Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Espanha, sétima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma atividade que contou com pouquíssimo tempo de pista seca, chuva e poucos carros na pista neste sábado (3) no Circuito de Barcelona, o piloto da Red Bull anotou 1min13s664, usando pneus macios.
A segunda colocação ficou com Sergio Pérez, que acabou com um tempo 0s250 distante do obtido por Verstappen, seu companheiro de equipe. Lewis Hamilton, com a Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Carlos Sainz, quarto melhor com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores foi completado por Fernando Alonso, piloto da Aston Martin.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
George Russell colocou sua Mercedes na sexta colocação na tabela de tempos, enquanto Charles Leclerc, com a Ferrari, fechou o treinamento em sétimo. Valtteri Bottas fechou a sessão com o oitavo tempo a bordo da Alfa Romeo, ficando à frente de Yuki Tsunoda, nono com a AlphaTauri. Lando Norris, da McLaren, acabou com o décimo tempo.
LEIA MAIS:
Verstappen domina segundo treino da F1 na Espanha
Verstappen lidera primeiro treino da F1 na Espanha
A atividade contou ainda com uma interrupção. Logo com oito minutos de pista liberada, Logan Sargeant escapou da pista na curva 14 do circuito catalão, atravessou o trecho com brita e acertou seu Williams contra o muro. A direção de prova acionou a bandeira vermelha apenas alguns instantes depois. Minutos mais tarde, a chuva caiu sobre o Circuito de Barcelona.
A partir das 11h será realizada a classificação que determinará as posições de largada. O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado no domingo (4), a partir das 10h.
Confira como foi o treino
A terceira sessão de treino livre começou com temperatura em 21°C, umidade do ar em 67% e uma chance de 80% de chuva durante o treinamento. O asfalto estava em 27°C e todos os 20 pilotos partiram para a pista tão logo os boxes foram abertos. O primeiro a registrar tempo foi Logan Sargeant, com 1min16s529 com pneus macios.
Pouco tempo depois, Sergio Pérez se colocou na frente, sendo logo superado por Max Verstappen, que cravou 1min13s664. Lewis Hamilton apareceu em terceiro mesmo reclamando da dirigibilidade de sua Mercedes, enquanto George Russell apareceu em quarto. A lista dos cinco melhores era completada por Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo.
A Alpine, que inicialmente mandou seus pilotos à pista com pneus médios, devolveu Pierre Gasly e Esteban Ocon à pista com pneus macios, mas a bandeira vermelha foi acionada antes que os dois pudessem completar voltas. Logan Sargeant bateu e ficou na brita na curva 14 do circuito localizado em Montmeló, paralisando o treinamento.
Antes da interrupção, Carlos Sainz conseguiu colocar a Ferrari na quarta colocação, enquanto Fernando Alonso, com a Aston Martin, apareceu em quinto. Durante o período de bandeira vermelha, a chuva passou a atingir o circuito, molhado a pista. A pista foi liberada aos pilotos com 19 minutos de treino, mas os pilotos seguiram nos boxes em um primeiro momento.
Com 32 minutos de sessão, Lando Norris quebrou o silêncio em Barcelona e partiu para a pista com pneus intermediários instalados em sua McLaren, retornando aos boxes após uma volta. Oito minutos mais tarde, foi a vez de Sainz e Leclerc partirem para a pista com os compostos intermediários. O espanhol arcou uma volta em 1min26s155, 12 segundos acima do obtido por Verstappen.
Aos poucos, os pilotos começaram a partir para a pista com os pneus para chuva leve, aproveitando que a pista estava apenas úmida. Os tempos de volta, contudo, seguiam bastante altos, com Verstappen, que voltou à pista com 12 minutos para o final da sessão, marcando um giro dez segundos mais lento em relação a própria marca feita com pneus macios.
Nos dez minutos finais, Lance Stroll escapou da pista com sua Aston Martin, voltando ao traçado. Lando Norris, por sua vez, voltou ao circuito com pneus macios, o que foi repetido por outros pilotos. Os tempos, porém, não baixaram, e Verstappen completou a sessão na frente, seguido por Pérez e Hamilton.
Deixe seu Comentário