Lewis Hamilton conquistou neste sábado (22) a pole position para o Grande Prêmio da Hungria, 11ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma classificação das mais agitadas, o piloto da Mercedes acertou uma volta no último giro do Q3 no circuito de Hungaroring, marcou 1min16s609 e garantiu sua primeira posição de honra desde o GP de Abu Dhabi de 2021.
A segunda colocação no grid ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou superado em apenas 0s003 por Hamilton. A segunda fila contará com os dois pilotos da McLaren, equipe que viu Lando Norris ficar com a terceira colocação, sendo seguido por Oscar Piastri. O grupo dos cinco melhores foi completado por GuanYu Zhou, da Alfa Romeo.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Charles Leclerc, com a Ferrari, vai largar da sexta colocação, completando a terceira fila. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, faturou a sétima posição no grid, enquanto Fernando Alonso, com a Aston Martin, ficou com o oitavo posto. Sergio Pérez voltou a passar ao Q3 após cinco etapas, e vai largar em nono com a Red Bull. Nico Hülkenberg, da Haas, vai largar em décimo.
LEIA MAIS:
F1: Hamilton supera dupla da Red Bull e lidera TL3 na Hungria
Leclerc lidera segundo treino livre da F1 na Hungria
F1: Russell lidera treino marcado por chuva e bandeiras vermelhas na Hungria
Chefe da Haas elogia atuação de Pietro Fittipaldi: pronto para a F1
Veja a programação e onde assistir ao GP da Hungria de F1
A classificação ainda marcou a estreia de um novo formato, em que os pilotos usaram obrigatoriamente pneus duros no Q1, pneus médios no Q2 e pneus macios no Q3. Quem sofreu com isso foi George Russell, que acabou eliminado ainda na rodada inicial da definição das posições de largada. Assim, o piloto da Mercedes vai largar da 18ª posição.
O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (23), a partir das 10h.
Confira como foi a classificação
Q1
A primeira rodada da classificação começou com temperatura em 26°C, asfalto em 45°C e umidade do ar em somente 33%. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista com os pneus duros, obrigatórios na primeira rodada. O primeiro a registrar tempo foi Esteban Ocon, piloto da Alpine que registrou 1min19s658.
Pérez tomou a liderança com quatro minutos, mas foi superado por Valtteri Bottas, que se colocou na ponta com 1min18s818 com a Alfa Romeo. Enquanto outros pilotos batalhavam para alcançar o tempo do finlandês, Kevin Magnussen teve um giro excluído por ultrapassar os limites da pista. Bottas melhorou seu tempo com oito minutos de sessão ao cravar 1min18s775.
Max Verstappen tomou a liderança da tabela de tempos com 1min18s658, marca obtida com dez minutos de treinamento. Pouco depois, Pierre Gasly avançou para o segundo lugar. Charles Leclerc, que vinha na 16ª colocação, pulou para a terceira posição, atrás de GuanYu Zhou, que marcou 1min18s143, e de Pérez, dois décimos mais lento em relação ao chinês.
Lewis Hamilton, que estava na 17ª colocação, abriu sua última volta rápida no minuto final, subindo para o sétimo lugar. Verstappen ainda apareceu em segundo, 0s175 atrás de Zhou, que foi o mais veloz. Pérez, Sainz e Leclerc fecharam o top-5. Alexander Albon, Yuki Tsunoda, George Russell, Kevin Magnussen e Logan Sargeant foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo imediatamente para a pista com os pneus médios. Pérez foi o primeiro a completar uma volta, cravando 1min17s675. Pouco depois, Verstappen tomou a ponta com 1min17s296, enquanto Lando Norris apareceu em segundo com a McLaren, apenas 0s032 distante do tempo do holandês.
O líder do campeonato teve seu tempo excluído, o que fez Norris tomar a ponta, sendo seguido por Oscar Piastri. Com seis minutos para o final do treinamento, praticamente todos os pilotos se dirigiram aos boxes. Com quatro minutos para o encerramento da sessão, Verstappen, ainda sem tempo, voltou para a pista para marcar tempo, tomando a segunda posição.
No minuto final, Hamilton tomou a segunda posição, ficando 0s099 atrás do tempo de Norris, derrubando Verstappen ao terceiro lugar. Bottas se colocou em quarto, seguido por Piastri, que fechou o top-5. Foram eliminados da rodada final da classificação Carlos Sainz, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Pierre Gasly.
Q3
A rodada final da classificação começou com Pérez sendo o primeiro a registrar tempo, cravando 1min17s142. Norris logo tomou a frente, e viu Fernando Alonso aparecer em segundo, mas com sete minutos para o final, Verstappen tomou a frente com 1min16s612, enquanto Hamilton apareceu em segundo, 0s126 atrás do holandês.
Após um período em que os pilotos visitaram os boxes, todos retornaram para a pista com pouco mais de dois minutos para o final da sessão. Verstappen não melhorou seu tempo, enquanto Norris melhorou seu tempo, mas não conseguiu tomar a posição do holandês. Hamilton acertou a volta e marcou 1min16s609 para faturar a pole position por 0s003 de frente para Verstappen.
Deixe seu Comentário