Card image
Fórmula 1
F1: Piastri vence de ponta a ponta o GP da China

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/03/2025
  • Atualizado: 23/03/2025 às 5:35
  • Por: Redação

Oscar Piastri venceu neste domingo (23) o GP da China, segunda etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, disputado no Circuito Internacional de Xangai. O piloto da McLaren largou da pole position e se manteve na liderança ao longo das 56 voltas disputadas, garantindo sua primeira vitória no ano e a terceira da carreira na categoria máxima do esporte a motor mundial.

Oscar Piastri
Foto: McLaren

A segunda posição ficou com Lando Norris, que completou o 1-2 da McLaren após superar George Russell na largada e após a primeira rodada de paradas nos boxes. Russell, com a Mercedes, completou o pódio com a terceira posição, sendo seguido por Max Verstappen, quarto com a Red Bull. Charles Leclerc, com a Ferrari, foi o quinto.

Lewis Hamilton fechou a corrida com a sexta posição com a Ferrari, sendo seguido por Esteban Ocon, sétimo melhor com a Haas. Andrea Kimi Antonelli completou a corrida com a oitava posição com a Mercedes, enquanto Alexander Albon, com a Williams, foi o nono. O grupo dos dez melhores ainda contou com Oliver Bearman, da Haas.

Gabriel Bortoleto teve uma corrida difícil com a Sauber. Uma rodada ainda na primeira volta limitou o desempenho do brasileiro, que ainda assim conseguiu superar Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe, para terminar a disputa com a 17ª colocação.

A F1 prossegue daqui dois domingos com a disputa do GP do Japão, corrida marcada para o circuito de Suzuka.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Oscar Piastri mantendo a liderança nos metros iniciais, com Lando Norris deixando George Russell para trás para tomar o segundo lugar. Lewis Hamilton superou Max Verstappen para avançara ao quarto posto, sendo seguido por Charles Leclerc. Mais atrás, Gabriel Bortoleto caiu para a última colocação após rodar nas primeiras curvas do circuito, indo aos boxes no complemento da volta.

Na terceira volta, Piastri abriu 1,2 segundo em relação a Norris, que também tinha mais de um segundo de frente para Russell. No giro seguinte, Pierre Gasly notou problemas nos freios de Fernando Alonso, e o espanhol ficou lento na pista pouco depois, e se dirigiu aos boxes, abandonando a disputa. Com seis giros, Norris se aproximou do companheiro de equipe para brigar pela liderança da corrida.

Chamava atenção o bom desempenho da Racing Bulls, que tinha Yuki Tsunoda em oitavo e Isack Hadjar na nona posição na oitava volta de corrida. Na frente, Piastri voltou a abrir vantagem em relação a Norris, enquanto Russell já aparecia 2,4 segundos distante do segundo colocado. Hamilton e Leclerc fechavam o top-5 na décima volta, enquanto Verstappen não conseguia acompanhar o ritmo das duas Ferrari.

Gasly foi aos boxes na volta 11, ganhando pneus duros da Alpine. Tsunoda, Esteban Ocon e Jack Doohan fizeram a mesma coisa na volta seguinte. Andrea Kimi Antonelli e Hadjar partiram para suas paradas na volta 13, e o italiano retornou à pista atrás do japonês da Racing Bulls. Um giro depois, foi a vez de Hamilton e Verstappen pararem. O holandês voltou atrás de Nico Hulkenberg, mas o superou pouco depois.

Líder com mais de três segundos de frente, Piastri foi aos boxes na volta 15, perdendo algum tempo a mais nos pits. Russell também fez sua troca de pneus no mesmo momento. Norris assumiu a primeira posição. Mais atrás, Ocon chegou a pisar na terra para superar Antonelli e tomar a 14ª posição. Norris e Leclerc pararam na volta 16, com o piloto da Mercedes retornando à pista na frente.

