Card image
Fórmula 1
Gasly surpreende e lidera TL3 em Baku; Verstappen bate

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/06/2021
  • Atualizado: 05/06/2021 às 7:26
  • Por: Leonardo Marson

Pierre Gasly foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio do Azerbaijão, sexta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã deste sábado (5) no circuito montado nas ruas de Baku, o francês da AlphaTauri registrou na melhor das suas voltas 1min42s251, garantindo o melhor tempo.

Pierre Gasly
Gasly obteve o melhor tempo nos cinco minutos finais da sessão. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Sergio Pérez, piloto da Red Bull que acabou o treinamento 0s344 atrás do tempo obtido por Gasly. Lewis Hamilton achou uma boa volta com a Mercedes no final do treinamento e foi o terceiro, sendo seguido pelos dois pilotos da Ferrari, time que viu Charles Leclerc terminar em quarto, à frente de Charles Leclerc.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Lando Norris, com a McLaren, fechou o treinamento com a sexta melhor marca, ficando imediatamente à frente de Fernando Alonso, piloto da Alpine que foi o sétimo na tabela de tempos. Yuki Tsunoda, com a outra AlphaTauri, acabou o treino em oitavo, sendo seguido por Esteban Ocon, da Alpine. Daniel Ricciardo, da McLaren, foi o décimo. Já Valtteri Bottas foi o 13º com a Mercedes.

LEIA MAIS:

Pérez puxa 1-2 da Red Bull no segundo treino no Azerbaijão
Verstappen lidera primeiro treino da F1 no Azerbaijão

A atividade foi marcada por uma bandeira vermelha provocada por Max Verstappen. O piloto da Red Bull e líder do campeonato acertou o muro da curva 15 quando a sessão tinha 26 minutos, danificando a suspensão de seu carro. O treinamento ficou interrompido por nove minutos para que o veículo fosse retirado da pista.

A partir das 9h será realizada a classificação que determinará as posições de largada para a sexta etapa da temporada 2021. O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 está marcado para 9h de domingo (6), com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres em Baku começou com temperatura ambiente em 27°C, e asfalto em 53°C, enquanto a umidade do ar era de 38%. A Haas mandou seus dois pilotos à pista logo que os boxes foram abertos, e o primeiro a marcar tempo foi Mick Schumacher, com 1min48s197, marca que logo foi batida por Nikita Mazepin.

Fernando Alonso foi à pista logo na sequência, avançando para o segundo lugar, mas a liderança só mudou de mãos quando Sergio Pérez, com pneus duros, marcou 1min44s404. Sem que todos os pilotos tivessem registrado voltas, Antonio Giovinazzi se colocou em segundo, seguido por seu companheiro de Alfa Romeo, Kimi Räikkönen.

Após 15 minutos de sessão, Valtteri Bottas ocupava apenas na nona posição, dois postos à frente de Lewis Hamilton. Max Verstappen, em seu primeiro giro, avançou para a sétima posição, Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na liderança da sessão com 1min43s447, sendo seguido pelos dois pilotos da Ferrari, com Charles Leclerc em segundo, e Carlos Sainz em terceiro.

Pierre Gasly, com os pneus macios, se colocou na ponta ao marcar 1min43s187 após 22 minutos de sessão. Pouco depois, Verstappen acertou a barreira de proteção na curva 15, provocando a bandeira vermelha. Antes que a paralisação ocorresse, porém, o francês da AlphaTauri conseguiu melhorar seu tempo, marcando 1min43s051.

A sessão recomeçou quando restavam 25 minutos para o encerramento. Pouco depois, Sebastian Vettel colocou a Aston Martin na oitava colocação, enquanto a Mercedes não conseguia melhorar seus tempos, seguindo com Hamilton na 13ª colocação, e Bottas em 17º. Com 18 minutos para o encerramento do treino, Lance Stroll avançou para o quarto lugar.

A sessão chegou aos 15 minutos finais com Gasly na ponta da classificação, enquanto Mazepin acertou o muro, e foi aos boxes na sequência. Com dez minutos para o encerramento da atividade, Leclerc se colocou na liderança, mas foi batido logo na sequência por Pérez, que cravou 1min42s595, usando os pneus macios.

O Safety Car Virtual foi acionado quando restavam sete minutos para o encerramento da sessão, após George Russell parar na pista com problemas de motor. Após dois minutos de neutralização, o treinamento foi retomado. Pouco depois, Gasly se colocou na liderança do treinamento ao marcar 1min42s251, enquanto Hamilton avançou para a terceira posição com a Mercedes.

A sessão foi encerrada com Gasly na liderança, seguido por Pérez e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários