A Fórmula 1 aprovou no início da tarde desta terça-feira (25) o novo formato dos finais de semana de Grandes Prêmios que contarem com as Sprints, corridas curtas marcadas para o sábado anterior ao GP. Agora, haverá uma classificação específica para a corrida Sprint, mais curta, mas também com três fases. A medida já é válida para o Grande Prêmio do Azerbaijão, marcado para este final de semana no circuito de Baku.
A sexta-feira segue inalterada, com a realização de um treino livre e a classificação, com duração de 60 minutos e três fases. A primeira mudança se dá aí: o grid de domingo será definido através desta atividade, e não mais pelo resultado final da corrida curta, como ocorria até a última temporada.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
O sábado passa a ser uma espécie de “mini GP” dentro do evento principal. Não haverá mais o segundo treino livre, mas sim uma nova classificação, também com três fases, para definição do grid da Sprint. O Q1 terá 12 minutos, o Q2, dez minutos, e o Q3, apenas oito minutos.
LEIA MAIS:
F1: Horner crê que Verstappen se aposente antes dos 40 anos
F1: Ferrari não terá atualizações para o GP do Azerbaijão
Confira a programação e onde ver na TV ao GP do Azerbaijão de F1
Outra mudança está na obrigatoriedade do uso de compostos nesta classificação. Nas duas primeiras fases, é obrigatório o uso de pneus médios, e na rodada final, macios. Cinco pilotos são eliminados no Q1 e no Q2, com os dez melhores brigando pela pole position. A corrida Sprint segue com 100 quilômetros de duração e o mesmo sistema de pontos.
Com relação ao domingo, a única mudança diz respeito a definição das posições de largada, que será realizada na sexta. A prova continua tendo entre 300 e 310 quilômetros, com a obrigatoriedade do uso de dois compostos de pneus, exceção feita ao caso de pista molhada, quando são utilizados pneus intermediários ou de chuva extrema.
Neste ano, a Fórmula 1 contará com seis Grandes Prêmios com a Sprint: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e São Paulo.
Deixe seu Comentário