Max Verstappen conquistou neste sábado (17) a pole position para o Grande Prêmio do Canadá, oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma classificação realizada sob chuva no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, o piloto da Red Bull marcou 1min25s858 com os pneus intermediários, garantindo a posição de honra.
A segunda posição ficou com Nico Hülkenberg, piloto da Haas que foi 1s244 mais lento em relação a Verstappen. Fernando Alonso, com a Aston Martin, vai largar em terceiro, dividindo a segunda fila com Lewis Hamilton, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores foi completado por George Russell, também de Mercedes.
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Esteban Ocon colocou a Alpine na sexta colocação, enquanto Lando Norris foi o sétimo com a McLaren. Carlos Sainz, da Ferrari, vai largar da oitava posição, enquanto Oscar Piastri, com a outra McLaren, partirá em nono. A décima posição ficou com Alexander Albon, piloto da Williams que liderou o Q2 da classificação em Montreal.
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A sessão contou com duas decepções: Charles Leclerc e Sergio Pérez. Os dois não conseguiram se classificar para a terceira rodada e vão dividir a sexta fila do grid, com o monegasco da Ferrari partindo em 11º, e o mexicano da Red Bull, em 12º. Quem também não conseguiu avançar para a rodada final foi Lance Stroll, único canadense do grid que vai largar da 13ª posição com a Aston Martin.
A sessão contou com bandeiras vermelhas. Logo no início da atividade, GuanYu Zhou teve uma falha em sua Alfa Romeo, que ficou parada na pista. Pouco depois, o chinês conseguiu sair do local sozinho, mas a direção de prova já havia interrompido a sessão. Depois, no Q3, Oscar Piastri bateu na curva 7, causando nova paralisação.
O Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 será disputado neste domingo (18), a partir das 15h.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão começou com chuva em Montreal, temperatura em 16ºC e umidade do ar em 88%. O asfalto estava em 18°C. Logo no início de sua volta, GuanYu Zhou teve um problema de falta de potência em sua Alfa Romeo, ficando lento na pista. Pouco depois, com três minutos de treino, o chinês parou o carro na curva 6, causando uma bandeira vermelha. Depois, o piloto fez o veículo funcionar e o tirou da pista.
Pouco antes, Logan Sargeant havia feito o tempo de 1min27s231, sendo seguido por Alexander Albon, seu companheiro de Williams, e Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo. Após alguns minutos, a direção de prova acionou a bandeira verde e os pilotos voltaram a pista. Max Verstappen, então, marcou 1min24s106, tomando a liderança. Kevin Magnussen pulou para segundo.
Com dez minutos para o final do Q1, Fernando Alonso apareceu na liderança com a Aston Martin, mas viu Verstappen marcar 1min22s843, retomando a ponta. O espanhol, então, retomou a ponta ao marcar 1min22s655, e era seguido por Verstappen e Lando Norris, que subiu para o terceiro lugar com a McLaren com oito minutos para o final do treino. Chales Leclerc e Nico Hulkenberg fechavam o top-5.
Verstappen recuperou o melhor tempo com sete minutos para o final, cravando 1min21s988. George Russell, por sua vez, avançou para o quarto lugar com a Mercedes, enquanto Lewis Hamilton cometeu um pequeno erro e apareceu em oitavo, subindo para terceiro na volta seguinte, sendo superado por Leclerc na sequência.
O holandês da Red Bull melhorou ainda mais seu tempo, e chegou aos 1min21s739 restando dois minutos para o final. Albon, por sua vez, avançou ao quinto lugar, enquanto Alonso tomou a ponta com 1min21s583. Brigando para não ser eliminado, Lance Stroll pulou para a oitava colocação. Pouco depois, Tsunoda superou Sainz, que tinha um “trenzinho” atrás de si próximo do estouro do cronômetro, e Kevin Magnussen não conseguiu abrir volta.
Alonso melhorou seu tempo, mas Verstappen marcou 1min20s851 para liderar a sessão, relegando o espanhol ao segundo lugar. Hamilton, Russell e Leclerc fecharam o top-5. Tsunoda, Gasly, De Vries, Sargeant e Zhou foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a direção de prova permitindo aos pilotos usar o DRS. Albon saiu para a pista com pneus slicks, enquanto os outros pilotos contavam com pneus intermediários. Verstappen foi quem fez a primeira volta, com 1min20s135, enquanto Stroll rodou com os pneus intermediários, acertando levemente o muro.
Com 11 minutos para o final, Russell tomou a ponta com 1min20s098. Albon completou seu giro com o 12º tempo, mas marcou o melhor terceiro setor da pista. Verstappen, então, foi aos boxes para colocar pneus slicks, o que foi seguido por Bottas e por Norris. Pouco depois, Albon marcou o melhor tempo, com 1min19s471, enquanto Alonso, ainda com os intermediários, marcou o segundo tempo.
Em alguns trechos da pista, a chuva voltava, enquanto Albon voltou a melhorar seu tempo, com 1min18s725. Com 7min, apenas Alonso, Russell, Hamilton, Magnussen e Stroll tinham pneus intermediários em seus carros. Verstappen avançou ao segundo lugar, enquanto Sainz estava lento na pista, e quase acabou atingido pelo tailandês da Williams.
Com quatro minutos para o final, Oscar Piastri colocou a McLaren na quarta posição. Pouco depois, todos os pilotos já usavam pneus macios slicks em seus carros, exceção feita a Pérez, que vinha em 12º com a Red Bull. A chuva aumentou em Montreal, e alguns pilotos voltaram aos boxes para colocar pneus intermediários.
A sessão terminou com Albon sendo o piloto mais rápido, sendo seguido por Verstappen, Norris, Piastri e Alonso. Leclerc, Pérez, Stroll, Magnussen e Bottas foram os eliminados.
Q3
A rodada final começou com os pilotos voltando à pista com pneus intermediários e sem a possibilidade de uso da asa móvel. Verstappen marcou 1min27s059, com Esteban Ocon marcando o segundo tempo, seguido por Nico Hulkenberg. Pouco depois, Alonso pulou para segundo, ficando à gente de Hamilton e Russell. Lando Norris, com a McLaren, vinha em quinto.
Verstappen melhorou seu tempo, cravando 1min25s858, enquanto Hulkenberg tomou o segundo tempo. Oscar Piastri bateu na curva 7 e chamou a bandeira vermelha com 7min11s para o encerramento da sessão. Após alguns instantes, a atividade foi retomada, mas com chuva mais forte em relação ao que havia antes da paralisação.
Sainz escapou da pista restando cinco minutos para o final da classificação. Os pilotos recolheram aos boxes e o treino acabou com pole position para Verstappen.
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