Valtteri Bottas conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Na longa classificação realizada na manhã deste sábado (27), no circuito montado nas ruas de Baku, o finlandês da Mercedes apareceu nos instantes finais da rodada decisiva, registrou 1min40s495, e garantiu a posição de honra pela terceira vez no ano.
A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que liderou praticamente todo o Q3, mas acabou superado pelo companheiro de equipe em apenas 0s059. Sebastian Vettel colocou a Ferrari na terceira colocação, e terá ao seu lado na segunda fila Max Verstappen, quarto com a Red Bull. A fila de número três contará com Sergio Pérez, da Racing Point, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso.
Lando Norris fez mais uma boa classificação com a McLaren, colocando o carro da equipe inglesa na sétima colocação. O britânico terá ao seu lado na quarta fila Kimi Räikkönen, piloto da Alfa Romeo que se beneficiou da punição de Antonio Giovinazzi, que perdeu dez posições no grid. Charles Leclerc, que dominou os treinos, se acidentou no Q2 e partirá somente em nono com a Ferrari, enquanto Carlos Sainz, da McLaren, fechará o top-10 do grid.
A classificação na capital azeri foi marcada por duas paralisações por conta de acidentes na curva do Castelo. No final do Q1, Robert Kubica destruiu sua Williams ao encostar no muro interno e não conseguir contornar a curva. Depois, no Q2, foi a vez de Charles Leclerc bater no mesmo ponto, após travar os pneus e tentar, sem sucesso, percorrer aquele ponto do traçado.
O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 será disputado neste domingo (28), a partir das 9h10, pelo horário de Brasília. A corrida será transmitida pela TV Globo e pela Rádio Band News FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação foi iniciada com os pilotos indo à pista rapidamente. Depois de Kevin Magnussen tomar a liderança, Valtteri Bottas tomou a primeira posição ao marcar 1min42s430. A Ferrari mostrou força na sequência e tomou a ponta da folha de tempos, primeiro com Sebastian Vettel, depois com Charles Leclerc. A liderança do Q1, porém, acabou nas mãos de Pierre Gasly, que anotou 1min41s335.
Daniel Ricciardo garantiu sua classificação nos instantes finais da fase inicial, enquanto Robert Kubica acertou o muro na curva do Castelo, provocando a bandeira vermelha. Além do polonês, foram eliminados Lance Stroll, Romain Grosjean, Nico Hülkenberg e George Russell.
Q2
A segunda fase da classificação começou muito atrasada por conta do acidente com Kubica, e teve Carlos Sainz na ponta no início do Q2, sendo superado por Bottas. Max Verstappen assumiu a ponta ao marcar 1min41s388, enquanto a Ferrari mandou Leclerc e Vettel com pneus médios, vendo o monegasco marcar o quinto tempo, e o alemão o 12º.
Leclerc tentou uma segunda volta rápida, mas acertou o muro na subida do Castelo, provocando a segunda bandeira vermelha da classificação. Depois dos reparos na barreira de proteção, a sessão foi retomada com pouco mais de sete minutos para o encerramento. Vettel, agora com pneus macios, cravou o sétimo tempo.
Os dois minutos finais foram com os pilotos – exceto o acidentado Leclerc e o punido Gasly – buscando a classificação para o Q3. A surpresa foi Sergio Pérez, que avançou quarto tempo, atrás apenas de Verstappen, Bottas e Hamilton. Leclerc conseguiu avançar em sexto, logo atrás de Vettel. Foram eliminados Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Alexander Albon, Kevin Magnussen e Pierre Gasly.
Q3
A fase decisiva da classificação começou com Verstappen anotando o melhor tempo, mas logo sendo superado pelos pilotos da Mercedes, primeiro por Bottas, e depois por Hamilton, que marcou 1min40s703. Vettel, por sua vez, se colocou em terceiro, quatro décimos atrás do melhor tempo. Daniil Kvyat aproveitou a ida aos boxes de alguns pilotos e cravou o sexto tempo com a Toro Rosso, aproveitando a pista livre.
Na última tentativa de volta rápida, Vettel começou com a melhor primeira parcial, ao passo que Hamilton foi mal neste momento. Porém, quem garantiu a pole position foi Valtteri Bottas, que dominou os dois últimos setores da pista para marcar 1min40s495, garantindo a pole position. Hamilton partirá em segundo, enquanto Vettel largará somente em terceiro.
Deixe seu Comentário