Lando Norris venceu neste domingo (9) o GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto da McLaren largou da pole position e, exceto nos momentos em que foi aos boxes no Autódromo de Interlagos, liderou a prova de ponta a ponta em São Paulo (SP), garantindo a primeira vitória em solo brasileiro em corridas principais.

A segunda posição acabou nas mãos de Kimi Antonelli, piloto da Mercedes que não conseguiu acompanhar o ritmo de Norris. Max Verstappen, que largou do fim do grid, completou o pódio com a terceira colocação com a Red Bull, sendo seguido por George Russell, quarto com a Mercedes. Oscar Piastri, da McLaren, fechou a lista dos cinco melhores após ser punido no início da prova.
Oliver Bearman, da Haas, fechou a corrida com a sexta posição, sendo seguido por Liam Lawson, sétimo com a Racing Bulls. Isack Hadjar, com a outra Racing Bulls, foi o oitavo, com Nico Hulkenberg da Sauber na nona colocação Pierre Gasly, da Alpine, completou a prova com a décima colocação.
Gabriel Bortoleto abandonou a corrida logo na primeira volta. O piloto tentou dividir uma curva com Lance Stroll e parou na barreira de pneus, deixando a corrida com a Sauber.
A F1 prossegue daqui dois domingos com a disputa do GP de Las Vegas, marcado para o dia 23 de novembro.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Lando Norris mantendo a primeira colocação nos metros iniciais, sendo seguido por Kimi Antonelli, Charles Leclerc e Oscar Piastri. No pelotão de trás, Gabriel Bortoleto disputava posição com Lance Stroll quando colocou uma roda fora da pista, recebeu um toque e parou na barreira de proteção. O lance causou o abandono do brasileiro e o Safety Car foi acionado.
No momento em que a bandeira amarela foi acionada, Lewis Hamilton foi aos boxes com a Ferrari para trocar a asa dianteira após toque com Yuki Tsunoda. A relargada foi acionada na sexta volta, e desta vez Piastri tocou Antonelli, que atingiu Leclerc. O monegasco rodou e abandonou a corrida, e o Safety Car Virtual foi acionado pela direção de prova e Verstappen aproveitou para fazer a troca de pneus.
A prova recomeçou na volta oito, com Norris na liderança, seguido por Piastri, Antonelli, Isack Hadjar e George Russell. No pelotão de trás, Max Verstappen aparecia na 16ª colocação. Na 12ª volta, o lance da relargada foi notado pelos comissários, enquanto pouco depois Russell passou por Hadjar, avançando para o quarto posto.
Tsunoda foi punido com dez segundos por um incidente com Stroll, que rodou. Hamilton, por sua vez, foi superado por Verstappen na 13ª volta, caindo para o 16º posto. O holandês seguiu avançando e deixou Franco Colapinto para trás, tomando o 14º posto. Na volta 15, o tetracampeão passou por Tsunoda, avançando para 13º.
Hamilton retornou aos boxes na volta 15 e colocou pneus médios, enquanto Norris aumentava sua vantagem em relação a Piastri. O australiano da McLaren foi punido em dez segundos pelo lance da relargada que tirou Leclerc da prova. Verstappen seguiu avançando e passou por Nico Hulkenberg para tomar a 12ª posição.
Com Oliver Bearman nos boxes e uma ultrapassagem sobre Fernando Alonso, Verstappen entrou na zona de pontos, avançando para o nono lugar na volta 18. Um giro depois, foi a vez de Hadjar fazer a troca de pneus, o que foi seguido por Pierre Gasly. Lawson foi aos pits na volta 20. Com tudo isso, Verstappen apareceu em sexto.
Norris seguia ampliando a vantagem sobre Piastri, tendo 4,3 segundos em relação a Piastri. Verstappen passou por Albon e avançou ao quinto lugar na volta 21. Antonelli foi aos boxes na volta 22, colocando pneus médios e caindo para a 11ª colocação. Punido, Tsunoda foi para a parada nos boxes na volta 25. No pelotão intermediário, Albon passou a ser pressionado por Hulkenberg pelo quinto posto.
Antonelli, com pneus mais novos, passou a pressionar Hulkenberg pela sexta posição. Hamilton, em 17º, foi punido em cinco segundos por uma colisão. Líder, Norris foi aos boxes na volta 30, ganhando pneus macios da McLaren, caindo para o quarto lugar. Piastri assumiu a liderança da corrida, seguido por Russell e Verstappen.
Norris tomou a posição Verstappen na volta 33, avançando para o terceiro lugar, enquanto Tsunoda foi punido em mais dez segundos após falhar na hora de cumprir sua primeira punição. Hulkenberg, por sua vez, passou por Albon e tomou a sexta posição da prova. Russell e Verstappen entraram nos boxes na volta 35, com o inglês colocando pneus macios e o holandês um novo jogo de médios.
Albon fez seu pit stop na volta 36, o que foi seguido por Hulkenberg na volta seguinte. Com 37 voltas, a classificação da prova apontava Piastri na ponta e ainda sem parar nos boxes, sendo seguido por Norris, Antonelli, Russell e Bearman. Verstappen ocupava a sexta posição após superar Gasly e Hadjar ir para os boxes.
Hamilton abandonou a prova na volta 38, enquanto Piastri foi aos boxes e pagou a punição, além de trocar os compostos médios pelos macios. Neste momento, Norris retomou a liderança, tendo Antonelli 7,4 segundos atrás. Verstappen, em quinto, passou a ser o piloto mais rápido da pista, e se aproximou rapidamente de Bearman, quarto com a Haas, que parou nos boxes na volta 43.
Antonelli fez sua segunda parada na volta 48, o que foi seguido por Tsunoda, que cumpriu nova penalização. Bearman passou a atacar Hulkenberg pela sétima posição, conseguindo a ultrapassagem na reta oposta. Norris foi aos boxes pela segunda vez na volta 51, desta vez colocando pneus médios. O inglês caiu para terceiro, ficando atrás do agora líder Verstappen e de Piastri.
O australiano voltou aos boxes na volta 52, despencando para o sétimo lugar. Verstappen partiu para uma nova parada, recebeu pneus macios e retornou à pista com a quarta posição. Piastri abriu caminho e avançou para quinto ao superar Lawson. O holandês da Red Bull fez a melhor volta da prova no complemento da volta 56.
Norris mantinha a liderança com 12 voltas para o final, tendo 6,1 segundos de vantagem sobre Antonelli. Verstappen se aproximou de Russell restando 11 voltas, passando a brigar pelo terceiro lugar, tomando a posição na abertura da volta 63. O holandês passou a cortar a distância de Antonelli, o segundo, enquanto Piastri passava a encostar em Russell.
Norris seguiu para vencer, sendo seguido por Antonelli e Verstappen.



Deixe seu Comentário