Card image
Competições
F1: por melhores corridas, Sochi considera mudanças

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/02/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:50
  • Por: Leonardo Marson
GP da Rússia está no calendário da F1 desde 2014. (Foto: Mercedes)

O traçado do circuito do Parque Olímpico de Sochi pode sofrer alterações para que o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 tenha corridas mais interessantes ao público. O layout e o asfalto muito macio são vistos por Ross Brawn, diretor esportivo da principal categoria do automobilismo mundial, como os principais causadores de provas menos atraentes.

LEIA MAIS:
Alonso: “Nem todo mundo pode se dividir entre F1 e WEC”
McLaren e Petrobras devem anunciar parceria nesta semana
Red Bull coloca o RB14 na pista pela primeira vez
Com pintura provisória, Red Bull apresenta o RB14

De acordo com o dirigente, o asfalto do traçado russo não é agressivo com os pneus, tornando a diferença de desempenho entre os três tipos de pneus que a Pirelli leva para cada Grande Prêmio menor em relação a outros circuitos. Para Brawn, um recapeamento é considerado para melhorar a qualidade das corridas no balneário russo.

“Se você olhar para circuitos com uma degradação muito baixa, como Sochi, a corrida é desafiadora e tem apenas uma parada. Os pneus não se degradam. Não há diferenciais de desempenho”, disse Brawn, que é apoiado pelos novos promotores da prova russa, que entrou no calendário em 2014.

Em entrevista ao site americano Motorsport.com, Alexey Titov, CEO da empresa promotora do Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1, alega trabalhar em conjunto com Charlie Whiting, diretor de provas da F1, com a FIA e a FOM para fazer mudanças no circuito de Sochi.

“Queremos tentar mudar a situação fazendo alguns pequenos ajustes técnicos. Você não vai ver isso necessariamente na tabela de tempos ou na televisão, mas esperamos que estes ajustes melhorem o lado esportivo das corridas e teremos mais ultrapassagens”, disse Titov.

“Teoricamente, pode ser algo sobre aumentar ou diminuir algumas partes da pista, mudar o asfalto que afetará os pneus de forma diferente. Isso pode forçar as equipes a usar diferentes táticas”, completou o promotor da prova, lembrando que as possíveis alterações não acontecerão em 2018.

Foto: Mercedes

Deixe seu Comentário

Comentários