Charles Leclerc faturou nesta sexta-feira (28), a pole position do Grande Prêmio do Azerbaijão. O piloto da Ferrari conseguiu 1m40s203 na sua melhor volta no circuito de Baku em uma classificação tensa, onde chegou a fazer o mesmo tempo de Max Verstappen em uma das voltas rápidas.
A segunda posição ficou com Verstappen, da Red Bull, que foi 0s118 mais lento. Sergio Pérez larga em terceiro com o outro carro da Red Bull após anotar 1m40s495. Já a quarta posição foi de Carlos Sainz, da Ferrari, que conseguiu 1m41s016. Abrindo a terceira fila, Lewis Hamilton, da Mercedes larga na quinta posição após anotar 1m41s177.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Fernando Alonso parte da sexta posição com a Aston Martin após marcar 1m41s253. Em seguida vem Lando Norris, da McLaren, que conseguiu 1m41s281. A oitava colocação ficou com Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, que marcou 1m41s581. Em nono está a Aston Martin de Lance Stroll, que conseguiu 1m41s611. Fechando o top-10 está Oscar Piastri, da McLaren, que também anotou 1m41s611.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen lidera único treino livre no Azerbaijão
F1: pilotos da Williams ansiosos com novo formato da sprint em Baku
F1: Leclerc prevê “fim de semana mais difícil do ano” no Azerbaijão
A Fórmula 1 continua suas atividades em Baku neste sábado (29), com o Sprint Shootout e a corrida sprint. Confira como foi a classificação para a prova de domingo:
Q1
A classificação começou 38ºC na pista. Os pilotos saíram dos boxes assim que liberado e começaram rapidamente a se intercalar nas primeiros posições. Ao fim das primeiras voltas rápidas, Max Verstappen assumiu a ponta com 1m41s887, seguido por Charles Leclerc e Lando Norris.
Com 10 minutos para o final, Nyck De Vries acabou batendo, e a bandeira vermelha foi acionada. A sessão foi retomada com a seguinte ordem entre o top-3: Verstappen, Leclerc e Fernando Alonso.
Os pilotos foram para a pista, mas não houve espaço para os tempos melhorarem, pois Pierre Gasly bateu e causou a segunda bandeira vermelha do classificatório.
O Q1 voltou com pouco mais de sete minutos para o fim. Os pilotos foram para a pista já em busca de voltas rápidas. Na linha de risco estavam George Russell, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Carlos Sainz. Já na frente do pelotão, Pérez conseguiu superar o tempo de Verstappen, anotando 1m41s398.
Kevin Magnussen recebeu o aviso de que precisaria desistir da classificação e acabou sendo eliminado junto de Gasly e De Vries. Sainz conseguiu se recuperar, anotando 1m42s614, subindo para a 10ª posição. Já Leclerc garantiu o melhor tempo da primeira parte do classificatório com 1m41s269.
Foram eliminados: Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Nico Hulkenberg (Haas), Kevin Magnussen (Haas), Pierre Gasly (Alpine) e Nyck De Vries (AlphaTauri).
Q2
A maioria dos carros saíram dos boxes assim que autorizado. Alonso foi o primeiro piloto a abrir volta rápida, anotando 1m41s400, seguido por Pérez, com 1m41s131. Verstappen tentou, mas não conseguiu diminuir a marca, ficando em segundo com 1m41s193.
Nos cinco minutos finais, Lewis Hamilton, Alexander Albon, Oscar Piastri, Valtteri Bottas, Logan Sargeant e Lando Norris estavam em risco. Albon foi o primeiro a melhorar seu tempo, com 1m41s958, pulando para a sétima posição. Enquanto isso, Leclerc tomava a ponta com 1m41s037. Norris também conseguiu melhorar sua marca, subindo para sétimo. Hamilton veio logo atrás.
Sainz causou uma rápida bandeira amarela após escapar da pista e acabou prejudicando a volta de Piastri, que vinha logo atrás. Em seguida, Verstappen passou a fazer bons setores, conseguindo 1m40s822 e tomando a liderança.
Foram eliminados: George Russell (Mercedes), Esteban Ocon (Alpine), Alexander Albon (Williams), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Logan Sargeant (Williams).
Q3
Verstappen foi o primeiro a abrir volta, conseguindo 1m40s445. Leclerc conseguiu o segundo melhor tempo, também com 1m40s445. Pérez veio logo atrás, 0s118 mais lento que os líderes. Os pilotos voltaram aos boxes para os últimos ajustes antes da tentativa final.
A disputa direta ficou entre Leclerc e as duas Red Bull. O piloto da Ferrari tomou a ponta com 1m40s203. Pérez não conseguiu melhorar o tempo, enquanto Verstappen ficou em segundo com 1m40s392.
Deixe seu Comentário