Card image
Fórmula 1
Coluna do Venício Zambeli: qual F1 você prefere ver? A atual ou a antiga?

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/04/2020
  • Atualizado: 10/04/2020 às 16:24
  • Por: Venicio Zambeli

A Fórmula 1 ainda não teve corridas em 2020 devido à pandemia do Coronavírus, que cancelou e postergou Grandes Prêmios até o momento. E ainda não se sabe ao certo até agora como ficará esta temporada da categoria.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Em meio a esta “pane seca” de atividades na pista – e devido à boa parte das pessoas ficando em casa no mundo todo, respeitando isolamento social para tentar evitar o alastramento radical do vírus -, as telas da TV, do computador, do tablet e do celular passaram a ser o meio de contato com o mundo exterior e com o universo do automobilismo. E tanto as redes de TV que detém os direitos de transmissão da F1 (no Brasil a Rede Globo/SporTV), quanto a própria categoria, por meio de sua plataforma oficial F1 TV, não entraram nos boxes e aproveitaram o momento transmitindo em seus canais Grandes Prêmios históricos.

Fórmula 1
Renault RS01 de Jean-Pierre Jabouille, Renault RE40 de Alain Prost, Lotus 97T de Ayrton Senna, Williams, FW14 de Nigel Mansell e o Williams FW18 de Damon Hill. (Foto: divulgação)

A F1 TV, inclusive, liberou gratuitamente por 30 dias todo o seu conteúdo de corridas completas, melhores momentos de várias temporadas, documentários e outros destaques para quem está sem automobilismo no seu dia a dia. São mais de 1.400 horas de vídeos, com momentos históricos da categoria. O acesso pode ser feito por meio do site oficial f1.com ou do app oficial da F1.

Fórmula 1
Fórmula 1 tem streaming que mostra corridas ao vivo e conta com diversos vídeos e GPs antigos da categoria. (Foto: reprodução)

Com este arquivo de conteúdos e imagens de vários anos diferentes de Fórmula 1 em nossas telas, um detalhe impressiona: a diferença que existia entre os carros e os motores na competição antigamente. Se na época mais recente a Fórmula 1 limitou muito a criação e inovação da construção dos modelos e propulsores, antigamente esta maior liberdade técnica fazia com que carros com conceitos muito diferentes competissem nas pistas. Engenheiros, projetistas, estrategistas e as marcas de automóveis buscavam a todo instante uma ideia nova, uma solução inventiva para andar mais rápido, fosse na eficiência aerodinâmica, na construção do chassi ou na performance do motor. E aí estava a vanguarda não só do automobilismo, como da indústria automotiva.

LEIA MAIS:
Blundell relembra atrito com Senna: “Incrivelmente egoísta”
Brawn mira início de temporada da F1 em junho, sem público
Binotto sugere teto orçamentário distinto para as equipes da F1
Conheça o carro de rua concebido por Bruce McLaren

E por isso as surpresas apareciam, pois as performances dos carros e motores (além da característica visual) poderiam variar de equipe para equipe, de circuito para circuito. E os carros de Fórmula 1 sempre foram modelos protótipos, unidades construídas praticamente únicas.

Estas inovações eram o motivo também de tantas quebras e falhas mecânicas e eletrônicas, pois o limite real era buscado pelas invenções. Muitas vezes não era uma questão de dinheiro ou investimento, mas sim de criatividade implementada. É lógico que devem existir parâmetros e limites de regulamento, para não termos uma categoria estilo Corrida Maluca (da antiga série famosa dos desenhos animados). Mas as inovações dos carros de corrida devem gerir um regulamento – e não um regulamento ditar como devem ser os carros de corrida.

No atual cenário dos carros de rua usando e abusando da criatividade e teste de novos parâmetros automotivos para se tornarem interessantes e úteis em seu propósito de mobilidade, com modelos diferentes e impactantes, acredito que a Fórmula 1 poderia seguir o mesmo caminho e voltar ao que a tornou atraente: deixar o regulamento de construção dos carros e motores mais livres para surpreender a indústria, os engenheiros, as equipes, os pilotos… e o público – incluindo aquele que assistir à F1 TV no futuro.

Deixe seu Comentário

Comentários