Muito se falou no último final de semana, especialmente nas redes sociais, sobre uma “maldição” que atinge a Fórmula 1: o vencedor do primeiro Grande Prêmio do ano não costuma sair com o título da temporada ao final do ano. Algo para que Max Verstappen, vencedor do GP do Bahrein no domingo passado, ficar preocupado? Se levarmos em conta apenas as estatísticas dos últimos dez anos, sim.
Considerando o período entre 2013 e 2022, em apenas duas oportunidades o vencedor da primeira corrida do ano faturou, meses depois, o título de campeão do mundo. A última vez que isso ocorreu foi em 2016, quando Nico Rosberg venceu o GP da Austrália, em Melbourne, e terminou o ano campeão. Isso ocorreu um ano antes com Lewis Hamilton.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Neste período, na maior parte do tempo a corrida que abriu o campeonato foi o GP da Austrália, que recebeu a primeira etapa da temporada até 2019. Em 2014, 2015 e 2016, com a Mercedes muito dominante, o time venceu a prova em Melbourne e o campeonato. Isso ocorreu também em 2019, também no circuito de Albert Park, e em 2020, na Áustria.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen abre vantagem no início e vence GP do Bahrein
Em todos os outros anos, pilotos de uma determinada equipe venceram a primeira corrida do ano, mas um representante de outro time se sagrou campeão. Em 2013, Kimi Räikkönen venceu na Austrália com a Ferrari, mas viu Sebastian Vettel, então piloto da Red Bull, foi o campeão. O alemão, pelo time de Maranello, venceu em Melbourne em 2017 e 2018, mas viu Hamilton ser campeão nos dois anos.
Em 2021 e 2022, Verstappen terminou o ano como campeão, mas não venceu a primeira corrida do ano, disputada no Bahrein. Se em 2021 o vencedor foi Hamilton, no ano passado o ganhador em Sakhir foi Charles Leclerc. O holandês, que demonstrou ritmo forte tanto na pré-temporada quanto no Bahrein neste domingo, terá outros 22 GPs para jogar contra o que se viu nos últimos anos.
Veja quem venceu as primeiras corridas nos últimos anos e quem saiu campeão do mundo:
2022
Vencedor na 1ª etapa – Charles Leclerc (Bahrein)
Campeão – Max Verstappen
2021
Vencedor na 1ª etapa – Lewis Hamilton (Bahrein)
Campeão – Max Verstappen
2020
Vencedor na 1ª etapa – Valtteri Bottas (Áustria)
Campeão – Lewis Hamilton
2019
Vencedor na 1ª etapa – Valtteri Bottas (Austrália)
Campeão – Lewis Hamilton
2018
Vencedor na 1ª etapa – Sebastian Vettel (Austrália)
Campeão – Lewis Hamilton
2017
Vencedor na 1ª etapa – Sebastian Vettel (Austrália)
Campeão – Lewis Hamilton
2016
Vencedor na 1ª etapa – Nico Rosberg (Austrália)
Campeão – Nico Rosberg
2015
Vencedor na 1ª etapa – Lewis Hamilton (Austrália)
Campeão – Lewis Hamilton
2014
Vencedor na 1ª etapa – Nico Rosberg (Austrália)
Campeão – Lewis Hamilton
2013
Vencedor na 1ª etapa – Kimi Raikkonen (Austrália)
Campeão – Sebastian Vettel
Deixe seu Comentário