Card image
Fórmula 1
F1: Sainz lidera treino marcado pela chuva na Bélgica

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/07/2023
  • Atualizado: 28/07/2023 às 9:35
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz foi o piloto mais rápido do treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma atividade realizada debaixo de muita chuva no circuito de Spa-Francorchamps nesta sexta-feira (28), o piloto da Ferrari registrou no melhor dos seus giros 2min03s207, usando pneus intermediários.

Carlos Sainz
Foto: Formula 1

A segunda posição ficou com Oscar Piastri, piloto da McLaren que foi 0s585 atrás do tempo obtido por Sainz. Lando Norris, com a outra McLaren, terminou a sessão com o terceiro posto, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores do treinamento foi completado por Sergio Pérez, piloto da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Alexander Albon, que liderou a maior parte da sessão com a Williams, foi o sexto mais rápido, terminando à frente de Yuki Tsunoda, sétimo com a AlphaTauri. Kevin Magnussen, piloto da Haas, fechou o treino com o oitavo tempo, ficando à frente de Daniel Ricciardo, nono com a outra AlphaTauri. Nico Hülkenberg, da Haas, completou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Veja a programação e onde assistir ao GP da Bélgica de F1

Alguns pilotos não registraram tempos de volta na única sessão de treino livre do final de semana. Foram os casos do líder do campeonato, Max Verstappen, da Red Bull, e da dupla da Alpine, formada por Pierre Gasly e Esteban Ocon. Já Fernando Alonso, com a Aston Martin, foi o 11º, e Lewis Hamilton marcou o 12º tempo com a Mercedes, ficando uma posição à frente de George Russell.

A atividade contou ainda com um acionamento da bandeira vermelha ocorrida com 30 minutos de sessão. Logan Sargeant aquaplanou com o carro da Williams no final da reta Kemmel, acertando a barreira de proteção. Alguns minutos mais tarde, a pista foi liberada.

A partir do meio-dia será realizada a classificação que determinará as posições de largada para a corrida de domingo, que tem largada marcada para 10h.

Confira como foi o treino

A única sessão livre do final de semana começou com temperatura de 17°C, asfalto molhado e com 22°C e umidade do ar em 94%. O primeiro piloto a sair para a pista foi Alexander Albon, que tinha pneus intermediários em sua Williams. Isso foi seguido por Logan Sargeant, enquanto Lewis Hamilton, George Russell, Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas partiram para a pista com pneus de chuva extrema.

O tailandês foi justamente o primeiro a marcar tempo, cravando 2min08s394. Hamilton, com os pneus de faixa azul, foi 1s905 mais lento que o piloto da Williams, e logo foi superado por Tsunoda. Pouco depois, Albon escapou da pista, retornando ao traçado pouco depois. Outro que saiu do traçado foi Daniel Ricciardo, que faz seu segundo Grande Prêmio com a AlphaTauri.

Após alguns minutos sem carros na pista, Carlos Sainz quebrou o silêncio aos 15 minutos de atividade, se colocando na segunda posição, ainda 0s687 distante do tempo de Albon. Sergio Pérez foi outro a sair para a pista, mas diminuiu a velocidade no setor final, marcando apenas o oitavo tempo com o carro da Red Bull. Pierre Gasly escapou da pista com a Alpine com 23 minutos de sessão.

Charles Leclerc, com os pneus de chuva extrema, anotou 2min08s148 com 24 minutos de sessão, tomando a liderança da atividade, sendo seguido por Pérez. Os tempos seguiram caindo, e Lando Norris se colocou na liderança com 2min04s484, usando os pneus intermediários. No minuto seguinte, Oscar Piastri avançou para a ponta ao marcar 2min03s792, também com os intermediários.

Sainz avançou para a ponta da tabela de tempos com 2min03s207 com a Ferrari. No fechamento da primeira metade da sessão, GuanYu Zhou escapou da pista, o que ocorreu também com Albon. A bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no final de semana após Logan Sargeant bater após aquaplanar no final da reta Kemmel, acertando a barreira de proteção.

A pista foi liberada após alguns minutos, mas com o aumento da força da chuva, as equipes mantiveram seus pilotos nos boxes. O silêncio foi quebrado quando restavam 13 minutos para o final da sessão pelas Red Bull, equipe que mandou para a pista Pérez e Max Verstappen. O holandês saiu para a pista pela primeira vez na atividade, retornando aos boxes sem abrir volta rápida.

A sessão foi encerrada sem que os tempos baixassem, e Sainz foi o mais veloz, seguido por Piastri e Norris.

Deixe seu Comentário

Comentários