Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen vira líder na largada e vence na Hungria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/07/2023
  • Atualizado: 23/07/2023 às 11:42
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio da Hungria, 11ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull tomou a liderança no circuito de Hungaroring ainda na largada, ao superar Lewis Hamilton, e não perdeu a primeira colocação em momento nenhum a partir daí, triunfando pela nona vez no ano. O resultado ainda manteve a invencibilidade da equipe austríaca no ano.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda colocação ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que não teve condições de acompanhar Verstappen ao longo da corrida. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, completou o pódio com a terceira colocação, sendo seguido por Lewis Hamilton, quarto com a Mercedes depois de largar da pole position e perder três posições nos metros iniciais. Oscar Piastri, com a outra McLaren, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

George Russell completou a corrida na sexta colocação com a Mercedes, após largar da 18ª posição, enquanto Charles Leclerc, piloto da Ferrari punido em cinco segundos, terminou em sétimo. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, acabou em oitavo, logo à frente de Fernando Alonso, nono com a Aston Martin. Lance Stroll, companheiro de equipe do espanhol, foi o décimo.

LEIA MAIS:

F1: Hamilton bate Verstappen por 0s003 e fatura pole na Hungria
F1: Hamilton supera dupla da Red Bull e lidera TL3 na Hungria
Leclerc lidera segundo treino livre da F1 na Hungria
F1: Russell lidera treino marcado por chuva e bandeiras vermelhas na Hungria

A Fórmula 1 terá prosseguimento já na próxima semana, com a disputa do Grande Prêmio da Bélgica, corrida marcada para o circuito de Spa-Francorchamps.

Confira como foi a corrida

A largada teve Max Verstappen tomando a ponta nos metros iniciais, sendo seguido por Oscar Piastri e Lando Norris. Lewis Hamilton, o pole, caiu para o quarto lugar, sendo seguido por Charles Leclerc. GuanYu Zhou demorou a largar, caiu para a 16ª posição e acertou Daniel Ricciardo, que atingiu Esteban Ocon, jogando-o contra Pierre Gasly. A dupla da Alpine abandonou a prova.

Enquanto Hamilton se desculpava com a equipe pela largada ruim, Verstappen passou a abrir vantagem sobre Piastri. O uso da asa móvel foi liberado na quinta volta, e no giro seguinte Sergio Pérez passou a pressionar Fernando Alonso, conseguindo a ultrapassagem dois giros depois. Alexander Albon, que largou de pneus macios, procurou os boxes logo na nona volta, recebendo pneus duros.

Enquanto Verstappen disparava três segundos em relação a Piastri na décima volta, Lance Stroll, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda foram aos boxes, com o japonês tendo uma parada lenta com a AlphaTauri. Zhou, que tomou uma punição de cinco segundos pelo acidente na largada, foi aos boxes na volta 11. Todos estes pilotos receberam pneus duros para a sequência da corrida.

Com Verstappen abrindo cada vez mais frente, a McLaren orientou Piastri a acelerar ao máximo. Logan Sargeant fez sua parada na volta 14, enquanto Pérez passou a atacar Sainz, que com pneus macios, avisou a Ferrari para fazer a parada nos boxes, o que ocorreu na volta 16. Hamilton e Nico Hülkenberg pararam no giro 17, também recebendo pneus duros.

A McLaren chamou Norris aos boxes na volta 18, o que foi seguido por Leclerc pela Ferrari no mesmo momento. O time italiano, porém, demorou 9,4 segundos na troca de pneu. Piastri fez seu pit stop no giro 19, retornando atrás de Norris, na quinta posição. Já o monegasco superou Stroll para tomar o nono posto. Alonso, que largou de pneus médios, foi aos boxes na volta 21.

Com uma vantagem confortável, Verstappen fez sua troca de pneus no 23º giro, ganhando pneus duros. A Red Bull chamou Pérez na volta seguinte e lhe deu pneus médios usados, enquanto Hamilton passou por Russell na 25ª volta, tomando o quarto lugar. Com pneus mais rápidos, o mexicano superou Sainz na volta 27, e Russell na passagem seguinte, tomando o quinto lugar.

Russell, que estava com pneus duros, foi aos boxes na volta 29, recebendo um jogo de pneus médios. A segunda rodada de parada nos boxes foi aberta por Ricciardo, que recebeu compostos médios da AlphaTauri na volta 30, o que ocorreu com Albon no giro 32, e Stroll, na volta 35. Enquanto isso, Verstappen disparava mais de dez segundos sobre Norris, o segundo colocado.

Com 40 voltas, Pérez passou a pressionar Hamilton, o quarto colocado, enquanto Hulkenberg e Zhou visitaram os boxes. Verstappen, por sua vez, chegou aos 17 segundos de frente na volta 42. O mexicano passou a atacar o heptacampeão no mesmo momento, com o piloto da Mercedes se defendendo na primeira tentativa. No complemento do giro, Piastri e Pérez foram aos boxes.

Pérez superou Piastri na 47ª passagem, tomando o terceiro lugar. Na volta 48, Charles Leclerc foi punido em cinco segundos por estourar o limite de velocidade nos boxes. Hamilton fez nova parada nos boxes na volta 50 recebendo pneus médios, enquanto Verstappen fez a mesma coisa dois giros depois. Com 57 voltas, o heptacampeão passou pelo australiano da McLaren, tomando o quarto lugar.

Aos poucos, Pérez passou a se aproximar de Norris, o segundo colocado, mas viu o piloto da McLaren responder logo depois. Na volta 65, Russell passou por Sainz para tomar o sétimo lugar. Hamilton, por sua vez, chegou em Pérez na volta 68, sem conseguir chegar no mexicano. Logan Sargeant rodou com a Williams na volta 69. Verstappen, com 30 segundos de frente, chegou tranquilo para vencer.

Deixe seu Comentário

Comentários