A temporada de 2025 da Fórmula 1 já é celebrada pelo público brasileiro, que depois de oito anos, voltará a ter um piloto titular na categoria, com a presença de Gabriel Bortoleto na Sauber, ocupando o lugar de Valtteri Bottas. E é justamente a saída do veterano que quebrará uma sequência de 35 anos com finlandeses sempre no grid do mais importante campeonato do esporte a motor mundial.
A atual sequência de pilotos finlandeses no grid começou em 1989, quando JJ Lehto recolocou o país nórdico no grid após a aposentadoria de Keke Rosberg, campeão mundial de 1982, em 1986. Além de Lehto, outros cinco pilotos da Finlândia estiveram no grid neste período de 35 anos: Mika Hakkinen, Mika Salo, Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen e Valtteri Bottas.
E os números dos finlandeses nesse período mostram um grande desempenho. Nestes 35 anos, são três títulos mundiais, sendo dois de Hakkinen e um de Raikkonen, além de 52 vitórias, obtidas por Hakkinen, Raikkonen, Kovalainen e Bottas, e 65 poles positions.
Bottas, por sua vez, chegará a 246 GPs na Fórmula 1 ao final da temporada 2024. O piloto, que passou por Williams e Mercedes antes de chegar à Sauber ainda em sua fase Alfa Romeu, soma dez vitórias e 20 poles positions, além de dois vice-campeonatos mundiais, sempre derrotado por Lewis Hamilton nestas campanhas.
Se a Finlândia não estará no grid da F1 no próximo ano, um retorno deve ocorrer em breve. Isso porque Tuukka Taponen, piloto do programa Ferrari Driver Academy, estará na Fórmula 3 no ano que vem. O piloto foi terceiro colocado da FRECA neste ano, em campeonato vencido pelo brasileiro Rafael Câmara.
A F1 prossegue na próxima semana, com a disputa do Grande Prêmio de Las Vegas.
Deixe seu Comentário