Card image
Competições
FIA exige igualdade de motores entre fabricantes e clientes

1 Minuto de leitura

  • Publicado: 23/02/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:50
  • Por: Leonardo Marson
Sauber foi a única equipe a usar motores diferentes da Ferrari, sua fornecedora, no ano passado. (Foto: Sauber)

A FIA busca igualdade entre os motores das equipes de fábrica e os fornecidos para os times clientes na Fórmula 1. Para isso, a entidade máxima do automobilismo mundial anunciou nesta sexta-feira (23) novas regras para que os equipamentos sejam semelhantes não só fisicamente, mas também funcionem de forma semelhante.

LEIA MAIS:
Alonso espera McLaren mais à frente com novo carro
Williams contrata Rowland como piloto jovem oficial
McLaren apresenta MCL33 laranja para a temporada da F1
Renault fecha patrocínio com a Liga Espanhola de Futebol

Havia suspeitas por parte da FIA de que, mesmo com a obrigatoriedade das peças serem iguais, as equipes de fábrica tivessem modos diferentes de utilização em seus motores, especialmente na prova de classificação, que não poderiam ser acessados pelas equipes clientes.

Para evitar que esta situação aconteça nesta temporada, tudo deverá ser igual entre os times de fábrica e clientes. Isso inclui o modo de utilização das peças, a operação da unidade de força por um software igual ao da equipe fabricante, e especificações semelhantes de combustível e óleo.

Nas últimas duas temporadas, apenas a Ferrari cedeu, de comum acordo com os times clientes, unidades de forças diferentes. Toro Rosso, em 2016, e Sauber, em 2017, utilizavam motores com defasagem de um ano em relação ao equipamento do time de Maranello.

Foto: Sauber

Deixe seu Comentário

Comentários