Card image
Fórmula 1
Hamilton domina Q3 e fatura a pole para o GP da Hungria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/07/2020
  • Atualizado: 18/07/2020 às 11:21
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Hungria, terceira etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. O inglês da Mercedes dominou o Q3 da classificação realizada neste sábado (18), no circuito de Hungaroring, cravando 1min13s447 para conquistar a posição de honra pela 90ª vez na carreira, e a sétima no traçado húngaro, igualando-se a Michael Schumacher.

Lewis Hamilton
Hamilton conquistou sua 90ª pole position na Fórmula 1. (Foto: LAT)

A segunda posição no grid ficou com Valtteri Bottas, que acabou superado em 0s107 por Hamilton. Lance Stroll colocou a Racing Point na terceira colocação do grid, e dividirá a segunda fila com Sergio Pérez, seu companheiro de equipe. Sebastian Vettel, com a Ferrari, ficou com a quinta posição no grid, enquanto Charles Leclerc largará em sexto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Max Verstappen colocou a Red Bull na sétima colocação, enquanto Lando Norris, com a McLaren, foi o oitavo mais rápido no Q3. Carlos Sainz, companheiro de Norris, ficou com a nona posição no grid, enquanto Pierre Gasly, que enfrentou problemas e não andou na rodada final da classificação, ficou com o décimo lugar com a AlphaTauri.

LEIA MAIS:

Bottas lidera último treino livre para o GP da Hungria de F1
Vettel lidera TL2 marcado pela chuva na Hungria
Hamilton lidera primeiro treino para o GP da Hungria de F1
Após renovações na Williams, veja como está o grid da F1 para 2021

Quem se destacou na classificação mais uma vez foi George Russell, que se colocou na 12ª posição no grid com a Williams, enquanto Nicholas Latifi, com o outro carro da equipe inglesa, também passou pelo Q1 e ficou com a 15ª posição. Já a decepção ficou com Alexander Albon, que não avançou ao Q3 e largará em 13º com a Red Bull.

O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (19), a partir das 10h10. A corrida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação foi iniciada com 19°C de temperatura ambiente em Hungaroring, e asfalto a 27°C. Tão logo a pista foi liberada, alguns pilotos deixaram os boxes. O primeiro a registrar volta rápida foi Max Verstappen, que marcou 1min16s136 com a Red Bull, sendo superado rapidamente por Valtteri Bottas e Lewis Hamilton.

Lance Stroll se colocou na terceira colocação com a Racing Point, enquando Esteban Ocon avançou para o oitavo posto com a Renault. Hamilton tomou a ponta da classificação ao cravar 1min15s366. Sebastian Vettel avançou para o sétimo lugar, enquanto George Russell colocou a Williams na 12ª colocação.

Romain Grosjean avançou para a 13ª colocação, enquanto a lista dos cinco primeiros apontava Hamilton na liderança, seguido por Bottas, Stroll, Pérez e Leclerc. Com três minutos para o final da sessão, Russell avançou para a terceira posição, enquanto Latifi subiu para sétimo com a Williams.

Pérez assumiu a liderança da folha de tempos com 1min14s681, enquanto Stroll pulou para segundo, 0s214 atrás do mexicano. Vettel avançou para a quarta posição com a Ferrari, sendo superado por Norris na sequência. Sainz, com a outra McLaren, pulou para o terceiro posto.

O Q1 foi encerrado com Pérez na liderança, seguido por Stroll e Hamilton. Os eliminados foram Magnussen, Kvyat, Grosjean, Giovinazzi e Räikkönen.

Q2

A segunda rodada da classificação começou com Russell partindo imediatamente para a pista. O inglês da Williams foi o primeiro a completar volta, com 1min15s698, sendo batido rapidamente por Stroll, que cravou 1min15s296 usando pneus médios.

Norris tomou a primeira posição com a McLaren, mas acabou batido por Hamilton, que marcou 1min14s261 usando pneus médios. Bottas avançou para a segunda posição, enquanto Vettel avançou para a terceira posição, seguido por Verstappen.

Após um período com todos nos boxes, os pilotos partiram para a pista restando pouco mais de dois minutos para o encerramento da sessão. Norris avançou para a terceira posição, perdendo a posição para Leclerc. Verstappen tomou a posição de Leclerc e terminou em terceiro, atrás de Hamilton e de Bottas.

Os eliminados para a fase final da classificação foram Ricciardo, Russell, Albon, Ocon e Latifi.

Q3
A decisão da pole position começou com os pilotos partindo rapidamente à pista, já que a umidade do ar aumentou, fazendo crescer o risco de chuva. Stroll foi o primeiro a marcar tempo, com 1min14s671, mas foi superado com facilidade por Hamilton, que cravou 1min13s613.

Pérez teve a volta excluída por passar fora do limite de pista na curva 4 do circuito húngaro. Verstappen se colocou na quarta posição, seguido por Norris. Depois, os pilotos voltaram para os boxes para trocar os pneus antes de tentar uma última volta rápida.

Restando cinco minutos para o final da classificação, a Ferrari mandou seus dois pilotos para a pista. Vettel subiu para a quarta colocação, enquanto Leclerc fez o quinto tempo. Pérez, com a Racing Point, pulou para a quarta posição. Pouco depois, os pilotos das outras equipes vieram para a pista.

Hamilton melhorou seu tempo para 1min13s447 na última volta rápida, enquanto Bottas ficou 0s107 atrás. Assim, o inglês conquistou a pole position, sua sétima na Hungria.

Deixe seu Comentário

Comentários