Card image
Fórmula 1
Hamilton quebra recorde da pista e fatura a pole na Itália

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/09/2020
  • Atualizado: 05/09/2020 às 11:07
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Itália, oitava etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na rodada final da classificação realizada no Autódromo Nacional de Monza neste sábado (5), o piloto da Mercedes registrou na melhor de suas voltas 1min18s887, quebrando o recorde da pista italiana. É a 94ª vez que o hexacampeão largará da pole, e a oitava no traçado italiano.

Lewis Hamilton
Hamilton alcançou sua oitava pole no circuito de Monza. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que acabou superado em 0s069 por Hamilton, seu companheiro de equipe. Carlos Sainz, com uma McLaren, ficou com a terceira colocação no grid, e dividirá a segunda fila com Sergio Pérez, quarto com uma Racing Point. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Max Verstappen, da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Lando Norris, companheiro de equipe de Sainz, partirá da sexta posição, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, e Lance Stroll, da Racing Point, dividirão a quarta fila em Monza, com o australiano na frente do canadense. Alexander Albon, com a Red Bull, partirá da nona posição, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, completa a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Bottas lidera terceiro treino equilibrado da F1 na Itália
Hamilton comanda segundo treino da F1 na Itália
Bottas lidera 1-2 da Mercedes no primeiro treino da F1 na Itália
Claire deixa chefia da Williams após o GP da Itália

A grande decepção da classificação em Monza foi Sebastian Vettel. Mesmo com uma Ferrari abaixo do esperado, o alemão foi eliminado ainda na primeira rodada da definição do grid. Desta forma, o tetracampeão do mundo largará apenas da 17ª colocação, abrindo a nona fila.

O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 será disputado neste domingo (6), a partir das 10h10, e contará com transmissão ao vivo da TV Globo, do portal GE.Globo, e da rádio Band News FM (apenas por aplicativo para São Paulo).

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Monza foi iniciada com temperatura de 28°C na região do circuito, com 46°C de temperatura na pista. Três minutos após o início da atividade, Kevin Magnussen foi o primeiro a sair para a pista, marcando 1min21s618, tempo que foi excluído pouco depois, após o finlandês não respeitar os limites da pista na parabólica.

A partir daí, houve alternância na liderança da sessão. Romain Grosjean tomou a liderança, mas logo foi superado por Sebastian Vettel, da Ferrari, que marcou 1min21s151. Charles Leclerc passou a frente, mas também teve a volta excluída por sair da pista na parabólica.

Pouco depois, a Mercedes mandou seus dois pilotos à pista, e viu Lewis Hamilton marcar 1min19s539 com pneus médios, sendo seguido por Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe. Sergio Pérez avançou para a terceira colocação, sendo seguido por Carlos Sainz e Lando Norris, ambos da McLaren.

Max Verstappen se colocou na quinta colocação com a Red Bull quando restavam seis minutos para o final do Q1, enquanto Vettel, superado por Grosjean, entrou na zona de eliminação. Então, os pilotos foram aos boxes para os últimos ajustes nos carros.

Com muitos pilotos partindo à pista ao mesmo tempo, Esteban Ocon bloqueou Kimi Räikkönen, que tirou o pé. Hamilton marcou 1min19s514 com os pneus médios, sendo seguido por Bottas e Pérez. Grosjean, Vettel, Giovinazzi, Russell e Latifi foram os eliminados da sequência da classificação em Monza.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo para a pista com os pneus macios. Hamilton marcou 1min19s092, se aproveitando do vácuo de Bottas, que marcou o segundo tempo. Pérez avançou para terceiro, sendo seguido por Sainz e Verstappen. Leclerc, com a Ferrari, aparecia apenas em 13º na classificação.

Enquanto os pilotos foram aos boxes para que as equipes ajustassem seus carros, a direção de prova anunciou a investigação sobre a parte final do Q1. Ocon, Räikkönen e Latifi serão ouvidos após o final da classificação. Na pista, os competidores deixaram os boxes restando pouco mais de três minutos para o final da sessão.

Ricciardo abriu sua volta, mas escapou na pista na variante Della Roggia, abortando a volta. Bottas, por sua vez, tomou a liderança da folha de tempos com 1min18s952, sendo seguido por Hamilton e Sainz. Os eliminados da decisão da pole position foram Kvyat, Ocon, Leclerc, Räikkönen e Magnussen.

Q3
A rodada final da classificação começou com os dez pilotos saindo à pista imediatamente, mas com Hamilton segurando o pelotão, enquanto Bottas disparou na frente. O finlandês marcou 1min19s121, mas acabou superado pelo líder do campeonato, que fez 1min19s068. Albon saiu da pista na parabólica e perdeu o tempo de volta. Pérez, Verstappen e Sainz fechavam o top-5.

Com pouco mais de cinco minutos para o final do treino, a Mercedes soltou seus dois pilotos à pista, enquanto as outras equipes aguardavam mais alguns instantes. Bottas melhorou para 1min18s956, mas acabou superado por Hamilton, que fez 1min18s887 para garantir a pole. Sainz ficou em terceiro, seguido por Pérez e Verstappen.

Deixe seu Comentário

Comentários