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Fórmula 1
Gasly vê Hamilton ser punido, segura Sainz e vence na Itália

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  • Publicado: 06/09/2020
  • Atualizado: 06/09/2020 às 12:15
  • Por: Leonardo Marson

Pierre Gasly venceu neste domingo (6) o Grande Prêmio da Itália, oitava etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma corrida que contou com uma bandeira vermelha por um acidente com Charles Leclerc e uma punição contra Lewis Hamilton, o francês da AlphaTauri se viu na liderança a partir da volta 29, e soube conter a aproximação de Carlos Sainz para vencer pela primeira vez na principal categoria do automobilismo mundial.

Pierre Gasly
Gasly é o primeiro francês a vencer desde Olivier Panis, no GP de Mõnaco de 1996. (Foto: AlphaTauri)

A segunda posição ficou com Sainz, que andou na segunda posição na maior parte da corrida, e não conseguiu a ultrapassagem sobre Gasly na parte final, terminando 0s415 atrás do vencedor. Lance Stroll, da Racing Point, fechou a corrida na terceira posição, sendo seguido por Lando Norris, da McLaren. Valtteri Bottas, que perdeu muitas posições na largada, foi o quinto com a Mercedes.

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Daniel Ricciardo, da Renault, fechou a corrida em sexto, sendo seguido por Hamilton, que sofreu um stop and go após entrar nos boxes com os pits fechados após uma bandeira amarela provocada pelo abandono de Kevin Magnussen. O inglês da Mercedes foi seguido por Esteban Ocon, da Renault, Daniil Kvyat, da AlphaTauri, e Sergio Pérez, da Racing Point.

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A Fórmula 1 dá sequência a temporada 2020 já no próximo final de semana, quando será disputado o Grande Prêmio da Toscana, marcado para o circuito de Mugello, também na Itália.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Lewis Hamilton mantendo a primeira posição, enquanto Carlos Sainz superou Valtteri Bottas para tomar a segunda colocação. O finlandês da Mercedes despencou na classificação, caindo para sexto, depois de ser superado por Lando Norris, Sergio Pérez e Daniel Ricciardo. Max Verstappen caiu para oitavo na volta inicial.

Ainda na volta inicial, Pierre Gasly deu um toque em Alexander Albon, que escapou da pista, despencando para a 14ª colocação. Na quinta volta, Hamilton abriu três segundos em relação a Sainz. Atrás, Sebastian Vettel, então em 17º, passou reto na primeira curva do circuito, quando era pressionado por George Russell, que o superou. O tetracampeão abandonou a disputa na sétima volta.

Albon sofreu uma punição de cinco segundos por não dar espaço para Romain Grosjean ainda na primeira volta. Com dez voltas, Hamilton tinha uma vantagem de seis segundos sobre Sainz, enquanto Bottas, em sexto, passou a atacar Ricciardo. O finlandês, porém, sofria com a aproximação de Verstappen, o sétimo colocado.

Em terceiro, Norris começou a abrir vantagem sobre Pérez, chegando a 1,8 segundos de frente. Na liderança, Hamilton seguiu abrindo sobre Sainz. Mais atrás, Albon superou Charles Leclerc para assumir a 13ª colocação. Na sequência, o monegasco foi aos boxes para sua primeira parada, colocando pneus duros. Kimi Räikkönen, 12º, foi aos boxes na volta 19, uma após Leclerc.

Kevin Magnussen abandonou a disputa na 19ª volta com problemas no carro da Haas. Na passagem seguinte, Gasly foi aos boxes para sua primeira parada, colocando pneus duros. O Safety Car foi acionado na volta 20 para que o carro do dinamarquês pudesse ser retirado da pista. Hamilton e Giovinazzi entraram nos boxes, e passaram a ser investigados por entrar com o pit lane fechado.

Na volta 23, Sainz, Norris, Pérez, Ricciardo, Bottas, Verstappen e outros foram aos boxes para troca de pneus. A classificação passou a apontar liderança de Hamilton, seguido por Stroll, que não parou, Gasly, Giovinazzi e Räikkönen. A relargada veio na 24ª volta com Leclerc tomando a quarta posição ao superar as duas Alfa Romeos. Räikkönen também passou pelo italiano.