Alexander Albon, com a Williams, tomou a liderança da corrida, mas, sem parar nos boxes, viu Piastri se aproximar rapidamente, ganhando a posição na volta 18, mesmo momento em que Norris passou por Russell para tomar o terceiro lugar. Carlos Sainz, com a outra Williams, foi aos boxes no mesmo momento. No giro seguinte, Hamilton e Leclerc passaram por Lance Stroll, que ainda não havia visitado os boxes, e avançaram para quinto e sexto, respectivamente.

Norris passou por Albon para tomar a segunda posição, e o tailandês acabou superado por Russell no 21º giro. O piloto da Williams, então, foi aos boxes pela primeira vez, ganhando pneus duros e voltando na 14ª posição. Hamilton, por outro lado, cedeu a quarta posição para Leclerc. Outro que foi aos boxes foi Hulkenberg, que voltou na 19ª posição, imediatamente atrás de Bortoleto, que se mantinha no final do grid.

Stroll e Bearman se mantinham com os mesmos pneus da largada, e apareciam em sétimo e oitavo, respectivamente. O piloto da Haas passou a pressionar o rival da Aston Martin pouco depois, tentando, sem sucesso, a ultrapassagem na volta 25, após travar os pneus. Umm pouco mais na frente, Leclerc passou a colocar Russell na alça de mira para disputar a terceira colocação. Bearman parou nos boxes na volta 27, o que foi seguido por Bortoleto.

Piastri seguia na liderança, com uma frente de 3,2 segundos para Norris na 29ª volta. O inglês, porém, cortou meio segundo da distância no giro anterior. Leclerc, tentando se aproximar de Russell, quase perdeu o traçado e viu o inglês se distanciar um pouco. Norris, por sua vez, seguia cortando a diferença para Norris, enquanto Liam Lawson, após ser superado por Bearman, foi aos boxes pela segunda vez na corrida.

Bearman seguia com bom ritmo de corrida e deixou Doohan para trás na volta 33, avançando para o 15º lugar. Hadjar foi aos boxes no giro 34, recebendo novamente pneus duros da Racing Bulls. Piastri, na liderança, voltou a abrir vantagem sobre Norris, alcançando os 3,6 segundos. Stroll, ainda em sétimo, seguia sem se dirigir aos boxes, enquanto Tsunoda partiu para a segunda troca de pneus da corrida.

Stroll finalmente foi aos boxes na volta 37, ganhando pneus médios da Aston Martin, e retornando à pista na 14ª posição. Hamilton foi aos boxes na volta 38, ganhando um novo jogo de pneus médios no 38º giro. Uma volta depois, Bearman passou a atacar Gasly pelo décimo lugar. A ultrapassagem veio no giro 40. Mais na frente, Hamilton marcou a volta mais rápida da corrida, mas ainda aparecia 18 segundos distante de Verstappen, o quinto colocado.

Bortoleto se aproximou de Hulkenberg, cortando a distância para menos de dois segundos na volta 44. No meio do pelotão, Tsunoda passou por Doohan e tomou a 14ª posição. Na frente, Piastri tinha uma vantagem de 4,5 segundos para Norris, que também não era ameaçado por Russell. Doohan escapou da pista e, por pouco, não bateu com Tsunoda.

Na volta 46, Bortoleto passou por Hulkenberg para tomar a 18ª posição, enquanto Tsunoda, na volta 47, foi aos boxes para trocar a asa dianteira, que se quebrou quando o piloto tentava se aproximar de Doohan. Norris reclamava que o pedal do freio de sua McLaren estava baixando, enquanto Hadjar atacava Doohan pela 14ª posição. O australiano da Alpine acabou punido pelo lance com Tsunoda.

Com 52 voltas, Verstappen passou a atacar Leclerc pela quarta colocação, conseguindo a ultrapassagem um giro depois. Na frente, Piastri seguiu para vencer, seguido por Norris e Russell.

Deixe seu Comentário

Comentários