Charles Leclerc foi o melhor piloto do único treino livre para a disputa do GP do Catar, 23ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (29) no Circuito Internacional de Lusail, o piloto da Ferrari registrou na melhor das suas voltas 1min21s953, usando os pneus macios para liderar a atividade.
A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que foi superado em 0s425 relação a Leclerc. Oscar Piastri, com a outra McLaren do grid, fechou o treinamento com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Carlos Sainz, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Yuki Tsunoda, da RB.
Valtteri Bottas colocou a Sauber na sexta posição da tabela de tempos, sendo seguido por Lance Stroll, sétimo mais rápido com a Aston Martin. George Russell ficou com a oitava posição com a Mercedes, sendo seguido por Alexander Albon, nono com a Williams. Lewis Hamilton, com a Mercedes, fechou o top-10. Campeão do mundo de 2024, Max Verstappen foi o 11º com a Red Bull.
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A partir das 14h30 será realizada a classificação que determinará as posições de largada para a Sprint, corrida marcada para 11h de sábado (30). Também no sábado, às 15h, ocorre a definição das posições de largada para a corrida principal. O GP do Catar será disputado no domingo, a partir das 13h.
Confira como foi o treino
A única sessão de treino livre para o GP do Catar começou no final da tarde em Lusail, com temperatura ambiente em 20°c e umidade do ar em 55%. O asfalto estava em 26°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista para buscar as primeiras voltas da sessão. O primeiro a fechar volta foi Esteban Ocon, que marcou 1min28s979 com a Alpine com pneus médios.
Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda se colocaram na primeira posição, mas Max Verstappen avançou com 1min26s338, também com pneus médios em sua Red Bull. Pouco depois, Carlos Sainz se colocou em segundo com a Ferrari usando pneus duros, sendo seguido por Oscar Piastri, da McLaren. George Russell, com a Mercedes, desbancou o espanhol para se colocar em segundo.
Os tempos seguiram caindo, com Tsunoda tomando a liderança com a RB, sendo superado novamente por Verstappen. Com dez minutos de treino, Charles Leclerc, com pneus duros, tomou a primeira posição, mas viu Russell voltar para a ponta da tabela de tempos ao marcar 1min24s901, sendo o primeiro a quebrar a barreira de 1min25s, usando pneus médios na Mercedes.
Pierre Gasly colocou a Alpine na frente mais uma vez com 14 minutos de treino, mas logo foi superado por Verstappen, que anotou 1min23s885, tendo Lando Norris em segundo, seguido por Russell, os três superando o tempo obtido pelo dono do carro número 10 da Alpine. Sergio Pérez, por sua vez, avançou ao quinto lugar com a outra Red Bull.
Com 18 minutos de treino, Leclerc voltou para a ponta da classificação com 1min23s702, ainda com os compostos duros em sua Ferrari. Lewis Hamilton, por sua vez, apareceu em nono com a Mercedes. Após 24 minutos, todos os pilotos retornaram aos boxes para realizarem ajustes em seus carros. Pouco depois, o silêncio foi quebrado por Verstappen e Bottas.
Com 28 minutos, Nico Hulkenberg entrou no top-10 ao marcar o nono tempo com a Haas. A sessão chegou à metade com Leclerc na liderança, sendo seguido por Verstappen, Gasly, Norris e Sainz, que fechavam a lista dos cinco mais rápidos. O inglês da McLaren vinha em uma boa volta pouco tempo depois, mas errou no último setor e passou pela área de escape.
Leclerc, sempre com pneus duros, melhorou ainda mais seu tempo, alcançando 1min23s419, e passou a ser seguido por Sainz, que foi 0s119 mais lento que o companheiro de Ferrari. O espanhol, pouco depois, marcou 1min23s068 para assumir a liderança da tabela de tempos, também usando pneus duros. Norris seguia em terceiro com a McLaren.
A sessão entrou no terço final sem que os pilotos usassem pneus macios no treinamento. Os tempos, porém, não baixavam neste momento do treinamento. Com 12 minutos para o final, Franco Colapinto foi o primeiro a usar os compostos de faixa vermelha no treinamento. O piloto da Williams até melhorou seu tempo, mas cometeu um erro e seguiu na 19ª posição.
Alexander Albon, também com macios, avançou para a terceira posição com a Williams restando oito minutos para o encerramento da sessão. Pouco depois, Lance Stroll acertou boa volta para se colocar em segundo com a Aston Martin. Leclerc, então, tomou a liderança com os pneus macios ao cravar 1min22s242 com a Ferrari. Sainz se colocou em segundo.
Piastri tomou a segunda posição da atividade, sendo superado por Norris pouco depois. Leclerc, por sua vez, melhorou ainda mais, cravando 1min21s953, fechando a sessão com o melhor tempo, sendo seguido por Norris e Piastri.
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