Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen acerta volta no final e lidera treino livre na Áustria

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/06/2023
  • Atualizado: 30/06/2023 às 9:37
  • Por: Leonardo Marson

O holandês Max Verstappen foi o piloto mais rápido do único treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na parte final do treinamento realizado no Red Bull Ring, o piloto da Red Bull registrou 1min05s742, usando pneus médios em seu carro, não sendo batido pelos adversários.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição acabou nas mãos de Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi superado em 0s241 por Verstappen. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o terceiro, sendo seguido por Lewis Hamilton, quarto com a Mercedes após liderar boa parte da sessão. Sergio Pérez, da Red Bull, completou a lista dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lance Stroll, da Aston Martin, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Kevin Magnussen, sétimo com a Haas. Fernando Alonso se colocou em oitavo com a outra Aston Martin. George Russell, com a Mercedes, acabou o treinamento com o oitavo lugar na folha de tempos, enquanto GuanYu Zhou, com a Alfa Romeo, foi o décimo.

LEIA MAIS:
F1: Sainz agradece atualizações da Ferrari na Áustria
F1: Pérez fora do dia de mídia na Áustria após mal-estar
F1: Hamilton insiste em mudanças nas características do W14

A partir do meio-dia será realizada a classificação que determinará o grid de largada para o domingo, quando o Grande Prêmio da Áustria será disputado a partir das 10h.

Confira como foi o treino

A única sessão de treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 começou com temperatura ambiente de 26ºC e umidade do ar em 38%. O asfalto estava em 45°C. Com apenas 60 minutos antes da classificação, os pilotos partiram para a pista imediatamente, e Lewis Hamilton foi o primeiro a marcar tempo, cravando 1min09s021 com pneus duros em sua Mercedes.

Logo depois, Max Verstappen tomou a ponta, mas foi superado por Sergio Pérez, que anotou 1min07s595, monopolizando a liderança da tabela de tempos para a Red Bull. Os dois seguiram trocando melhores voltas até que o líder do campeonato anotasse 1min06s961 com nove minutos de treinamento. Pouco depois, Fernando Alonso colocou a Aston Martin na frente com 1min06s656 com pneus médios.

Hamilton avançou ao segundo lugar com a Mercedes, enquanto Valtteri Bottas pulou para o quinto lugar com a Alfa Romeo. Verstappen voltou à pista e marcou 1min06s598, novamente com pneus duros. Com 17 minutos de sessão, chamava atenção o fato de os pilotos da Williams só saírem naquele momento para as primeiras voltas na atividade.

Pouco tempo depois, Hamilton voltou para a ponta da tabela de classificação, marcando 1min06s416, também com pneus duros. Já Alexander Albon, com a Williams, anotou o quinto tempo com a Williams. Alonso, com pneus médios, se mantinha com o terceiro posto, enquanto Lance Stroll aparecia em sexto com a outra Aston Martin.

A sessão passou da metade com os pilotos trabalhando nas simulações de corrida, o que fez com que os tempos de volta deixassem de cair. Pierre Gasly acabou atrapalhado por Stroll em um de seus giros. Com 20 minutos para o final, Charles Leclerc travou os pneus de sua Ferrari, perdendo tempo em sua volta rápida.

Com 11 minutos para o encerramento do treino, Lance Stroll se colocou na segunda posição com os pneus macios, ficando 0s134 distante do tempo de Hamilton, que escapou da pista pouco depois, sem causar maiores problemas para sua Mercedes. Na parte final do treino, alguns pilotos passaram a usar pneus macios, e Leclerc cravou 1min06s209, com Pérez em segundo.

Verstappen tomou a liderança com sete minutos para o final da sessão com 1min06s084, usando pneus médios. Pouco depois, Carlos Sainz, com pneus macios, anotou 1min05s983. O holandês da Red Bull apareceu lento na pista com pouco mais de dois minutos para o final do treinamento. Pouco depois, em uma volta rápida, o líder do campeonato marcou 1min05s742, fechando o treino na liderança.

Deixe seu Comentário

Comentários