Card image
Fórmula 1
Hamilton detona concorrência e fatura a pole na Bélgica

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/08/2020
  • Atualizado: 29/08/2020 às 11:08
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (29) a pole position para o Grande Prêmio da Bélgica, sétima etapa da temporada da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada nesta manhã no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto da Mercedes anotou 1min41s252, garantindo a posição de honra pela 93ª vez na carreira.

Lewis Hamilton
Hamilton garantiu sua 93ª pole position na F1. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que acabou a classificação 0s511 mais lento em relação a Hamilton, seu companheiro de equipe. Max Verstappen, com a Red Bull, ficou com a terceira colocação, sendo seguido no grid por Daniel Ricciardo, da Renault. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Alexander Albon, também da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Esteban Ocon garantiu a sexta posição no grid com a Renault, enquanto Carlos Sainz, da McLaren, e Sergio Pérez, da Racing Point, dividirão a quarta fila em Spa-Francorchamps. Lance Stroll, companheiro de Pérez na Racing Point, partirá da nona colocação, enquanto Lando Norris, com a outra McLaren, fecha a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Hamilton toma a ponta no final e lidera TL3 na Bélgica
Globo não renova acordo e deixa de transmitir F1 em 2021
Verstappen lidera segundo treino livre agitado na Bélgica
Fórmula 1 anuncia corrida no anel externo do circuito de Sakhir

O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 será disputado neste domingo (30), a partir das 10h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, da rádio Band News FM, e do portal GE.Globo.

Confira como foi a classificação

Q1

A sessão classificatória começou com clima um pouco mais quente em relação ao terceiro treino livre, com temperatura de 16°C e asfalto em 24°C. Após alguns minutos de box aberto, a Haas mandou para a pista Kevin Magnussen e Romain Grosjean, vendo o francês marcar 1min45s073 em sua primeira tentativa de volta rápida.

O que se viu na sequência foi uma grande alternância na liderança. Max Verstappen tomou a primeira posição, mas logo foi superado por Carlos Sainz e por Daniel Ricciardo. Lewis Hamilton, então, passou para a liderança com 1min42s323, usando os pneus macios. Valtteri Bottas apareceu na segunda colocação logo depois.

Verstappen avançou para a terceira colocação restando seis minutos para o final da primeira rodada. No mesmo momento, os eliminados eram Nicholas Latifi, Kevin Magnussen, Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel e Romain Grosjean. Os pilotos, então, foram aos boxes para preparar os carros para a última tentativa de volta rápida.

Restando pouco mais de dois minutos para o final da sessão, os pilotos ameaçados de ficar de fora do Q2 voltaram à pista. Hamilton terminou na liderança da sessão, sendo seguido por Bottas e Verstappen. A Ferrari conseguiu classificar os dois carros, enquanto Räikkönen, Grosjean, Giovinazzi, Latifi e Magnussen, que passeou pela brita, foram eliminados.

Q2

A segunda rodada da classificação em Spa-Francorchamps foi iniciada com as Mercedes saindo à pista. Hamilton marcou 1min42s014, e viu Bottas ser um décimo mais lento. Daniel Ricciardo avançou para a terceira colocação, mas foi superado por Verstappen logo na sequência. Esteban Ocon apareceu na quinta posição.

Com pouco mais de sete minutos para o final, os pilotos foram aos boxes. As Ferraris seguiam mal, com Vettel em 13º, seguido por Leclerc. Os dois apareciam à frente apenas de George Russell, que não marcou tempo na primeira metade do Q2. Os outros dois eliminados neste momento seriam Lance Stroll e Sergio Pérez, ambos da Racing Point.

Russell quebrou o silêncio da pista e deixou os boxes restando pouco mais de três minutos para o final da sessão, marcando o 13º tempo. A sessão terminou com Hamilton na liderança, seguido por Bottas e Albon. Os eliminados foram Daniil Kvyat, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Sebastian Vettel e George Russell.

Q3

Os pilotos partiram à pista logo que os 12 minutos finais da classificação foram abertos. Hamilton foi o primeiro a completar volta no Q3, marcando 1min41s451, sendo seguido por Bottas, que registrou uma volta 0s578 mais lenta, e Ricciardo, que bateu o tempo de Verstappen para aparecer na terceira posição. Albon completou o grupo dos cinco melhores na primeira tentativa.

Os pilotos foram aos boxes para colocar um novo jogo de pneu. Restando quatro minutos para o final da sessão, Hamilton foi à pista para suas últimas voltas, melhorando seu tempo para 1min41s252 para garantir a pole position. Bottas ficou com a segunda posição, sendo seguido por Verstappen, Ricciardo e Albon.

Deixe seu Comentário

Comentários