Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Portugal, 12ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada na manhã deste sábado (24) no circuito de Portimão, o inglês da Mercedes marcou 1min16s652 na última volta da sessão, usando pneus médios, conquistando a 97ª posição de honra da carreira na categoria.
A segunda posição no grid ficou com Valtteri Bottas, que acabou superado em 0s102 pelo companheiro de Mercedes. Max Verstappen, com a Red Bull, ficou com a terceira colocação, e dividirá a segunda fila em Portugal com Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. A lista dos cinco primeiros foi completada por Sergio Pérez, da Racing Point.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Alexander Albon ficou com a sexta posição no grid de largada com a Red Bull, sendo seguido pelos dois pilotos da McLaren, time que viu Carlos Sainz e Lando Norris ficarem com a sétima e a oitava posições, respectivamente. Pierre Gasly colocou a AlphaTauri no nono lugar, enquanto Daniel Ricciardo, que bateu no final do Q2, não marcou tempo no Q3 e partirá em décimo com a Renault.
LEIA MAIS:
Nakagami voa no final garante a pole position da MotoGP em Teruel
O Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1 será disputado neste domingo (25), a partir das 10h10, com transmissão da TV Globo, do portal GE.Globo e da rádio Band News FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação começou com o clima um pouco mais quente em Portimão, já que a temperatura subiu para 20°C, e o asfalto tinha 35°C. A sessão começou atrasada em 30 minutos para reparos no ralo que se quebrou na última curva do circuito no final do terceiro treino livre do final de semana. Logo que a pista foi liberada, a maior parte dos pilotos deixou a pista.
Depois da habitual alternância entre os líderes nas primeiras voltas, Sergio Pérez marcou 1min18s040 para tomar a primeira posição. Pouco depois, Charles Leclerc pôs a Ferrari na frente, sendo batido por Max Verstappen. O mexicano da Racing Point, então, voltou à ponta, mas acabou superado por Valtteri Bottas, que fez 1min17s064 com a Mercedes.
Com dez minutos para o final do Q1, Lando Norris avançou para o segundo lugar, atrás apenas de Bottas. Lewis Hamilton, então, tomou o posto do piloto da McLaren, mas ficou 0s050 atrás do companheiro de Mercedes. Verstappen escapou da pista, mas voltou com tranquilidade, assim como Kimi Räikkönen com a Alfa Romeo.
Bottas melhorou o tempo, mas acabou batido por Verstappen. O holandês, porém, ficou pouco na frente, já que Hamilton fez 1min16s828 com a Mercedes. Os pilotos foram aos boxes para ajustes nos carros quando restavam seis minutos para o final. A essa altura, Romain Grosjean, Kimi Räikkönen, George Russell, Kevin Magnussen e Nicholas Latifi estavam na zona de eliminação.
Alexander Albon avançou para o sexto lugar na classificação quando restavam dois minutos para o final. Hamilton terminou como o mais rápido, sendo seguido por Verstappen e Bottas. Russell se colocou entre os 15 melhores no final, eliminando Räikkönen da próxima fase. Os outros eliminados foram Antonio Giovinazzi, Grosjean, Magnussen e Latifi.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo à pista imediatamente. Pérez foi o primeiro a registrar uma volta rápida, mas logo acabou batido por Bottas, que fez 1min16s466 usando pneus médios. Hamilton, por sua vez, reclamou do tráfego na pista, depois de ter de diminuir a velocidade ao passar por Sebastian Vettel.
Na segunda tentativa de volta, o inglês da Mercedes marcou uma volta três décimos mais lenta em relação a de Bottas. Pérez seguia na terceira colocação, enquanto a McLaren surpreendia ao colocar Sainz em quarto e Norris em quinto. Verstappen, então, marcou o terceiro tempo com os pneus macios instalados em sua Red Bull.
Restando cinco minutos para o encerramento da segunda rodada da classificação, os eliminados eram Esteban Ocon, Lance Stroll, Daniil Kvyat, Sebastian Vettel e George Russell. No minuto seguinte, os pilotos deixaram os boxes para marcarem as últimas voltas rápidas do Q2 no circuito de Portimão.
A sessão seguiu para o final com Leclerc igualando o tempo de Gasly para ficar com a nona posição. Já Daniel Ricciardo rodou e chegou a tocar a asa traseira na barreira de pneus, tendo poucos danos na asa traseira. A sessão terminou com Bottas na liderança, seguido por Hamilton e Verstappen. Ocon, Stroll, Kvyat, Russell e Vettel foram os eliminados.
Q3
A rodada final da classificação foi aberta com oito dos dez classificados indo à pista. As exceções eram Gasly e Ricciardo. Bottas foi o primeiro a registrar tempo com 1min16s986, enquanto Hamilton foi 0s047 mais lento. Albon, com pneus médios, avançou para o terceiro lugar, sendo seguido por Pérez e Norris, que optaram por usar duas voltas para aquecimento dos pneus.
Leclerc avançou para o terceiro lugar com a Ferrari, sendo seguido por Pérez. Pouco depois, Verstappen tomou a terceira posição do monegasco, ficando um décimo atrás de Bottas. Albon, ainda com os médios, seguiu em sétimo. Os pilotos, então, retornaram aos boxes para realizarem os últimos ajustes nos carros.
Sainz voltou à pista e, restando três minutos para o final, marcou o sexto tempo. As Mercedes também deixaram os boxes, e Hamilton tomou a liderança ao cravar 1min16s934. Bottas, com os médios, recuperou a pole ao registrar 1min16s754. Verstappen subiu para o segundo lugar, mas caiu uma posição após Hamilton cravar 1min16s652, garantindo a pole.
Deixe seu Comentário