Na volta 25, Leclerc bateu com força na parabólica, provocando a segunda entrada do Safety Car na prova. Na volta seguinte, Giovinazzi foi punido com um Stop and Go de dez segundos por entrar nos boxes com os boxes fechados. Na volta 26, a direção de prova acionou a bandeira vermelha, paralisando a corrida no circuito de Monza.

Durante o período de penalização, Hamilton recebeu a punição de Stop and Go de dez segundos, também por entrar nos boxes com o pit fechado. Lando Norris passou a ser investigado por entrar de forma muito lenta nos boxes durante a primeira bandeira amarela da corrida, mas não houve ação contra o inglês. A prova parou com Hamilton na frente, seguido por Stroll, Gasly, Räikkönen e Giovinazzi.

A corrida foi retomada em bandeira amarela após 27 minutos, com os pilotos sendo autorizados a trocar os pneus. Assim, Hamilton tinha pneus duros, enquanto Stroll e Gasly usavam compostos médios. Räikkönen e Giovinazzi tinham pneus macios. Sainz, Norris, Bottas, Latifi e Ricciardo tinham pneus médios. Pérez e Verstappen entraram sob investigação por um incidente na curva 1.

A relargada, parada, aconteceu na volta 28, com Hamilton mantendo a primeira posição, sendo seguido por Gasly e Räikkönen. Stroll passou reto na primeira Di Lesmo, perdendo a posição para Giovinazzi. Sainz aparecia em quinto, mas acabou superado pelo canadense da Racing Point ainda no mesmo giro. Hamilton foi aos boxes pagar a punição no complemento da volta, retornando em 17º.

A corrida apontava Gasly na liderança, sendo seguido por Räikkönen, Giovinazzi, Sainz e Stroll. Já o incidente entre Pérez e Verstappen não teve punição. Quem foi pagar a penalização na volta 31 foi Giovinazzi, enquanto o holandês da Red Bull abandonou a disputa no mesmo giro, com problemas no carro.

Gasly abriu dois segundos para Räikkönen na volta 33, enquanto George Russell passou reto ao tentar passar por Romain Grosjean, em disputa valendo a 13ª posição. Na volta seguinte, Sainz superou Räikkönen para tomar a segunda posição, passando a estar quatro segundos atrás do francês da AlphaTauri, líder da corrida.

Na volta seguinte, Stroll passou por Räikkönen para assumir a terceira posição. Outro que passou pelo finlandês da Alfa Romeo foi Lando Norris, que assumiu a quarta posição na volta 36. Na sequência, foi a vez de Bottas passar pelo veterano, que acabou ultrapassado também por Ricciardo, caindo para sétimo. Na volta 38, Hamilton se aproximou de Albon para brigar pela 14ª posição.

Hamilton superou Albon na volta 40, tomando a 14ª colocação, enquanto Russell voltou a atacar Grosjean pelo 12º posto, posição que foi assumida pelo inglês da Mercedes na volta seguinte. Na frente, Sainz cortou a vantagem de Gasly para 2,8 segundos. Ocon e Kvyat passaram por Räikkönen na volta 44, fazendo o finlandês cair para a nona posição.

Com 45 voltas, Sainz trouxe a diferença para Gasly para a casa de dois segundos, enquanto Bottas passou a pressionar Norris pela quarta colocação. Mais atrás, Hamilton passou por Latifi para tomar a 11ª posição. Pérez passou por Räikkönen na volta 46, tomando a nona posição, enquanto Hamilton o superou alguns metros depois, entrando na zona de pontos.

Gasly passou a controlar a aproximação de Sainz restando cinco voltas para o final, impedindo que a vantagem caísse para menos de um segundo. Hamilton, por sua vez, passou por Pérez para tomar a nona posição. Stroll, em terceiro, tentava aproximação, mas não conseguia chegar nos dois líderes. Hamilton seguiu avançando e tomou a oitava posição de Daniil Kvyat.

Na penúltima volta, Sainz cortou a diferença de Gasly para menos de um segundo. Hamilton passou por Ocon para tomar o sétimo lugar, enquanto o espanhol da McLaren abriu ataque contra o francês da AlphaTauri na volta final. Gasly, porém, segurou a posição e comemorou a primeira vitória da carreira. Sainz e Stroll completaram o pódio.

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