Lewis Hamilton foi o piloto mais veloz do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Turquia, 16ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Ainda na primeira metade da sessão realizada na manhã desta sexta-feira (8) no circuito de Istanbul Park, o piloto da Mercedes registrou na melhor das suas voltas 1min24s178, usando os pneus macios.
A segunda posição acabou nas mãos de Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s425 mais lento em relação a Hamilton. Charles Leclerc, com a Ferrari, terminou com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Valtteri Bottas, com a outra Mercedes do grid. O grupo dos cinco melhores foi completado por Carlos Sainz, companheiros de Leclerc.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Esteban Ocon, que liderou parte da sessão com a Alpine, foi o sexto melhor, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. Pierre Gasly, que fez um treino discreto com a AlphaTauri, anotou o oitavo tempo, ficando à frente de Fernando Alonso, nono com a outra Alpine do grid. Sergio Pérez, com a Red Bull, completou o top-10.
LEIA MAIS:
Hamilton perde dez posições no grid na Turquia por troca de motor
Red Bull exibe layout especial em homenagem à Honda na Turquia
Russell busca manter boa fase com a Williams na Turquia
Confira a programação e onde ver na TV o GP da Turquia de F1
A partir das 9h haverá a segunda sessão de treinos livres do final de semana, novamente com uma hora de duração. O BandSports mostra a sessão ao vivo. O Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 será disputado no domingo (10), também às 9h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.
Confira como foi o treino
A primeira atividade do final de semana da Fórmula 1 no Istanbul Park começou com a temperatura ambiente em 19°C, enquanto a pista estava em 29°C. Logo que a pista foi aberta, a maior parte dos pilotos deixou os boxes para fazer suas voltas de instalação. O primeiro a registrar volta foi Kimi Räikkönen, que teve o tempo excluído logo na sequência.
Esteban Ocon se colocou na liderança do treino, mas logo foi superado por Charles Leclerc. O piloto da Ferrari, então, viu Lewis Hamilton marcar, com os pneus macios, 1min27s439 com a Mercedes, batendo-o em 0s018. Ainda nos minutos iniciais, Max Verstappen tomou a primeira posição ao cravar 1min26s991, também usando os macios.
Lando Norris logo superou o holandês, mas viu Hamilton marcar 1min26s043, recuperando a liderança da sessão. Leclerc melhorou seu tempo e avançou para o segundo lugar. Pouco depois, Ocon voltou a pontear a sessão com a Alpine, o que durou apenas alguns minutos, já que o heptacampeão retomou a primeira posição logo depois, agora com 1min24s511.
Verstappen avançou para a segunda posição, mas logo foi batido por Ocon. Valtteri Bottas pulou para terceiro, enquanto Fernando Alonso avançou para o quarto lugar. No complemento da primeira metade da sessão, Hamilton baixou ainda mais seu tempo, alcançando 1min24s250. Já o holandês da Red Bull melhorou sua marca, avançando para o terceiro lugar.
Enquanto diversos pilotos seguiam na pista, a AlphaTauri trabalhava no carro de Yuki Tsunoda, que ocupava a 14ª colocação na tabela de tempos. Verstappen, por sua vez, tornou a melhorar seu tempo, e avançou para o segundo lugar, ainda quatro décimos atrás de Hamilton. Ocon, por sua vez, escapou da pista, voltando ao traçado pouco depois.
Leclerc pulou para a terceira posição quando o relógio apontava 18 minutos para o encerramento da sessão, enquanto George Russell avançou apenas para o 11º lugar com a Williams. Pouco depois, foi a vez de Kimi Räikkönen pular para o 15º posto com a Alfa Romeo.
Nos minutos finais da sessão, os pilotos se preocuparam em fazer as simulações de corrida, o que fez com que os tempos deixassem de cair. Hamilton, assim, terminou o treinamento na liderança, sendo seguido por Verstappen e Leclerc.
Deixe seu Comentário