Max Verstappen conquistou na manhã deste sábado (1) a pole position para a Sprint, corrida curta para o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. O piloto da Red Bull foi o mais veloz nas três rodadas da Sprint Shootout realizada no Red Bull Ring, autódromo localizado em Spielberg, cravando 1min04s440 na melhor das suas voltas.
A segunda posição ficou com Sergio Pérez, piloto que foi superado em 0s493 mais lento em relação a Verstappen, seu companheiro de equipe. Lando Norris, da McLaren, partirá em terceiro, seguido por Nico Hülkenberg, quarto com a Haas. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
A decepção foi a Mercedes, que terá de fazer corridas de recuperação com seus dois pilotos. Com problemas no carro, George Russell vai largar apenas da 15ª colocação, enquanto Lewis Hamilton sequer passou do Q1 e partirá somente da 18ª posição na corrida de logo mais.
LEIA MAIS:
Leclerc: “Não esperava estar tão perto da Red Bull”
F1: confira como ficou grid para o GP da Áustria no domingo
F1: Verstappen bate Leclerc e fatura pole position para o GP da Áustria
A corrida Sprint será disputada ainda neste sábado, a partir das 11h30, enquanto o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 tem largada marcada para 10h de domingo (2).
Confira como foi a Sprint Shootout
Q1
A classificação para a corrida Sprint começou com a pista ainda úmida no Red Bull Ring. Apesar disso, os pilotos partiram para o traçado quase todos com pneus para pista seca. Com oito minutos para o final da sessão, George Russell se colocou na frente com 1min10s819, marca que logo foi batida por Lewis Hamilton e por Fernando Alonso, que fez 1min10s333 com a Aston Martin.
Max Verstappen tomou a frente com a Red Bull marcando 1min10s201 com a Red Bull, e viu Yuki Tsunoda colocar a AlphaTauri em segundo. A marca do líder do campeonato logo foi superada primeiro por Hamilton, e depois por Nyck de Vries, que anotou 1min08s898. Já GuanYu Zhou escapou do traçado com o carro da Alfa Romeo.
Verstappen, Tsunoda e Russell se colocaram na frente, mas Oscar Piastri cravou 1min08s303 para tomar a ponta, sendo batido por Lando Norris, seu companheiro de equipe, na sequência. Alonso subiu para segundo pouco depois. Faltando cinco minutos para o encerramento da atividade, Carlos Sainz ainda não tinha tempo aferido.
Alexander Albon colocou a Williams na frente com 1min07s506, sendo superado por Sergio Pérez na sequência. Verstappen avançou para o segundo lugar, enquanto Hamilton ocupava o terceiro posto. Com dois minutos para o final, Nico Hülkenberg colocou a Haas na segunda posição, apenas um décimo atrás de Pérez, enquanto Kevin Magnussen apareceu em quarto.
Com a pista melhorando, os tempos seguiram caindo. Hamilton tomou a liderança com 1min06s624, marca que foi excluída na sequência. Verstappen, então, tomou a ponta, mas viu Sainz cravar 1min06s187 para liderar o Q1. Verstappen e Hulkenberg. Zhou, Piastri, Hamilton, Bottas e Sargeant foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da Sprint Shootout começou com praticamente todos os pilotos, exceção a Russell, partindo para a pista tão logo os boxes foram abertos. Verstappen foi o primeiro a marcar tempo, com 1min05s624, se colocando 0s385 à frente de Norris, que logo foi superado por Alonso. A Ferrari viu Sainz avançar para segundo, e Leclerc, em nono.
A Mercedes trabalhava no carro de Russell, que não saiu para a pista. Na tabela de tempos, Verstappen seguia na frente, acompanhado de Pérez e Sainz. Com dois minutos para o final, Esteban Ocon se colocou na frente com 1min05s604 com a Alpine, enquanto Kevin Magnussen apareceu em terceiro com o carro da Haas.
Sainz tomou a ponta com 1min05s434, enquanto Leclerc apareceu em quarto. Com o cronômetro zerado, Verstappen voltou para a liderança com 1min05s371. Albon, Gasly, Tsunoda, De Vries e Russell foram eliminados.
Q3
A última rodada do Shootout começou com nove dos dez pilotos partindo para a pista, o que só não foi feito por Leclerc. Verstappen marcou 1min04s613 para tomar a liderança, seguido por Norris e Pérez. Os pilotos permaneceram na pista, e Verstappen baixou ainda mais seu tempo, cravando 1min04s440 para garantir a pole position.
Deixe seu Comentário