A Fórmula 1 volta ao circuito de Paul Ricard neste final de semana para a disputa do GP da França, 12ª etapa da temporada 2022. A prova marcará a 62ª vez que a corrida será disputada, e a 18ª no circuito localizado em Le Castellet, um dos seis circuitos que já receberam a categoria máxima do esporte a motor mundial naquele país.
Paul Ricard se igualará a Magny-Cours no próximo domingo, cada uma recebendo 18 GPs, maior número de visitas da F1 na França. O circuito de Reims sediou 11 vezes o GP da França, que também já foi realizado em cinco oportunidades em Rouen-les-Essarts, quatro em Clermond-Ferrand e uma vez em Le Mans, em um circuito de pouco mais de quatro quilômetros.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Quando focamos apenas em Paul Ricard, quem mais venceu foi Prost, dono de quatro vitórias no circuito. Apenas outros dois pilotos possuem mais que uma vitória neste traçado: Nigel Mansell e Lewis Hamilton, cada um com dois primeiros lugares cada. Entre os pilotos em atividade, além Hamilton, Max Verstappen tem uma vitória. Jamais um brasileiro triunfou em Le Castellet.
LEIA MAIS:
Alfa Romeo procura oportunidade para Pourchaire em TL1
FIA anuncia mudanças no regulamento para evitar porpoising em 2023
Horner acredita que limites de pista serão problema na França
Daniel Ricciardo se pronuncia sobre futuro na McLaren F1
Outra curiosidade está nas poles positions, que é determinante para a vitória em Paul Ricard. Em 11 das 17 corridas de Fórmula 1 lá disputadas, o vencedor largou da posição de honra. Os recordistas de largadas na primeira posição são Jackie Stewart, Nigel Mansell, Alain Prost e Lewis Hamilton, todos com duas poles.
Em números absolutos, quem mais venceu o GP da França de F1 foi Michael Schumacher, que saiu vitorioso em oito oportunidades, sempre em Magny-Cours. Alain Prost é o segundo na lista com seis primeiros lugares. Já Juan Manuel Fangio e Nigel Mansell triunfaram em quatro oportunidades. Nelson Piquet e Felipe Massa venceram, cada um, uma vez na França.
Com relação a poles positions na história do GP da França, quem tem mais é Juan Manuel Fangio, dono de cinco largadas da posição de honra. Jim Clark e Michael Schumacher são os segundos colocados desta lista, cada um com quatro poles cada. Entre os brasileiros, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa têm uma pole cada.
O Grande Prêmio da França de Fórmula 1 será disputado neste domingo (24), a partir das 10h, com transmissão da Band.
Números sobre o GP da França de F1:
Maior vencedor: Michael Schumacher – oito vezes
Mais poles positions: Juan Manuel Fangio – cinco vezes
Mais quilômetros liderados: Michael Schumacher – 1.949 quilômetros
Mais voltas mais rápidas: Micahel Schumacher e David Coulthard – cinco vezes
Mais pódios: Alain Prost e Michael Schumacher – 11 pódios
Deixe seu Comentário