Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen mostra força e lidera terceiro treino no Japão

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/10/2022
  • Atualizado: 08/10/2022 às 1:15
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão, 18ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na sessão realizada no início da madrugada deste sábado (8) no circuito de Suzuka, o piloto da Red Bull anotou na melhor das suas voltas 1min30s671, usando pneus macios para registrar este tempo.

Max Verstappen
Verstappen pode ser campeão neste final de semana. (Foto: Getty Images)

A segunda posição acabou nas mãos de Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi 0s294 mais lento em relação a Verstappen. Charles Leclerc, com a outra Ferrari do grid, ficou com a terceira colocação. Fernando Alonso, com a Alpine, ficou com a quarta colocação, enquanto Sergio Pérez, da Red Bull, fechou a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

George Russell colocou a Mercedes na sexta colocação ao final do treinamento, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Lando Norris, com a McLaren, fechou a sessão com o oitavo tempo, enquanto Esteban Ocon, da Alpine, e Lance Stroll, da Aston Martin, completaram a lista dos dez mais rápidos.

LEIA MAIS:
F1: Russell lidera segunda sessão de treinos livres no Japão
F1: Fernando Alonso lidera TL1 marcado por chuva no Japão

Logo mais, a partir das 3h, será realizada a classificação que determinará as posições de largada, com transmissão da Band e do BandSports. O Grande Prêmio do Japão de F1 tem largada marcada para 2h de domingo (9), com exibição ao vivo da Band.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres em Suzuka começou com pista seca e temperatura ambiente em 22°C, enquanto a umidade do ar estava em 51%. O asfalto tinha 31°C no momento em que os boxes foram abertos, com diversos pilotos partindo para a pista imediatamente, já que a sexta-feira contou apenas com trabalhos na pista molhada.

O primeiro a registrar tempo foi Carlos Sainz, que marcou 1min35s491 usando os pneus macios. Sebastian Vettel e Lance Stroll se colocaram na segunda posição, até que Lando Norris se colocou na frente, sendo superado pela dupla da Red Bull, primeiro por Sergio Pérez, e depois por Max Verstappen, que marcou 1min32s050.

Nicholas Latifi escapou da pista na chicane final do traçado, retornando à pista sem problemas. A Mercedes, por sua vez, via Lewis Hamilton na 14ª posição, um posto à frente de George Russell. O heptacampeão, porém, usava pneus duros, enquanto seu companheiro de equipe tinha os compostos médios em seu carro.

Os tempos deixaram de cair com os pilotos usando ao máximo os jogos de pneus, o que mantinha Verstappen na ponta, enquanto Sainz aparecia em oitavo e Charles Leclerc, com a outra Ferrari, em 11º. Com 28 minutos de sessão, Hamilton voltou para a pista, agora usando os com pneus macios, marcando o terceiro tempo, ficando à frente de Valtteri Bottas, da Alfa Romeo.

Russell, com a outra Mercedes, se colocou na segunda posição, ainda distante 0s948 do tempo obtido por Verstappen. Pouco depois, Fernando Alonso se colocou no segundo posto, sendo seguido por seu companheiro de Alpine, Esteban Ocon. A Ferrari mandou seus pilotos para a pista e viu Sainz marcar 1min30s965, sendo seguido por Leclerc, que foi 0s423 mais lento.

Daniel Ricciardo travou pneus e escapou na chicane, perdendo tempo. O treinamento entrou nos 20 minutos finais com Alexander Albon avançando para a quarta colocação com a Williams. Pouco depois, Verstappen pulou para a segunda posição, apenas 0s351 distante de Sainz, usando compostos médios em sua volta.

Com dez minutos para o encerramento da sessão, Zhou avançou para o quinto lugar com a Alfa Romeo, caindo um posto após Russell marcar o quarto tempo, ficando à frente de Hamilton, que se colocou no top-5. Logo atrás da dupla da Mercedes apareceu Ricciardo, com a McLaren, que acabou superado por Norris e por Stroll na sequência.

Leclerc voltou à pista com os pneus macios e retomou a segunda posição, apenas 0s015 distante de Sainz. Pouco depois, Verstappen foi à pista com pneus macios e tomou o melhor tempo ao cravar 1min30s671. Ainda houve tempo para que Alonso avançasse ao quarto lugar.

Deixe seu Comentário

Comentários