
Lando Norris foi o piloto mais rápido do primeiro treino para a disputa do GP da Austrália, corrida que abre a temporada 2025 da Fórmula 1. Na sessão realizada na noite desta quinta-feira (13) no circuito de Albert Park, em Melbourne, o piloto da McLaren aproveitou os últimos minutos para registrar 1min17s252, usando pneus macios em seu melhor giro.

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, piloto da Williams que liderou parte da sessão e acabou superado em 0s149 por Norris. Charles Leclerc, com a Ferrari, foi o terceiro mais rápido do treinamento, sendo seguido por Oscar Piastri, quarto com a McLaren. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Max Verstappen, com a Red Bull.
Alexander Albon, com a Williams, terminou a sessão com o sexto melhor tempo, ficando à frente de George Russell, sétimo com a Mercedes. Fernando Alonso, com a Aston Martin, foi o oitavo, com Isack Hadjar, piloto que fez sua primeira atividade como titular na F1, foi o nono com a Racing Bulls. Lance Stroll, da Aston Martin, foi o décimo.
Gabriel Bortoleto, que recoloca o Brasil no grid da F1 após oito anos, terminou a sessão com a 15ª posição com um carro da Sauber. O piloto acabou à frente de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, 18º na classificação.
A atividade contou com duas bandeiras vermelhas. Na primeira, houve a necessidade de limpeza da pista por conta de excesso de brita na pista. Depois, Oliver Bearman acertou com força o muro com o carro da Haas após uma escapada do traçado, provocando nova paralisação.
A partir das 2h desta sexta-feira será realizada a segunda sessão de treinos livres. O GP da Austrália será disputado neste domingo, com largada à 1h.
Confira como foi o treino
A primeira volta rápida da sessão foi feita por Lando Norris, com 1min21s896, marca que foi sendo superada rapidamente pelos adversários aos poucos. Com quatro minutos de treinamento, Max Verstappen se colocou na frente com 1min19s771 usando pneus médios, enquanto Gabriel Bortoleto fechou os primeiros cinco minutos na 12ª colocação.
Enquanto o holandês da Red Bull se colocou na ponta, Charles Leclerc apareceu em segundo com a Ferrari, seguido por Oscar Piastri, da McLaren. Norris, com sete minutos de treino, tomou a ponta com 1min18s765, enquanto Lewis Hamilton avançou para a segunda posição. Os tempos seguiram caindo e o monegasco da Ferrari tomou a liderança com 1min18s317.
Liam Lawson tocou a Red Bull no muro, mas seguiu na pista sem problemas. Leclerc seguia na ponta com uma marca de 1min17s880, seguido por Norris, Verstappen, Hamilton e Pierre Gasly. Chamava atenção Carlos Sainz, com a Williams, ocupando a sexta colocação. Já entre os novatos, Isack Hadjar aparecia em nono com a Racing Bulls com 13 minutos de treinamento.
Após 15 minutos de treino, apenas Nico Hulkenberg não havia anotado tempo de volta. O alemão da Sauber foi para a pista na sequência e anotou o 18º tempo, superando o companheiro de equipe, Bortoleto, em duas posições. Com 19 minutos, a primeira bandeira vermelha da temporada foi acionada por conta de detritos na pista.
A tabela de tempos tinha Leclerc na liderança, seguido por Russell, Hadjar, Norris e Verstappen. A sessão foi retomada com 26 minutos com parte dos pilotos partindo para a pista. Com 28 minutos, Leclerc melhorou seu tempo e alcançou 1min17s842. Bortoleto, por sua vez, melhorou seu tempo e se colocou na 18ª posição no minuto seguinte.
Verstappen tomou a liderança no complemento da primeira metade da sessão, agora com 1min17s696, enquanto Russell se colocou em segundo, apenas 0s020 distante do holandês. Sainz, com os pneus macios, apareceu em quarto, colocado entre Leclerc e Fernando Alonso, quinto com o carro da Aston Martin com pneus macios.
Sainz tomou a liderança do treino com 1min17s401, novamente tendo pneus macios, restando 22 minutos para o final do treinamento. A bandeira vermelha foi acionada pela segunda vez instantes depois, com Oliver Bearman parando no muro com o carro da Haas.
A sessão foi retomada restando 11 minutos para o final com a maior parte dos pilotos partindo para a pista. Bortoleto avançou para a 11ª colocação pouco depois, enquanto Hamilton subiu para o sexto lugar. Piastri, por sua vez, se colocou na terceira colocação. Sainz retomou à pista com pneus médios, mas seguiu na liderança restando cinco minutos para o final da sessão.
Doohan avançou para o 12º lugar com a Alpine, anotando o melhor tempo do treino no segundo setor da pista. Norris, restando um minuto para o final, tomou a liderança da sessão com 1min17s252, agora com pneus macios. Já Russell passou reto em uma das curvas, mas evitou a batida contra o muro com a Mercedes.
Norris terminou com o melhor tempo, seguido por Sainz e Leclerc. Bortoleto foi o 15º.
1º – Lando Norris (ING/McLaren) – 1min17s252
2º – Carlos Sainz (ESP/Williams) – 1min17s401
3º – Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1min17s461
4º – Oscar Piastri (AUS/McLaren) – 1min17s670
5º – Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min17s696
6º – Alexander Albon (TAI/Williams) – 1min17s713
7º – George Russell (ING/Mercedes) – 1min17s716
8º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) – 1min17s736
9º – Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls) – 1min17s847
10º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin) – 1min18s057
11º – Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls) – 1min18s061
12º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari) – 1min18s071
13º – Jack Doohan (AUS/Alpine) – 1min18s232
14º – Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) – 1min18s390
15º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber) – 1min18s438
16º – Liam Lawson (NZL/Red Bull) – 1min18s455
17º – Pierre Gasly (FRA/Alpine) – 1min18s505
18º – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – 1min18s586
19º – Esteban Ocon (FRA/Haas) – 1min19s139
20º – Oliver Bearman (ING/Haas) – 1min19s312
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