve Max Verstappen passando Valtteri Bottas, tomando a liderança. O finlandês ainda escapou da pista na descida para o Lago, e foi superado por Sergio Pérez, caindo para o terceiro lugar. Lewis Hamilton avançou da décima para a sétima posição, enquanto Lando Norris teve um pneu furado ao tentar superar Carlos Sainz.

Hamilton começou a escalar o pelotão a partir da segunda volta, quando superou Sebastian Vettel. Três voltas depois, o inglês já era o terceiro, depois de ultrapassar Sainz, Leclerc, e ver Bottas deixá-lo passar, quase estacionando o carro na reta. Também na quinta volta, Yuki Tsunoda e Lance Stroll bateram no S do Senna, e a asa do carro do japonês ficou na pista. O Safety Car foi acionado.

George Russell aproveitou para visitar os boxes e trocou os pneus na sétima volta. A relargada veio na décima volta, com Hamilton se aproximando de Pérez, mas sem tentar a ultrapassagem. No giro seguinte, Mick Schumacher danificou a asa dianteira ao tentar se defender de Kimi Räikkönen. Os detritos na pista causaram o acionamento do Safety Car Virtual.

A bandeira verde foi acionada na volta 14, e Tsunoda tomou uma punição de dez segundos pelo incidente com Stroll. Hamilton, por sua vez, passou a atacar Pérez pelo segundo lugar, com o mexicano conseguindo se defender na volta 17. Na volta 18, o inglês conseguiu a ultrapassagem, mas viu o rival recuperar a posição na descida do Lago. No giro seguinte, o heptacampeão conseguiu a ultrapassagem, avançando para o segundo lugar.

Na volta 20, Daniel Ricciardo passou por Sebastian Vettel, tomando a oitava posição. Na frente, Hamilton não conseguia diminuir a diferença para Verstappen, que se mantinha 3s5 à frente. Gasly foi aos boxes na volta 26, enquanto Hamilton parou no giro seguinte, recebendo pneus duros, o que foi repetido por Verstappen na volta seguinte. Pérez parou nos boxes no giro 29.

O Safety Car Virtual foi acionado novamente na volta 30, por conta de um detrito do carro de Stroll, e neste momento Bottas fez sua troca de pneus, retornando à frente de Pérez. A bandeira verde voltou a tremular na passagem seguinte, com Hamilton se aproximando de Verstappen para batalhar pela liderança da corrida. Na volta 35, Alonso foi aos boxes para sua primeira parada.

Verstappen conseguia se manter à frente de Hamilton com uma vantagem acima de um segundo, enquanto Norris visitou os boxes na volta 38. Vettel e Alonso superaram Tsunoda ao mesmo tempo, derrubando o japonês para a 12ª posição. Na volta seguinte, o espanhol superou o alemão, tomando a décima posição da prova.

Na volta 41, Verstappen fez sua parada nos boxes e colocou pneus duros, o que foi repetido por Bottas na volta seguinte, e Pérez no 43º giro. Hamilton fez sua parada na 44ª passagem, também recebendo os pneus duros, retornando 2s4 atrás do holandês da Red Bull. O inglês descontou rapidamente a distância, e atacou na volta 48, com os dois escapando da pista na descida para a curva do Lago.

Lance Stroll abandonou a disputa na volta 50, enquanto Daniel Ricciardo deixou a corrida na volta seguinte. Leclerc voltou aos boxes na volta 53, enquanto Sainz fez sua segunda troca no giro seguinte. Hamilton seguiu próximo de Verstappen, mas sem conseguir um ataque. A corrida chegou às últimas 15 voltas com os dois separados por menos de um segundo.

O inglês partiu para o ataque na volta 58, e conseguiu a ultrapassagem na reta oposta na volta seguinte, tomando a liderança do campeonato. Mais atrás, Gasly avançou da nona para a sétima posição ao superar Ocon e Alonso em duas voltas. Hamilton passou a disparar em relação a Verstappen, chegando aos seis segundos de frente na volta 67.

Pérez foi aos boxes na volta 70 e conseguiu a melhor volta na última passagem. Hamilton seguiu para vencer, seguido por Verstappen e Bottas.

Deixe seu Comentário

Comentários