Max Verstappen venceu neste domingo (5) o Grande Prêmio do Bahrein, etapa de abertura da temporada 2023 da Fórmula 1. Dominante desde a largada, o bicampeão e piloto da Red Bull se manteve à frente ao longo das 57 voltas, exceção feita ao momento da primeira parada nos boxes, quando caiu para o segundo lugar, e garantiu o triunfo no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir.
A segunda posição ficou com Sergio Pérez, que completou o 1-2 da Red Bull após deixar Charles Leclerc para trás na 26ª volta, se valendo de pneus macios, ante duros do monegasco da Ferrari, que abandonou na volta 41. Fernando Alonso completou o pódio com a terceira posição a bordo da Aston Martin, sendo seguido por Carlos Sainz, piloto da Ferrari que se defendeu de Lewis Hamilton, que terminou em quinto com a Mercedes.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Lance Stroll cruzou a linha de chegada na sexta colocação com a outra Aston Martin do grid, sendo seguido por George Russell, sétimo com a Mercedes. Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, conseguiu segurar a aproximação de Pierre Gasly para terminar em oitavo, relegando o rival da Alpine em nono. Alexander Albon, da Williams, foi o décimo.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen se destaca e conquista pole do GP do Bahrein
A Fórmula 1 volta a correr daqui duas semanas, com a realização do Grande Prêmio da Arábia Saudita, no circuito de Sakhir.
Confira como foi a corrida
A corrida em Sakhir começou com Max Verstappen mantendo a primeira colocação, enquanto Charles Leclerc superou Sergio Pérez para tomar o segundo lugar, relegando o mexicano para o terceiro lugar. Carlos Sainz apareceu em quarto, seguido por Fernando Alonso. O espanhol, porém, foi tocado por Lance Stroll, que perdeu uma frenagem, e perdeu posições para Lewis Hamilton e George Russell.
Verstappen rapidamente começou a abrir vantagem em relação a Leclerc, chegando aos três segundos de frente logo na quarta volta. No giro seguinte, Stroll passou por Valtteri Bottas para tomar a oitava colocação. Pérez, em terceiro, passou a se aproximar do monegasco da Ferrari, enquanto Sainz não conseguia acompanhar o ritmo dos ponteiros.
Russell escapou da pista na curva 10 na oitava volta da corrida, voltando a se aproximar de Hamilton pouco depois. Ao mesmo tempo, a dupla da Mercedes via Alonso se aproximar dos dois. Pierre Gasly foi aos boxes na décima volta, recebendo da Alpine pneus duros para a sequência da corrida. Já Verstappen seguia na liderança da prova com sete segundos de frente para Leclerc.
Lando Norris e Yuki Tsunoda foram aos boxes na volta 11, também colocando pneus duros. Na pista, Alonso abriu ataque sobre Russell pela sexta posição. Na volta 12, foi a vez de Valtteri Bottas e Alexander Albon fazerem suas paradas. Hamilton fez a troca de pneus para os duros na volta 13, em momento em que Alonso passou por Russell, tomando a quinta colocação.
A Ferrari chamou Leclerc e Sainz para os boxes na volta 14, mesmo momento em que Russell fez sua parada, todos colocando pneus duros. Oscar Piastri fez a mesma coisa, mas teve problemas com a McLaren, abandonando a disputa. Verstappen e Alonso fizeram seus pits no 15º giro, com o holandês partindo para pneus macios. Já Esteban Ocon foi punido em cinco segundos por erro de procedimento de largada.
As paradas nos boxes seguiram na 16ª volta com Stroll, que recebeu compostos duros, enquanto Pérez parou dois giros depois, colocando pneus macios. Na 20ª volta, Stroll passou por Bottas para tomar a oitava posição. Mais na frente, Pérez passou a cortar a diferença em relação a Leclerc, se valendo dos pneus macios mais novos, ante duros na Ferrari do monegasco.
Verstappen, também com pneus macios, seguiu abrindo vantagem sobre Leclerc, alcançando 12 segundos na 24ª volta. Ocon, por sua vez, foi punido novamente, agora em dez segundos, por não cumprir punição no tempo devido. Pérez passou a atacar Leclerc, conseguindo a ultrapassagem na abertura da 26ª volta para tomar o segundo lugar.
Gasly abriu a segunda janela de paradas nos boxes na volta 27, enquanto Albon e Tsunoda pararam no giro seguinte. Ocon, por sua vez, foi punido novamente, agora por limite de velocidade nos boxes. Verstappen seguia tranquilo na frente, com uma vantagem de 13,6 segundos em relação a Pérez, enquanto tinha 19 segundos de frente para Leclerc.
Bottas foi aos boxes na volta 30, o que foi seguido por Magnussen. Hamilton, Stroll e Sargeant fizeram a mesma coisa no giro seguinte, enquanto Sainz e Russell trocaram pneus na volta 32. Todos ganharam um jogo de pneus duros cada. Na 34ª volta, foi a vez de Leclerc parar nos boxes, também para receber compostos de faixa branca.
Pérez foi aos boxes na volta seguinte, também ganhando pneus duros, enquanto Alonso, em seu segundo pit, ganhou compostos duros também, retornando à pista atrás de Hamilton. Verstappen foi o último a fazer a segunda parada nos boxes, também partindo para pneus duros, mantendo a liderança da corrida em Sakhir.
Alonso abriu ataque sobre Hamilton a partir da 37ª volta, e chegou a se colocar na frente, sendo superado segundos depois pelo inglês. No 38º giro, o espanhol da Aston Martin conseguiu a ultrapassagem, tomando o quinto lugar. Leclerc abandonou a disputa na 41ª volta com problemas na Ferrari, estacionando na pista, causando um Safety Car Virtual. Albon, Gasly, Tsunoda, Sargeant, Magnussen e Hulkenberg aproveitaram para fazer nova parada nos boxes.
A corrida foi retomada já na volta 42, com Gasly tomando a nona posição de Albon, enquanto Ocon foi aos boxes. Outro que se aproveitou dos pneus novos foi Tsunoda, que passou por Zhou e De Vries para tomar o 11º lugar. Alonso, por sua vez, abriu ataque sobre Sainz no 45º giro, tomando o terceiro lugar. O espanhol da Ferrari, então, passou a ser pressionado por Hamilton.
Verstappen mantinha a liderança restando dez voltas para o final, apenas controlando a distância em relação a Pérez, que vinha dez segundos atrás. Um pouco mais atrás, Sainz seguia pressionado por Hamilton, com o espanhol conseguindo abrir um segundo em relação ao heptacampeão do mundo na abertura da volta 50.
Stroll cometeu um erro e escapou da pista, mas ainda se manteve em sexto, enquanto Tsunoda passou a atacar Albon pela décima posição. Outro que também se aproximava rapidamente do rival à frente era Gasly, sobre Bottas. A corrida chegou ao final e Verstappen seguiu para a vitória, seguido por Pérez e Alonso.
Deixe seu Comentário